Um dos empecilhos mais sérios para se tirar uma ideia de negócio do papel e transformá-la em realidade é conseguir o financiamento adequado para colocar o empreendimento para frente. Se é muito difícil que investidores coloquem seus recursos em uma ideia que ainda está sendo planejada e nem foi tirada do papel, você precisa se utilizar de algumas estratégias certeiras a fim de obter o capital necessário para lançar seu negócio. Que tal ver algumas dicas sobre como conseguir investidores?
A apresentação que for fazer para potenciais investidores de seu negócio deve ser primorosa e muito bem planejada. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica! Portanto, o pitch, que é aquela exposição oral rápida, usada para vender sua ideia de forma breve e resumida, é algo que precisa ser eficiente em chamar a atenção das pessoas. Ele tem que ter não mais do que dois ou três minutos de duração e precisa passar por tudo que é essencial e importante em seu negócio. Pode-se ou não usar slides, desde que o material exponha o mercado-alvo, como seu negócio atenderá às demandas de mercado, seu diferencial e o potencial de retorno de investimento.
O empreendedor deve investir na sua imagem pessoal e na identidade de seu negócio, a fim de deixar sua apresentação com aspecto mais profissional e confiável. Porém, é claro que deve demonstrar profundo know-how sobre aquilo que está apresentando aos investidores. Quem se decidir por investir em seu negócio não pretende lançar-se em uma aventura, mas quer ter mais confiança de que o empreendedor é capaz de colocar sua ideia para funcionar com seu potencial máximo.
Os princípios econômicos naturais da oferta e procura também são perfeitamente aplicáveis a situações como esta: quanto mais escasso for um fornecimento (por exemplo, o capital preciso para abrir seu negócio), menor será, provavelmente, o interesse dos investidores em competir por sua ideia. Em contrapartida, se existe um forte burburinho sobre uma ideia considerada quente para o mercado, haverá mais investidores interessados em aplicar recursos nela, o que a faz ficar valorizada no processo. Então, se você ainda não pode gerar uma “demanda real” a partir de vários investidores, a “demanda percebida” muitas vezes pode funcionar da mesma forma. Nunca deixe que ele saiba que é o único investidor a perseguir seu negócio ou a pessoa privilegiada que está vendo o seu produto pela primeira vez. Certifique-se de que o empreendimento vai passar a impressão de inovação e de ser disputado pelo mercado, para que seja mais valorizado por quem passa a conhecê-lo.
Se você busca obter mais capital para abrir seu negócio, investir em moedas estrangeiras pode ser uma boa pedida. Que tal saber de ótimas dicas para se valer da alta do dólar, por exemplo? Veja também o nosso post “4 dicas de como aproveitar a alta do dólar e ter mais lucros”.
E então, o que você tem feito para atrair mais interessados em seus produtos ou serviços? Compartilhe através dos comentários!