Para estar preparado para todos os desafios de empreender, o empreendedor deve primeiramente conhecer o próprio negócio, só assim conseguirá navegar nas agitadas águas do mercado e conquistar o sucesso.
E o Plano de Negócio serve justamente como um leme que guiará o empreendedor nessa navegação. Existem elementos que não podem faltar no seu plano e por isso ele deve ser feito levando em consideração diversos aspectos, dentre eles: ideias centrais do negócio, metas, estudo de viabilidade econômica, estratégias de marketing e, claro, os custos que envolvem a abertura e a promoção do negócio.
Preparei um infográfico com os 5 custos que não podem faltar no seu Plano de Negócios! Clique abaixo e veja quais são!
>> Para baixar o infográfico em melhor resolução, clique aqui <<
Para saber mais sobre cada item, continue lendo o artigo! 😉
Antes de mais nada, se você ainda está na fase de elaboração da ideia, você precisa ter algumas coisas em mente:
E para obter essas importantes informações, você pode tanto empregar o seu próprio esforço e fazer tais pesquisas, ou contratar uma empresa especializada em fazer pesquisas de mercado.
Se a 2ª opção for a que você pretende seguir, então, é preciso sim adicionar essa despesa no seu Plano de Negócios.
Será necessária a solicitação do Alvará de Funcionamento e Sanitário. Esses documentos devem ser solicitados junto à prefeitura e os documentos analisados para a emissão dependerão do tipo do negócio e do tipo de imóvel onde o negócio está instalado.
Outros documentos como Laudo do Corpo de Bombeiros e Laudo da Vigilância Sanitária também poderão ser solicitados.
O funcionamento do negócio sem essas devidas licenças, implicará em multa, então nada melhor do que já deixar esse custo incluso no seu Plano de Negócios e já resolver essas questões de antemão.
Todo tipo de negócio requer algum tipo de equipamento e suprimentos básicos, por isso é importante realizar uma projeção de quanto será gasto mensalmente, semestralmente e anualmente com cada coisa. Portanto, será necessário levar em consideração alguns aspectos, como por exemplo:
Quanto mais detalhada for a visão e projeção dos gastos com suprimentos e equipamentos, melhor.
Vem aqui uma parte muito importante: a divulgação do negócio.
Você deverá pesar na balança qual será o tipo de divulgação feita, e assim como a parte da “despesa em investigações”, precisará decidir se fará a própria divulgação ou se contratará uma empresa especializada em publicidade e propaganda para gerenciar os anúncios do seu negócio.
Para saber o tipo de divulgação necessária, vale conhecer profundamente o público que você deseja alcançar. Sabendo os gostos desse público, você saberá onde é o melhor lugar para fazer o anúncio, qual o melhor canal de divulgação, qual o tipo de linguagem usar e muito mais.
E por último e não menos importante: Os empréstimos!
No caminho da abertura e expansão do negócio é certo que haverá a necessidade de recursos. Nem sempre o empreendedor terá posse do capital necessário para isso, por isso precisará conseguir um empréstimo. Existem diversas maneiras de se captar recursos para o seu negócio.
Quer saber mais como Captar Recursos e como encontrar o dinheiro certo para o seu negócio? Confira o artigo “Captar recursos para o seu negócio – Conheça as alternativas e dicas para financiar seu crescimento“.
Também não esqueça: é muito importante contar com um escritório de contabilidade parceiro que te auxilie nessas questões! Um bom profissional te ajudará a organizar tudo isso e tirará todas as suas dúvidas.
O Plano de Negócios é o documento onde constam todas as informações do projeto. Ele ajudará a nortear o empreendedor e prepara-lo para navegar com destreza no agitado mar que é o mercado e a concorrência.
Um Plano de Negócios eficiente, leva em consideração diversos fatores, dentre eles os custos envolvidos no projeto. É muito importante pensar com muito cuidado em todos esses custos e lista-los detalhadamente.
E dentro desses custos, é sempre bom saber as formas de diminuí-los. Conte com um contador parceiro para te ajudar nesse processo.
Você lembrou de listar esses 5 custos no seu Plano de Negócios? Tem mais algum que acha importante compartilhar? Conta pra gente aqui nos comentários! 😉