O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, porém, as mulheres que investem nesse setor ainda encontram diversos desafios, principalmente pela desigualdade de gênero e preconceitos.
Acompanhe este artigo e compreenda mais sobre esse universo. Entenda alguns dos principais desafios do empreendedorismo feminino no Brasil e conheça as oportunidades no mundo do empreendedorismo.
Apesar de a igualdade de gênero já ter avançado bastante no Brasil, ainda existe uma discrepância muito grande em diversos sentidos para as mulheres. Dentro disso, o mercado de trabalho é um dos setores em que há mais desigualdade.
Das 97 milhões de mulheres no Brasil, 36% possuem ocupação com remuneração. Dentro disso, aproximadamente 27% recebem rendimentos em valor menor do que homens na mesma posição.
Portanto, o empreendedorismo feminino tem grande importância, principalmente para mudar esse cenário e fazer com que as mulheres consigam obter maior reconhecimento e igualdade de direitos em termos remuneratórios e diversos outros.
Entre as mulheres que empreendem no Brasil, um dos grandes desafios é a jornada dupla. Décadas atrás as mulheres tinham atuação predominante no cuidado com a família e não podiam empreender ou sair para o mercado de trabalho.
Com os avanços históricos, esse cenário passou por transformações e melhorias. Porém, atualmente, as mulheres conseguem maior inserção no mercado de trabalho e conseguem investir no empreendedorismo, no entanto, a tarefa doméstica ainda é dela.
Com isso, a jornada é múltipla, pois necessitam dedicação para empreender em seus próprios negócios, e ainda precisam cuidar dos filhos e da casa.
Conforme levantamento do Sebrae, as mulheres gastam 73% do tempo cuidando de tarefas domésticas do que os homens. E isso é um dos principais desafios no empreendedorismo.
Outro desafio muito grande é o preconceito, pois ainda existe muito julgamento quando uma mulher empreende. Preconceito gera diversos problemas que os homens não têm que lidar, como necessidade de provação a todo momento, insegurança, desrespeito e muito mais.
Apesar de os desafios serem grandes e importantes, as mulheres no mundo dos negócios possuem grandes oportunidades. Isso porque, elas têm muita capacidade de liderança, conseguem realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, e têm gestão de tempo melhor do que os homens.
Além disso, as mulheres no empreendedorismo possuem maior visão analítica, o que é outra oportunidade de avançar e medir prós e contras, algo que é extremamente necessário e valioso nos negócios.
Ademais, a gestão de conflitos é um ponto forte nas mulheres empreendedoras, o que faz com que seja uma oportunidade de criar boa comunicação e tornar os ambientes de trabalho mais saudáveis, o que auxilia na evolução do negócio.
Sendo assim, apesar de terem que trabalhar muito mais do que os homens, o mundo do empreendedorismo está cada vez mais aberto às mulheres, que conseguem lidar muito bem com os desafios financeiros e contábeis.
Gostou de adquirir maior conhecimento sobre o empreendedorismo feminino? Comente e compartilhe sua experiência sobre o tema e auxilie outras pessoas com suas percepções pessoais!