Quem cuida da boa gestão dos recursos financeiros em sua Empresa? Você possui uma área de Tesouraria?
Saiba que nas grandes empresas a Tesouraria é vital para o sucesso dos negócios. As Pequenas e Médias empresas podem aproveitar essas boas práticas para melhor sua gestão.
Afinal, para gerir um negócio, é preciso também saber lidar com o dinheiro e as disponibilidades financeiras e nem sempre o sócio poderá cuidar de tudo.
Saiba a importância da área de Tesouraria nas PMEs, o perfil de equipe a considerar e ainda como manter a sua estrutura enxuta e ter acesso a essa Gestão dos Recursos.
Existem dois papeis importantes que são distintos e é possível observar nos Organogramas das Grandes Empresas.
São eles a Tesouraria e a Controladoria.
Do lado da Tesouraria, seu papel é proporcionar estabilidade financeira para as empresas, deixando as contas em ordem e organizadas, utilizando o dinheiro para gerar, no fim, mais dinheiro.
Já a Controladoria tem o papel de zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão.
As principais áreas de uma Controladoria, são a Contabilidade, a Área de Planejamento e Orçamento e a Gestão Fiscal.
Vamos deixar de lado a Controladoria para explorar mais a Tesouraria com foco principal na sua PME.
O objetivo de uma Tesouraria é ter certeza que os recursos financeiros da empresa estão sendo suficientes para pagar seus compromissos. A escassez ou o excesso de caixa é gerido para ter o melhor resultado para a Empresa.
Assim, as sobras de caixa são aplicadas corretamente, em aplicações que possuam o melhor equilíbrio de risco/retorno de acordo com os objetivos. Da mesma forma que a falta, é acompanhada de uma captação de prazo e custo compatível com a boa gestão da empresa.
Com essa importância, não é por que sua empresa não é uma Multinacional que você deve negligenciar essa área. Uma gestão de tesouraria é como uma ponte dos recursos com a saúde e sobrevivência de um negócio.
Com uma boa gestão de entradas e saídas, com uma previsão de fluxo de caixa é possível tomar diversas decisões importantes para a empresa, sem surpresas.
Recomendo a Leitura: Evolução dos Negócios – As 5 Fases Financeiras de sua Empresa
Enquanto área na empresa, a Tesouraria cumpre algumas funções muito importantes para qualquer empresa. São elas:
Bem, essas são as principais funções de uma Tesouraria, em uma grande empresa, seu papel é desempenhado por diversas pessoas. Nas PMEs, a quantidade de pessoas contratadas pode ser restrita. O ideal é procurar por um excelente profissional para cumprir todas as tarefas inerentes a uma gestão de tesouraria.
Sabemos que a gestão de recursos humanos é essencial para o sucesso de qualquer empresa. As funções de tesouraria exigem um profissional com um perfil bem dinâmico.
Se você for contratar um profissional para essa área é importante desenhar bem o perfil e encontrar um profissional capacitado. Muitas pequenas empresas têm optado por terceirizar essa função, já que existem grandes vantagens nisso.
Vamos ver os principais pontos de perfil para ficar atento.
Os profissionais de tesouraria mantem contato com diversas pessoas e áreas na empresa para desempenhar a sua função. Entender o funcionamento de um negócio se torna muito importante.
Conhecer as dores pode ser essencial para conseguir boas informações dentro da empresa.
Não vamos nos esquecer que o dia a dia deste profissional são números e analises. Portanto ter em sua empresa um profissional que consiga extrair dados e analisa-los é um grande diferencial para esta área.
A tesouraria é entregue o cofre da empresa, portanto a atenção a detalhes pode ser muito importante para a identificação de problemas. Isso ocorre principalmente na conciliação bancária, e ter alguma experiência pode ajudar nesta questão.
Isso pode ser a diferença entre evitar erros ou “jogar” recursos no ralo com custos desnecessários.
Na questão do caixa da empresa é importante ter um planejamento e a previsibilidade para antecipar eventuais problemas. Esse é um skill que não pode faltar no profissional.
Agora que já falamos da importância, das funções e dos profissionais. Agora vamos falar sobre boas práticas para adotar em sua empresa.
Você pode tratar os pontos abaixo, com um check list. Assim será possível fazer uma boa gestão de tesouraria em sua empresa.
Recomendo a Leitura: BPO Financeiro – Como a Terceirização pode ajudar sua PME
Estou feliz por você ter chegado a esse ponto do texto. Isso quer dizer que você é um Empreendedor atento as questões de sua empresa.
De gestão de tesouraria, uma parte complicada é a contratação de profissionais preparados e com o perfil dentro de uma limitação orçamentária, não é mesmo?
Além disso não podemos nos esquecer que os sócios é normalmente quem toma as decisões importantes da empresa, e para cuidar da gestão operacional da empresa não dá para sobrecarregar os sócios com as atividades mais operacionais.
Muitas pequenas empresas estão encontrando como saída a terceirização dos seus processos financeiros. Isso não prejudica a boa gestão, pelo contrário, garante que ela ocorra e de forma especializada, levando aos sócios somente a parte estratégica.
A Capital Social Contabilidade oferece Serviços de Contabilidade aliados aos de BPO Financeiro focados em Pequenas e Médias Empresas. Entendemos que esses negócios podem ter sucesso a partir de uma boa gestão financeira. Conheça nossos serviços e converse com os nossos consultores.