Existem diversas atividades que podem confundir as pessoas, ainda mais quando o assunto são as ações que estão relacionadas com os débitos e os valores que precisam ser pagos aos órgãos oficiais. Por isso, confira o guia simples para fazer o cálculo e emissão de guias de impostos.
É fato que esse é um dos momentos que deixam muitas pessoas assustadas, afinal, qualquer erro pode impactar negativamente no nome e até mesmo em ações futuras, como empréstimos e financiamentos.
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o texto até o final e saiba tudo sobre o guia simples para fazer o cálculo e emissão de guias de impostos.
Confira também: Impostos pagos na emissão da NFe: veja o que as empresas pagam.
Sabemos que estar em dia com as obrigações impostas pelos órgãos federais é o princípio que qualquer bom empreendedor deve seguir, afinal, essa é a melhor maneira de não deixar nada para trás.
Portanto, a primeira consideração que deve ser feita é sobre o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Esse arquivo é a prova de que a empresa está cumprindo com a arrecadação que deve ser feita, destinando parte desse valor para o governo.
Vale mencionar que esse mecanismo é utilizado por pessoas físicas e jurídicas e que pode ser pago mensalmente, a cada semestre ou até mesmo de maneira anual.
A grande vantagem em optar por esse modelo de pagamento está na facilidade para quitar todos os impostos de uma única vez, afinal, assim fica mais fácil não deixar nenhum valor de lado, não é mesmo?
Entre as dívidas quitadas pela DARF estão: IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Agora que você já compreendeu o que são as guias, esse é o momento de conferir um passo a passo para a emissão. Confira:
– Acesse o site da Receita Federal, na aba do Sicalc;
– Preencha os dados solicitados, incluindo nome, CPF ou CNPJ;
– Mencione o período de apuração do tributo;
– Coloque o código do pagamento, fornecido no site da Receita.
Logo em seguida o próprio site será responsável por gerar o valor que deve ser pago. Lembrando que nos casos em que existem multas e juros, é fundamental que você coloque essa quantia para que o pagamento seja feito da maneira adequada.
Assim que finalizar o processo, a plataforma será responsável por emitir a cobrança, fornecendo o código de barras do pagamento. Agora é só copiar o número e pagar de acordo com a sua preferência.
Aos poucos esse processo vai ficando mais fácil, basta decorar os passos! Gostou de saber tudo sobre guia simples para fazer o cálculo e emissão de guias de impostos? Para conferir mais conteúdos como esse é só acompanhar o nosso blog!
O tema sobre o guia simples para o cálculo e emissão de guia de impostos foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!
Postamos todas as novidades por aqui, sempre trazendo as informações que podem fazer a diferença para você. Até a próxima!