Blog

Home/Administração | Finanças/Sete lições do Banco Imobiliário para os negócios (Tenho certeza que você vai se lembrar do jogo e mudar a sua empresa)

Sete lições do Banco Imobiliário para os negócios (Tenho certeza que você vai se lembrar do jogo e mudar a sua empresa)

Se eu te perguntar sobre um jogo de tabuleiro, que nome vem a sua cabeça? Para 9 a cada 10 pessoas a resposta será Banco Imobiliário e imagino que a sua foi a mesma resposta. E se eu te dizer que é possível aprender várias lições do Banco Imobiliário para os negócios?

Esse jogo é de longe o mais vendido no Brasil com mais de 30 milhões de unidades e só para se ter uma ideia de sua importância para as várias gerações ele foi lançado no Brasil em 1944 e até hoje está na prateleira das lojas, agora com várias versões.

Quando foi lançado nos EUA em 1935, a mundo ainda vivia os efeitos do cash da Bolsa, e o seu grande objetivo era permitir que qualquer pessoa pudesse se tornar um magnata de mentirinha.

Mas, além de boas lembranças que esse jogo pode te proporcionar, existem várias lições sobre negociação, estratégia e execução. Conheça as sete lições que listamos no jogo e como utilizar elas para o crescimento de sua empresa.

1# Agir e assumir riscos desde o início da partida

Começou a partida, todos os jogadores iniciam os seus movimentos adquirindo todas as propriedades possíveis, se você não agir e não comprar, muito possivelmente não conseguirá adquirir um conjunto de cartas e irá falir brevemente. Nessa hora você assume riscos e adquire propriedades que não gostaria de possuir, mas que sabe que serão importantes em uma negociação futura.

Recomendamos para você:  A importância da conciliação bancária para a sua empresa

Nos negócios funciona do mesmo jeito, ao abrir uma empresa você tem uma série de jogadores no mercado, seus concorrentes, todos eles agindo simultaneamente e de todas as formas para conseguir clientes para seus produtos e serviços. É preciso agir para conquistar o seu mercado, tomando ações em diversas áreas e muitas vezes assumindo algum risco para atingir os resultados esperados.

Assim como no jogo, quanto mais cedo você agir maiores serão os benefícios de longo prazo, lembrando que não é necessário esperar a sua vez para jogar o dado.

2# É necessária habilidade de negociação e persuasão

No Banco Imobiliário chega um momento em que é necessário negociar para poder avançar no jogo. São diversas situações de negociação, onde você pode ter ou não ter a vantagem sobre a decisão. Em muitos momentos será preciso persuadir o seu adversário a vender aquela propriedade na qual ele se beneficia no jogo mas que é super importante para você.

Esses momentos de negociação no jogo são de extrema importância, pois fazer um negócio mal realizado pode te trazer grandes prejuízos futuros, use essa habilidade para o seu negócio e pense principalmente nas consequências futuras.

3# Diversifique sua fonte de receita

Você pode ter a carta da Vieira Souto e Copacabana, mesmo sendo as paradas onde o adversário pagará o maior aluguel somente com essas propriedades será impossível você vencer e a qualquer problema que tiver terá que se desfazer delas.

Recomendamos para você:  Crise Financeira: Como recuperar a saúde financeira da empresa e sobreviver de momentos difíceis

Essa situação nos leva para a terceira lição: Diversifique sua fonte de receita.

É comum em momentos de crise termos alguma queda da receita, mas essa queda pode ser por demais significativa quando houver a concentração de uma fonte pagadora, por exemplo uma grande empresa, ou a concentração em um produto e serviço.

Não permita que o seu negócio tenha uma dependência, que em momentos de crise possa prejudicar a continuidade dos negócios.

4# Tenha uma reserva financeira

No jogo e na vida existem muitas situações em que você dependa de uma reserva financeira, são impostos a pagar, multas, viagens inesperadas, família que cresce e muitas situações inesperadas.

Não espere ter sorte sempre nos negócios, é sempre estar prevenido para essas situações inesperadas, por isso tenha uma reserva financeira suficiente para esses momentos.

5# Avalie sempre o retorno do investimento

O jogo nos leva a tomar várias decisões, em todas elas sempre temos em mente os benefícios e o retorno que a ação poderá gerar, principalmente se você estiver com poucos recursos. Vale a pena manter uma propriedade que não se poderá construir ou trará pouco retorno? Vale a pena negociar essa propriedade com aquele que me trará mais alugueis?

Sempre, nas decisões é preciso ter muito claro o ROI da decisão, principalmente em decisões de negócios.

6# Benefícios imediatos nem sempre se demonstram bons no futuro (adote uma estratégia)

Essa é a lição da estratégia, pois deve haver um equilíbrio entre as lições 1# e 5#. Ao mesmo tempo que é necessário agir rapidamente, é necessário pensar nos passos seguintes para produzir os retornos esperados.

Recomendamos para você:  7 medidas práticas para a entrada de investidor ou a venda da empresa (siga e não irá se arrepender!)

Tomar decisões aleatórias, sem qualquer estratégia poderá te dar uma satisfação inicial, mas se provarem sem sentido no futuro, não é porque você recebe um dinheiro inicial que poderá gasta-lo sem cuidado. Pense nisso!

7# Não vá para a Cadeia (Seja ético)

No jogo existem algumas situações que podem te levar para a Cadeia, a lição aqui é para ser ético nos negócios, assim se evita alguns contratempos e poder ficar afastado dos negócios.

Existem formas de fazer o seu Planejamento Tributário e minimizar de forma legal pagamento de impostos não precisando assim sonegar impostos, ao mesmo tempo que não cumprir todas as regras trabalhistas podem te trazer uma série de problemas com a justiça trabalhista.

Sabemos que há uma série de regras e normas nessas duas áreas, a fiscal e a trabalhista que nem sempre é possível conhecer na sua totalidade, mas pelo menos nos negócios você pode solicitar a ajuda de um especialista e fazer a coisa certa. Estamos à disposição da sua empresa para que ela não tenha REVÉS.

Um bom jogo para você!!!

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.