Custos são um tipo de problema que você deve estar sempre atento e cortar em sua empresa. O pior é que se você não fizer isso, corre o risco de não ter o lucro necessário para a manutenção da empresa e o seu retorno financeiro.
Nesta hora sempre fica uma dúvida sobre o que pode ser feito e o que pode ser cortado que não prejudique a estratégia.
Além disso, após um corte é necessário ser persistente para que a ação não mingue nela mesmo e todo o seu esforço possa ser perdido.
A boa notícia é que se você tiver uma empresa que realmente tenha foco em custos, você pode ser a empresa mais lucrativa do seu setor, pois são poucos empreendedores que realmente cuidam disso, do jeito que deve ser feito.
Bem, se você se preocupa com os custos e quer retirar um lucro maior do que o atual, deve ler atentamente as informações que compartilhamos com você.
O clichê de planejamento estratégico que mais pode prejudicar a sua empresa é não ter uma missão definida corretamente.
Uma missão deve ser uma declaração de proposito de para que aquela empresa existe.
A Capital Social por exemplo tem como missão facilitar a vida do empreendedor. Nada como aquelas tradicionais ser o melhor serviço para os nossos clientes, e bla bla bla.
Eu digo isso, pois um verdadeiro proposito é direcionador para saber se tal custo, cabe ou não neste proposito.
Outro ponto, é por mais que falemos sobre Preço, com itens de como precificar, como obter mais vendas com o preço, essa estratégia pode ser limitada, pois muito do preço já está dado pelas lições de economia, com o preço de equilíbrio do mercado.
Dito isso, muito do que pode ser feito com o lucro, é reduzir o custo. É assim que se obtém o lucro máximo de um mercado.
Então com relação aos custos, corte eles sempre, sempre mesmo;
Você deve encarar todo o custo como um mal necessário. Desta forma você vai conseguir enxergar o que deve ou não ser reduzido.
Custos maiores, somente alimentam a vaidade de uma organização maior e mais burocrática. Estamos em uma época que ser enxuto é necessário para a competição.
Portanto o segredo de uma empresa de sucesso é o seu lucro e não os seus custos. O custo não passa de um obstáculo a ser vencido.
Para isso você deve sempre se perguntar:
Se não conseguir responder isso, então dito e feito, o custo é desnecessário.
Existe um erro, e um receio dos empreendedores em ser cautelosos demais para reduzir custos. Muitos gestores e empresários somente o fazem após ter certeza que é uma decisão certeira.
Mas o que devemos sempre fazer é inverter a forma de pensar.
Só devemos manter esse custo se tivermos certeza que é uma decisão certa.
Lembre-se que se você errar alguém irá avisa-lo e você poderá reverter a decisão. Um exemplo disso é se a empresa parece precisar de 2 funcionários, contrate somente 1. Com certeza alguém te avisará que está sobrecarregado na função.
Agora se você gastar além da conta não poderá reverter o erro. Reduza os custos e ajuste o que estiver errado.
Mostre a todos na empresa que você realmente quer implementar uma cultura de redução de despesas. Não ignore nenhum custo, por mais pequeno e insignificante que pareça ser.
Lembre-se que o custo é um mal necessário e o seu papel é reduzi-lo ao máximo.
As pequenas despesas podem fazer uma enorme diferença.
Em nossa empresa, agrupamos o processo de pagamentos de contas para o gestor, pois aqueles custos ocultos aparecem de uma forma mais evidente. Fazer gastos diários, vai fazer com que despesas inúteis passem desapercebido por você.
Outro receito comum é o de ser visto como um mau sujeito pelo rigor no corte de custos.
Na verdade, uma firmeza e a orientação da organização irão é gerar respeito. Lembre-se que fazer o que deve ser feito irá ser encarado como competente com os resultados e trará somente os feedbacks positivos.
As pessoas são adaptáveis ao contexto, cerca de 6 meses após as mudanças é possível que ninguém mais se lembre das adaptações necessárias.
Mudanças drásticas que gerem desconfortos em pouco tempo se tornam rotineiras e inofensivas.
Como diria uma frase que adoro: “A dor é passageira, mas os resultados são para sempre”.
Falamos um pouco sobre a redução de custos, e não podemos deixar de lembrar de uma ação prévia que quase sempre é negligenciada pelos empreendedores. O Controle de Entradas e Saídas.
Um Controle de Caixa permitirá uma análise dos gastos agrupados por categorias. Essa informação é essencial a qualquer ação de redução de gastos.
Afinal, sem saber para onde olhar com mais atenção é possível que você gaste muita energia com pouco resultado.
Um dos obstáculos encontrados na empresa para não ter esse controle é a Falta de Disciplina em Processos Financeiros.
Isso pode acontecer pois um sócio que assume a função, tenha que cuidar da operação com mais atenção, ou ainda um colaborador seja deslocado para uma outra função prioritário e não tenha o conhecimento na área.
Uma forma de evitar que isso ocorra é a Terceirização das Atividades de Tesouraria a uma empresa especializada. Com a especialização, o custo de manter o controle financeiro pode ser menor do que a de contratar um funcionário, e ainda sem os inconvenientes disso, como férias, faltas e treinamentos.
A NoAzul oferece a solução certa para manter sua PME enxuta e com o controle de caixa necessário para que sua empresa possa crescer com a atenção nas finanças. Conheça nossos planos.
Bem, o texto que acaba de ler é uma planilha sobre o tema. Organizamos diversas dicas de Corte de Gastos, em uma certificação. A Certificação em Redução de Custos Empresariais.
Com ela queremos levar todo o conhecimento de custos que temos ao longo de anos verificando as boas práticas do setor. Esperamos com isso transformar empresas em exemplos de lucros através de uma operação eficiente.