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Nichos de Mercado – Um guia para ter sucesso em sua empresa

Publicado por Regina Fernandes em 20 de março de 2019

Nicho de Mercado

O que você vai ler neste artigo
  • 1- O que são nichos de mercado
  • 2- Porque você deve procurar um nicho de mercado
  • 3- As desvantagens dos nichos
  • 4- Como estar preparado para atender um nicho
  • 5- Como escolher o nicho certo para você
  • 6- Conheça as principais formas de segmentar um mercado
  • Conclusão

Com um mercado cada vez mais competitivo e com um consumidor cada vez mais ativo, uma das formas de empreender com sucesso é atuar em um nichos de mercado.

Os consumidores ganharam um poder nunca antes visto com a internet. A informação é vasta e a possibilidade de buscar a solução certa fazem com que, os consumidores se tornem mais exigentes.

Para se ter sucesso a empresa deve ter uma orientação voltada para o mercado. E com isso o empreendedor ganha também milhares de possibilidades de empreender e se tornar relevante.

Por isso, desde o nascimento e abertura de um negócio é necessário ter clareza do mercado de atuação. Isso vai se refletir no Business Plan, no planejamento e metas da empresa.

Vamos saber mais sobre os nichos e como ter sucesso…. Vamos lá.

1- O que são nichos de mercado

O que é Nicho de Mercado?

O que é Nicho de Mercado?

Nichos de mercado são segmentos ou públicos específicos de mercado, que possuem necessidades poucos exploradas pelos atuais produtos e serviços oferecidos pelas empresas e que estariam dispostos a pagar um valor adicional por uma solução que seja melhor e que contemplem as diferenças do grupo.

Explorar nichos de mercado, em negócios servem para criar e manter vantagens competitivas para a proteção do seu negócio.

Empresas de sucesso com nichos oferecem e são reconhecidas por soluções “quase perfeitas” para o seu segmento de atuação.

2- Porque você deve procurar um nicho de mercado

Iniciar uma empresa em nicho favorece o sucesso de um negócio. Comparado a uma empresa que ofereça soluções para todos os públicos, uma empresa de nicho pode exigir um menor investimento, principalmente como distribuição e marketing.

Além disso que temos a dizer é uma grande vantagem!

Temos ainda:

  • Menor competitividade: Grandes empresas não atuam normalmente em nichos, e se você for reconhecido com sua solução, pode ser o único em seu mercado.
  • Melhores margens: O seu público pode ver uma grande vantagem em ter um produto que melhor se adeque as necessidades. Isso se traduz na possibilidade do mercado estar disposto a pagar mais pela sua solução.
  • A possibilidade de iniciar pequeno e ampliar a atuação: Vamos nos lembrar que a Amazon nasceu de um nicho de mercado, e com o reinvestimento no negócio hoje é o que ela é, não é mesmo.

O mercado é cheio de tubarões encontrar e desenvolver um nicho de mercado pode ser um verdadeiro oceano azul.

3- As desvantagens dos nichos

Mercado Pequeno

Mercado Pequeno

Bem, se no capítulo anterior eu te convenci a atuar em nicho, nem tudo é um “mar de rosas” e preciso te contar as desvantagens, isso inclusive para que considere essas dificuldades em seu planejamento.

Mercado Pequeno

Nichos trabalham com uma redução do mercado, e com isso podem ser bastantes pequenos, tão pequenos que talvez justifique ninguém ainda ter explorado ele.

Ao escolher o nicho é importante ter ciência do tamanho e potencial de negócios.

Você pode escolher um nicho em tamanho razoável, mas se seus consumidores não estiverem dispostos a comprar o seu produto? Monetizar um nicho pode ser um desafio e tanto.

Impossibilidade de expandir fora do nicho

Falamos no texto, aquele que é o maior exemplo de empresa de nicho que expandiu para além dele que é a Amazon.

Mas nem sempre isso ocorre, e por vezes a sua empresa pode ficar restrita ao nicho escolhido.

Dificuldade em contratar especialistas

É inegável que você precisará de especialistas com conhecimento do mercado. Então espere por uma dificuldade em contrata-los ou ainda a necessidade de diferenciais para reter talentos.

Riscos de novos entrantes

Bem, o mercado é restrito e dependendo dele a sua receita pode ficar limitada. Agora imagine um novo entrante no mesmo mercado. Pode ser inviável se manter no mercado com esse novo competidor.

Todos esses pontos desfavoráveis podem ser contornados se você estiver preparado. Vamos falar no próximo item como irá fazer isso.

4- Como estar preparado para atender um nicho

Especialista

Especialista

Atua em um nicho pode ser muito bom, porém é preciso estar preparado para não ter surpresas. Existem algumas preocupações adicionais a se atuar desta forma, do que em um mercado de massa.

A melhor forma de entender é respondendo às perguntas abaixo, se a maioria das respostas for um (sim) categórico, você pode avançar no Business Plan e no negócio, cuidando dos itens que receberam um não, ou ainda um quase.

Tenho especialistas em meu time?

Para atuar em nichos é preciso que o seu produto e principalmente a sua equipe entenda muito do consumidor e do mercado. E para isso você deve ter uma base de pessoas especialistas.

Possuo diferenciais competitivos?

Uma das grandes vantagens de atuação em nicho é conseguir diferenciais competitivos significativos comparados aos grandes do setor. Pense nesses diferenciais e avalie se eles permitiram a sua empresa se posicionar no mercado.

