Logo-Capital-SocialfaviconLogo-CapitalSocial-400alternativoLogo-Capital-Social
  • PREÇOS
  • SERVIÇOS
    • Como Fazemos
  • BLOG
  • EXTRAS
    • Biblioteca
Fale com a Capital
✕
6 conselhos financeiros para o empreendedor que busca o sucesso
13 de março de 2015
Previna-se das 6 maiores causas de dissolução de uma sociedade limitada
20 de março de 2015
Exibir tudo

Algumas razões para manter seu colaborador motivado

Publicado por Regina Fernandes em 17 de março de 2015
O que você vai ler neste artigo
  • Clima organizacional é mais importante que salário alto
  • O crescimento é feito conjuntamente
  • Rotatividade é despesa, motivação é lucro

Atrair talentos é um dos investimentos mais preciosos que uma empresa pode fazer, afinal, a qualidade da equipe e do colaborador é um fator crucial para o bom desempenho operacional e, acima de tudo, é um dos pontos mais considerados por investidores no momento em que decidem apostar em um negócio.

No entanto, ainda é possível observar a ausência de uma cultura organizacional pautada no bom relacionamento e na motivação dos profissionais.

Não é à toa que, em pesquisa realizada recentemente pela consultoria Robert Half, foi constatado que a rotatividade de pessoal cresceu 82% no país. Manter colaboradores motivados pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, independentemente do seu porte.

Por isso, resolvemos apontar os principais motivos para desenvolver um bom relacionamento com eles. Confira a seguir!

Clima organizacional é mais importante que salário alto

À primeira vista, a constatação pode parecer absurda. Afinal, a melhor forma de se recompensar um colaborador pelo trabalho feito é através do salário, certo? No entanto, um estudo realizado pelo site de empregos Curriculum, que levou em conta informações colhidas por 230 empresas brasileiras, constatou que o melhor investimento para diminuir a rotatividade e reter talentos é oferecer um bom clima corporativo.

Essa percepção, que de cerca de 42% das organizações pesquisadas, reforça ainda mais que é necessária uma revisão de postura por parte dos gestores. O entendimento deve ser no sentido de que a qualidade de vida é um aspecto cada vez mais valorizado pela sociedade, portanto, é preciso cuidar disso também dentro da sua empresa.

O crescimento é feito conjuntamente

É fundamental entender que a empresa e o colaborador evoluem juntos e que as experiências compartilhadas são valiosas para ambas as partes. Por isso, é preciso manter uma relação de parceria com eles.

Vale dizer que, ao fazer críticas construtivas para o colaborador e motivá-lo a aprimorar seu rendimento, o amadurecimento deste refletirá diretamente na produtividade.

É importante ressaltar que um bom gestor ou gerente deve possuir um bom relacionamento interpessoal, de forma a potencializar os atributos positivos dos colaboradores e aperfeiçoar os negativos.

Da mesma forma, ao desenvolver uma boa relação, a gestão se aproxima dos profissionais para ouvir suas sugestões e críticas, o que melhorará ainda mais o desempenho da corporação como um todo.

Rotatividade é despesa, motivação é lucro

O vai e vem de colaboradores causa grandes prejuízos financeiros para as empresas. Além dos encargos trabalhistas demissionais, os custos com o treinamento e a baixa produtividade dos novos colaborados nas fases iniciais acabam refletindo diretamente na lucratividade.

Por outro lado, se em vez de negligenciar os anseios internos, a gestão trabalhar bem o lado motivacional, além de reter talentos, haverá maior disposição por parte dos profissionais. E isso refletirá diretamente nos rendimentos da corporação.

Apostar nos colaboradores é apostar na empresa como um todo. Essa é a etapa inicial para consolidar um crescimento sustentável e garantir uma alta produtividade. Negócios que sabem reter talentos e desenvolver suas equipes certamente serão aqueles que ganharão destaque no mercado.

Como anda o clima organizacional da sua empresa? Quais táticas você usa para manter os colaboradores motivados? Deixe suas impressões nos comentários.

Compartilhar
65
Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

Artigos Relacionados

Equipe engajada: como garantir o foco no planejamento estratégico da empresa?
10 de fevereiro de 2025

Equipe engajada: como garantir o foco no planejamento estratégico da empresa?


Leia mais
Custos de pessoal: estratégias utilizadas pelas empresas de contabilidade.
16 de setembro de 2024

Custos de pessoal: estratégias utilizadas pelas empresas de contabilidade.


Leia mais
Recursos Humanos
22 de julho de 2024

Benefícios de uma parceria entre recursos humanos e contabilidade.


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital
Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital

ÁREA DO CLIENTE

  • Controle de CNDs
  • Portal de Suporte
  • Fluxo de Caixa
  • Conta Azul

CONTEÚDO

  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Eventos
  • Política de Privacidade

VAMOS CONVERSAR

  • São Paulo +55 (11) 96615-0404
  • Capital em outros Estados
  • Fale com um Especialista
© Somos Capital Social & CO. Trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.