Uma das preocupações que um empreendedor deve ter ao abrir uma nova empresa, é com as regras Fiscais. São dezenas e até centenas de regras de acordo com o negócio e todas com validação e cruzamentos automáticos pelo Fisco.
Recentemente tivemos a evolução para o formato 4.0 de Nota Fiscal Eletrônica, e o principal avanço foi a inclusão de mais campos para informações que antes não poderiam ser verificadas como o Código CEST e o meio de pagamento.
Por isso, tudo que é importante observar e introduzir procedimentos fiscais em sua empresa começa pelas Notas Fiscais.
Esse documento é superimportante para as empresas e o confronto entre o documento fiscal e o que de fato ocorreu é essencial, lembre-se que se não houve a operação, o fisco entenderá que existiu por ter um documento fiscal.
Além deste ponto, uma informação pouco conhecida é a necessidade de armazenar o documento de XML válido pelo prazo legal de 5 anos. Ignorar esta regra pode levar a multas, mesmo que você tenha perdido o HD, então fique atento.
Dada toda essa importância, vamos falar um pouco mais sobre boas práticas neste texto.
Os documentos fiscais até pouco tempo atrás serviam somente para algumas atividades na empresa, como reconhecer um débito para um fornecedor no contas a pagar, escriturar o livro de apurações ou ainda receber um serviço prestado.
O fato é que boa parte das inovações do governo no controle de obrigações fiscais ocorreram após a introdução da nota fiscal eletrônica. Com ela, boa parte das informações de transações e regras fiscais utilizadas já estão no Fisco e são conhecidas.
Isso abre espaço para novas obrigações do SPED, como SPED ICMS IPI, SPED Contribuições entre outros. Agora com a escrituração e apuração de impostos, há a possibilidade de amplos cruzamentos e verificação da regularidade da empresa.
Isso se junta a necessidade de armazenar os documentos fiscais válidos por até 5 anos sobre risco de multa de R$ 1.000,00 por documento. Com isso tudo, não é possível ignorar essa gestão, tampouco faze-la somente com os documentos físicos, pois a DANFE é somente uma representação gráfica e não representa a nota fiscal validada pela SEFAZ.
As Notas Fiscais fazem parte dos documentos necessários para a Escrituração Fiscal pela Contabilidade, mas não são os únicos, se quiser saber mais sobre estes documentos, indicamos: Documentos que eu tenho que enviar mensalmente para o contador.
Então, vamos comentar algumas boas práticas a serem realizadas.
Os processos mais importantes a serem verificados na empresa são os de entrada e saída de materiais e produtos. Algumas empresas adotam uma área de recebimento fiscal e isso facilita a introdução dessas boas práticas. Se sua empresa verifica as notas fiscais somente no contas a pagar, ainda sim é possível introduzir algumas mudanças.
Então, vamos as ações na Entrada de Notas Fiscais:
O momento do recebimento é o momento de fazer todas as conferências para aceitar ou não a entrada das mercadorias. Se houver erros, você poderá recusar de receber e devolver a mercadoria sem emitir uma nota fiscal de devolução.
Um ponto muitas vezes ignorado é conferir o XML, pois a DANFE é somente a representação gráfica da Nota Fiscal, confira baixando o XML da SEFAZ e se houver problemas também recuse.
Estando tudo ok com a nota fiscal e mercadorias, manifeste na SEFAZ a validade da operação. Desta forma você garante que não haverá mudanças posteriores que prejudicam a sua consistência. Além disto, essa ação servirá para a próxima etapa que é rejeitar operações desconhecidas.
Existem diversos tipos de fraudes que iniciam com a emissão de um documento fiscal. Por isso é tão importante rejeitar os documentos na SEFAZ de operações desconhecidas ou não realizadas. Isso faz com que a sua empresa não se envolva em eventuais problemas como fraudes fiscais e financeiras.
Para saber mais sobre emissão de notas fiscais, confira o artigo: 9 coisas que você precisa saber sobre emissão de Notas Fiscais.
Como comentamos, existem penalidades para o não armazenamento dos documentos fiscais pelo tempo previsto na legislação. Muitos fazem, mas não se preocupam com a segurança, fazendo com que eventos como a perda de dados de um hd possa prejudicar o trabalho. Então, tenha backups e arquivos em nuvens.
As notas fiscais de serviço são responsabilidade da prefeitura. Monitore também esse tipo de nota e rejeite da mesma forma que uma nota fiscal eletrônica. Muitas prefeituras possuem essa possibilidade e não esqueça também de armazenar os dados em local seguro.
Na Saída de Mercadorias e na Prestação de Serviços é mais fácil, pois é a sua emissão. Essas notas fiscais não são baixadas nos processos automáticos da SEFAZ, pois isso tenha uma rotina de salvar esses documentos. Não esqueça de manter o mesmo nível de segurança das notas fiscais de entrada. Não confie somente no sistema que as emitiu.
