Pode-se dizer que há um elemento em comum entre empresas já organizadas e muito bem estruturadas – sejam elas de pequeno, médio, ou até mesmo grande porte, nas mais variadas áreas de atuação. Todas têm uma relação bastante próxima entre os gestores e seus contadores. O resultado dessa parceria, invariavelmente, é o fortalecimento dos negócios.
Portanto, a escolha do contador ou escritório de contabilidade é algo a ser feito com absoluto critério. Mas quais as funções desse profissional ou equipe, que por vezes, fica fora da empresa?
Entre outras funções, a área de contabilidade elabora e reúne todos os demonstrativos e relatórios periódicos, a fim de apresentar, sempre que necessário, a situação financeira da empresa. O contador pode apontar caminhos estratégicos para contornar eventuais erros, melhorar os resultados da empresa e aproveitar oportunidades do mercado.
O ingrediente fundamental na importante relação entre gestores e contadores é, sem sombra de dúvidas, a confiança. Isso se deve ao fato de que a troca de informações que se dá entre esses dois grupos é, na maior parte dos casos, de caráter confidencial. Essa transparência precisa existir se o pequeno ou médio empresário desejar, de fato, aperfeiçoar a gestão da empresa.
Para isso, o contador deve estar apto a orientar, claramente, a respeito das alternativas mais interessantes para realizar investimentos de modo a reduzir impostos, bem como honrar pagamentos – de despesas comerciais ou de obrigações trabalhistas, por exemplo – e alcançar metas da empresa, sempre buscando auxiliar com presteza e atendendo as exigências legais e contábeis.
Um bom contador é também um consultor de negócios, ajudando até a organizar todo o setor administrativo.
Cuidados básicos
Para contratar um profissional da área para a empresa, o primeiro passo é verificar se ele ou ela tem registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade, o CRC do estado. Essa é a prova oficial de que o colaborador ou prestador de serviço tem a formação necessária para o exercício dessa função.
Além disso, pelo fato de um contador necessitar de vastos conhecimentos sobre tudo o que cerca o mundo de negócios, é importante que esse profissional esteja atualizado com os últimos acontecimentos, não só sobre o mundo dos negócios em particular, mas também sobre legislação, política e economia.
Antes de procurar alguém, pense com profundamente sobre o negócio: qual retorno deseja obter e como seria a parceria ideal para vocês. É uma atitude para minimizar riscos ou problemas eventuais dessa relação profissional, que deve ser permeada por valores como profissionalismo, competência, ética e moral.
E você, já escolheu o seu contador? Nós podemos te ajudar! Clique aqui para conhecer os nossos serviços.
[otw_is sidebar=otw-sidebar-4]