Conheço o meu consumidor profundamente?

Outra questão do nicho é com relação ao mercado consumidor. Você deve ter total foco nele, e para isso é preciso conhecê-lo. Seus hábitos de compra, como decide, como se comporta, e como estimula-lo.

Conheço meu competidores?

Conhecer os concorrentes passa a ser importante também, para que você mantenha o foco nos seus diferenciais.

Meu produto gera valor para o nicho que atuo?

Seja sincero consigo mesmo, o seu produto e serviço pode ser visto pelos consumidores como algo que muda a forma de consumo dos produtos atuais. Alguém pagaria mais pela sua solução por de fato ela ser melhor que as demais.

Conheço o tamanho do mercado e a receita potencial?

Já comentamos sobre o risco de o mercado ser pequeno demais, ou de não conseguir monetizar. Tenha muito claro o potencial dele para a sua empresa e faça planos coerentes com ele.

Sei o quanto posso cobrar por produtos e serviços?

Soluções de nicho, por serem específicas para um determinado público, normalmente possuem o preço atrelado ao valor. Você tem claro o preço da solução, e de como ele seria aceito pelo mercado. Uma análise da elasticidade de troca de produtos semelhantes pelo seu é super bem-vinda.

Dado o tamanho do mercado, custo e preço, serei lucrativo? No final das contas, a empresa deve se viabilizar e ser lucrativa. Ela será?

Observou o conjunto das perguntas, elas acertam em cheio uma preparação para atuação de sua empresa. O ideal é ter um Business Plan completo e inclusive com as análises acima.

O foco e execução dele é que representará o sucesso da empresa. Após seu início, é necessário sempre estar atento ao Planejamento e sua evolução.

5- Como escolher o nicho certo para você

Escolhendo o Nicho

Escolhendo o Nicho

Gostou do texto até aqui e já está pensando como atuar nessa estratégia?

Escolher um nicho certo é o primeiro grande passo para isso. Antes de sair por aí abrindo a empresa e encontrando a solução vale a pena fazer uma reflexão.

a- Você conhece a sua especialidade e paixões

A primeira reflexão é interna, pois um sócio tem grande participação no sucesso de uma empresa.

Então você deve entender no que é especialista e principalmente nas suas paixões.

Uma forma de entender isso é fazer o seu Ikigai. O Ikigai é um método para encontrar o seu “propósito de vida”. Temos um texto no blog que indico sobre o tema: Ikigai: Alinhe seu negócio à sua missão de vida.

Veja, se o nicho estiver atrelado ao que gosta de fazer, maiores serão as chances de sucesso.

b- Estude o mercado, competidores e distribuição

A maior parte dos riscos envolvidos estão no desconhecimento do mercado, competidores e dos produtos e serviços existentes.

Além disso antes de ir a frente estude muito, pois o segredo está em entender tudo sobre o mercado e os consumidores potenciais… será que eles trocariam as soluções ideais pela sua?

c- Cuide realmente de sua diferenciação

Outro erro é achar que um produto um pouco diferente fará com que os consumidores troquem soluções já testadas e provavelmente de empresas grandes pelo o seu produto/serviço.

Você deve cuidar para que o seu produto ou serviço realmente faça a diferença para o seu nicho de mercado e seja vista como uma solução muito melhor do que a atual.

Cuide de sua diferenciação. Uma das ferramentas para isso é entender a curva de valor do mercado e competidores e desenhar a sua. Saiba mais em Curva de Valor: Saiba como definir sua estratégia e se diferenciar da concorrência (garantido).

6- Conheça as principais formas de segmentar um mercado

Formas de escolher segmento

Formas de escolher segmento

Por fim, vamos falar das principais formas de segmentar um mercado. Não se atrele somente a isso, mas aqui já dará um bom ponto de partida para a sua reflexão.

  • Geográfica: A mais conhecida e hoje cada vez mais irrelevante devido a internet. Diz respeito a estabelecer limites geográficos para seus produtos e serviços, como atendem um país, estado, cidade ou bairro.
  • Demográfica: Tem a ver com características como idade, sexo, classe social, profissão, grau de instrução, raça, nacionalidade e tamanho de família. É a forma mais comuns e ganha cada vez mais força com a atualidade da discussão sobre minorias.
  • Psicográfica: É a diferenciação por estilo de vida, pela personalidade e valores. Ele pode ser usado em conjunto com outras segmentações, por exemplo a demográfica.
  • Comportamental: Este analisa o comportamento de consumo em relação a produtos e serviços. Então você deverá entender muito bem como o consumidor conhece um produto, obtém informações e suas atitudes de compra.

Após definir a segmentação o ideal é que construa uma persona. A persona é a representação de alguém que possua as características do seu público, onde além de entender o segmento, você também pensará em como é a vida desta pessoa. Isso é essencial para entender a cabeça do seu público.

Conclusão

Vimos que com a mudança de perfil de consumidor e com a maior competitividade do mercado, a atuação em nicho pode ser uma grande saída para o sucesso de um empreendimento.

Certamente  disso é preciso muita preparação, estudo e planejamento, afinal também há riscos nesta escolha.

Contar com os serviços especializados de um escritório de contabilidade, que entenda dessa estratégia pode facilitar muito a abertura e gestão da empresa.

E você está pensando em empreender? Já escolheu seu nicho? Comente com a gente seus aprendizados e dúvidas.

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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