Para saber mais sobre rotinas fiscais, indico a leitura do artigo: Rotinas e obrigações de uma empresa: O que você precisa saber para não se perder e fazer seu negócio dar certo
A SEFAZ possui um portal para a baixa dos xmls, no site existe a possibilidade de baixar a NF-e resumida ou completa. Veja abaixo os procedimentos:
Acesse o site: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx
Você será direcionado para a página inicial do site, vá para a seção “Serviços Mais Acessados” e escolha a opção “Consultar NF-e completa”:
Clicando nessa opção, o site te redirecionará para a página:
Ao continuar, o site abrirá a página sobre a NF-e completa incluindo informações como: Emitente, Destinatário e etc.
No final do formulário, existe a opção para Download do documento em XML.
Importante: Para baixar, é necessário ter certificado digital. Se estiver precisando, nós conseguimos 20% de desconto para você, mesmo não sendo nosso cliente. Confira clicando aqui!
Acesse o site: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx
Você será direcionado para a página inicial do site, vá para a seção “Serviços Mais Acessados” e escolha a opção “Consultar Resumo da NF-e”:
Clicando nessa opção, o site te redirecionará para a página:
Ao continuar, o site abrirá a página sobre o resumo da NF-e.
No final do formulário, existe a opção para Download do documento em XML.
Importante: Para baixar, é necessário ter certificado digital. Se estiver precisando, nós conseguimos 20% de desconto para você, mesmo não sendo nosso cliente. Confira clicando aqui!
Cada Prefeitura adota um conjunto diferente de funcionalidades para a gestão de documentos fiscais. É preciso desta forma verificar as funcionalidades. A principal seria a Rejeição é adotada por muitos municípios, verifique se o seu também possui.
Com essa importância e dada a necessidade de adoção de procedimentos, pode fazer sentido você contratar uma ferramenta de mercado.
Elas automatizam a procura de notas fiscais na SEFAZ, faz a verificação de DANFEs no Computador, armazenam e possivelmente até validam dados. Verifique a necessidade de contratação. Pode ser um interessante investimento considerando a produtividade que pode ser alcançada. Veja algumas destas ferramentas:
Conheça o Arquivei
Você vai perceber que a maior parte destas ações e boas práticas que listamos deve ser desenvolvida no ambiente interno da empresa. Isso pois, é importante o casamento do processo fiscal com o processo físico. Tentar realizar a gestão somente posteriormente no escritório contábil pode não ser uma boa medida.
Assim o contador deve ter o papel de orientar seus clientes sobre a importância do tema e é claro, em se adotando uma ferramenta ele deve facilitar a integração com a contabilidade, a fim de que todo o trabalho realizado não seja perdido.
A Capital Social, por exemplo possui integrações com o E Auditoria 360, e o Arquivei. Tendo essa integração e orientando os clientes com relação as boas práticas conseguimos manter um bom nível de compliance fiscal para os nossos clientes.
A gestão de documentos fiscais deve ser um item importante na agenda dos empresários. Após a adoção pelo Brasil da nota fiscal eletrônica, muitas obrigações fiscais adotam o cruzamento de dados para ver a regularidade da empresa.
Por isso, o empresário não deve ignorar essa gestão que deve ser feita na entrada e saída de bens, mercadorias e serviços. Realizar esse procedimento pode evitar fraudes envolvendo a empresa e ainda multas que podem chegar a R$ 1.000.
Além disto, adotar uma ferramenta de mercado pode ajudar a sem mais produtivo, além de facilitar a integração com o escritório contábil, que poderá fazer um trabalho mais consistente do ponto de vista fiscal.
E você, tem adotado procedimentos de gestão de documentos fiscais? Conte para a gente nos comentários.
2 Comments
ola, apos a formatação do computador, perdi todas as notas do mes. consegui as recuperar mas estão danificadas. existe uma forma de solucionar isto? ou vou ter que pagar a multa?
como e cobrado esta multa?no valor maximo de R$1.000? pq perdi a nota do mes todo.
Olá Alexandre,
As notas fiscais emitidas você pode recupera-las com o código de acesso da DANFE no portal da nota fiscal eletrônica. Desta forma indico que baixe o xml da nota fiscal para armazenamento.
Os programas de armazenamento de nota fiscal, como o Arquivei que está no texto, consegue recuperar as notas fiscais recebidas contra a empresa nos últimos meses.
Veja também com o seu contador se ele possui estes documentos. Normalmente são utilizados para a escrituração do livro fiscal.
A multa é no caso de fiscalização, então não é automática, e por isso é importante que consiga recuperar as notas fiscais e adotar a Gestão de Documentos Fiscais que indicamos.