Blog

Home/Administração | Finanças/Desenhando o seu negócio com o Canvas

Desenhando o seu negócio com o Canvas

Muito empreendimentos tem sido criado cada vez mais e com mais rapidez e velocidade. Os avanços tecnológicos, como a internet, permitiram que as pessoas se sentissem atraídas a abrir um negócio online em busca da chance de ter mais liberdade e mais autonomia.

Uma quantidade cada vez maior de pessoas surgem com seus próprios negócios da noite para o dia.

Para tornar o trabalho de criar um modelo de trabalho ainda mais fácil, surgiu o Canvas. Muitos empreendedores tem utilizado o Canvas em seu trabalho de construir seus próprios negócios sem precisar começar a partir do zero.

A utilização do Canvas também tem proporcionado diversas inovações no modelo de negócio das empresas e tem se destacado como uma ótima ferramenta para revisão de planos estratégicos, conheça mais sobre o Canvas neste post. 

O que é Canvas?

Canvas é uma ferramenta moderna utilizada para planejar negócios. A sua forma lógica de organização do modelo de negócios permite que qualquer empreendedor possa utiliza-lo de forma bastante eficiente.

Pela sua simplicidade qualquer um pode  ter acesso a ele e começar a planejar de forma prática a sua própria ideia de negócio que pode se tornar muito lucrativa. Além disso o Canvas:

> Permite que as ideias sejam desenvolvidas livremente para que novos projetos de negócios sejam criados ou até mesmo recriados, dependendo somente da vontade do empreendedor.

Recomendamos para você:  [Quiz] Avalie a Gestão Financeira de sua empresa

> Tem sido amplamente utilizado por quem deseja criar suas próprias estratégias de negócios para tornar o trabalho mais eficaz e trazer benefícios ao empreendedor.

Como funciona

O Canvas pode ser encontrado online e ser utilizado totalmente por meio dessas plataformas ou até mesmo ser impresso em um formato grande para ser utilizado por várias pessoas em um grupo que podem começar a discutir, planejar e esboçar os planos e estratégias de trabalho do jeito que acharem melhor, como por exemplo com bilhetes, anotações à caneta, entre outros.

Ele tem por objetivo auxiliar os empreendedores a planejarem o negócio de forma organizada. Sendo um “mapa de negócios”, ele é dividido em blocos de diferentes modelos. A partir deles, é possível planejar atividades pensando em todos os detalhes em que a empresa deve se focar como “como”, “o que”, “para quem”, “quanto” e por aí vai.

Benefícios

As vantagens em planejar um negócio utilizando o Canvas são bastante claras. É possível seguir um modelo de trabalho e separar tudo o que é mais importante, impedindo que o foco do empreendimento seja perdido.

Esse planejamento prévio ajuda os empreendedores a definir sua estratégia de trabalho a fim de melhor atuarem, servindo de “guia” para as tarefas que devem ser realizadas.

Quando ainda se está começando e não há muita experiência mas o empreendedor deseja planejar o que fazer ou quando a empresa deseja mudar seu plano de negócios, o Canvas permite que isso seja realizado de forma mais simples e organizada, evitando problemas posteriores que podem surgir pela falta de planejamento.

Recomendamos para você:  O que é Scrum e como ele pode tornar sua empresa mais eficiente

Vale a pena?

Os modelos de Canvas presentes hoje no mercado tem sido de grande utilidade para diversas empresas que se organizam a partir deles. Sendo uma ferramenta de gestão de negócios, ele cumpre muito bem o seu papel e permite que os empreendedores consigam definir melhor seu objetivos para poder, mais tarde, planejar as estratégias certas para trabalhar de forma a atingir o sucesso.

E você tem planejado o seu negócio? Tem utilizado métodos inovadores para desenhar e propor soluções para os consumidores? Divida com a gente a sua experiência.

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.