Uma cooperativa é uma associação de pessoas que têm interesses em comum e unem-se de forma democrática e organizada, tendo como principal função a prestação de serviços. Mesmo diferenciando-se das empresas de forma geral, uma cooperativa também precisa ter a sua escrituração contábil. Isso é lei e serve para qualquer tipo de cooperativa, mesmo as pequenas. É importante, então, conhecer e estar atento às peculiaridades da gestão dessas instituições. Vamos conhecer algumas delas?
A contabilidade das cooperativas tem relação direta com o tipo de atividade, que pode ser tanto atividade cooperativas (ou atos cooperados) quanto não cooperativas (ou atos não cooperados). A primeira é a praticada entre a cooperativa e seus associados. A outra são as atividades que são realizadas fora do seu objetivo e, dependendo do caso, as entradas e saídas podem ser passíveis de tributação.
O item anterior interfere na própria nomenclatura contábil – os atos cooperados terão sobras ou perdas enquanto os não cooperados terão lucros ou prejuízos.
A cooperativa é formada por cotas partes (o seu capital social) e a qualquer momento pode ser admitido um novo sócio. Há ainda as ocasiões da saída de algum associado. Assim, é realmente necessária uma assessoria contábil bem próxima, para acompanhar essas alterações.
A escrituração contábil de uma sociedade cooperativa prevê a criação obrigatória de Fundos de Reserva, com a finalidade de cobrir possíveis perdas em um exercício, em se tratando dos atos cooperados.
Havendo perdas nos resultados de atos não cooperados e não havendo reserva legal suficiente para cobrir essas perdas, o saldo será rateado entre os associados.
Essas são apenas algumas das particularidades de uma associação cooperativa. Portanto, essas instituições não são tão livres de burocracia quanto se possa imaginar. É aí que a assessoria contábil entra: para fazer com que a cooperativa esteja totalmente legalizada e dentro das regras de sua especificidade.
Um outro papel da contabilidade é agir como a gestora de informações, contribuindo com indicadores para que se chegue a uma boa gestão, indicando formas de reduzir impostos ou melhorar os resultados da cooperativa. E mesmo para fornecer periodicamente os resultados da cooperativa dentro do seu setor de atuação.
Você tem outras curiosidades sobre a contabilidade de cooperativas? Compartilhe com a gente no email contato@capitalsocial.cnt.br. Teremos prazer em respondê-lo!
[otw_is sidebar=otw-sidebar-2]
6 Comments
Boa Tarde!
sobre cooperativas de credito preciso de conteúdos
para elaboração de um artigo, poderia me enviar por favor, livros artigos…etc
e-mail junniooliveira@hotmail.com
no caso é sobre como funciona contabilidade de cooperativas de credito.
Eustaquio, segue um manual que poderá te ajudar, embora ele seja voltado para cooperativas agrícolas, você poderá aproveitar normas e leis que regem a contabilidade para cooperativas.
http://www.ocbgo.org.br/arquivos/downloads/manual-de-contabilidade-sescoop-rs-2014-revisada-2-3117416.pdf
Preciso fechar balanço patrimonial de uma cooperativa na área da saúde, só que é a primeira vez que faço, tenho algumas dúvidas, poderia me disponibilizar um material para que eu possa aprimorar os conhecimentos?
Olá Kryla,
Segue as Normas do CRC para o Entidades Cooperativas. Espero que ajude.
http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/02/NBC_TE_Entidade-Cooperativa.pdf
Olá, boa tarde, estou formalizando uma cooperativa de reciclagem, poderia me disponibilizar um material para informação a respeito da contabilidade deste tipo de cooperativa?