Você já ouviu falar sobre o conceito de Lean Startup? Essa forma de pensar uma empresa desde seu início pode ter muitas vantagens para os empreendedores por trás de uma ideia, mas também para a sustentabilidade dessa empresa no médio e longo prazo.
O conceito de Lean Startup pode ser utilizado para otimizar processos e planejar novos empreendimentos, ainda que relacionados a uma empresa já consolidada! Quer saber mais informações sobre esse tema? Confira:
O conceito de Lean Startup (“Startup Enxuta”, ou “Startup Magra”, em português) envolve algumas diretrizes básicas de execução das ideias iniciais de um negócio, com o objetivo de aproximar o empreendedor de um modelo de negócios sustentável e que efetivamente seja bem-sucedido no futuro. Entre as principais diretrizes, estão:
Desenvolvimento da estrutura física, contábil, financeira e administrativa de uma startup a partir de um bom planejamento inicial e de testes de mercado relacionados com a sua ideia.
Ciclos CMA (Construir, Medir e Aprender), por meio dos quais o empreendedor desenvolve protótipos dos produtos ou serviços que pretende comercializar, mede resultados e feedback entre seus consumidores em potencial e aprende com essas experiências para aprimorar ainda mais seu produto.
Interação constante com usuários, independentemente da época em que eles se tornaram seus clientes. Essa é uma forma de receber feedback constante e de melhorar os aspectos essenciais de seu produto, de acordo com as preferências do público-alvo.
Validação das hipóteses iniciais do negócio, como valor de seu produto no mercado e possibilidades de crescimento e expansão. Essa validação de hipóteses deve ocorrer de forma real, por meio de pesquisa com consumidores que efetivamente pertençam a seu público-alvo.
O Lean Startup tem como objetivo ser um modelo sustentável de negócios, que é aquele desejado por todo empreendedor: rendimentos crescentes; renda maior do que as despesas; produto com apelo de mercado; marketing com resultados efetivos etc.
Esses aspectos indicam que sua empresa “deu certo”, portanto poderá receber mais investimentos, assumir compromissos de longo prazo, expandir sua rede de atuação, contratar mais funcionários, etc.
Enquanto essas hipóteses de validação dos negócios não são confirmadas, é preciso manter uma estrutura mais enxuta, que aja por etapas e use racionalmente seus investimentos.
Este modelo tem sido usado por muitas organizações e empresas, e é um dos segredos para se alcançar o crescimento exponencial da receita no desenvolvimento dos negócios, validando rapidamente os modelos de negócios e seus produtos utilizando os conceitos de MVP (Minimum Viable Product).
Essa estratégia tem como benefícios diretos a constituição de uma base mais sólida para sua empresa, que se desenvolverá por meio de produtos efetivamente úteis para o mercado.
Além disso, terá a vantagem de construir um modelo sustentável, que confirma a pertinência de seus investimentos gradualmente, com menos riscos de perda e maiores chances de sucesso.
Claro que essa estratégia deverá ser acompanhada por um time de profissionais capacitados para te auxiliar a executar a ideia principal do negócio. O auxílio de uma assessoria contábil, por exemplo, é imprescindível para manter as contas em dia e um fluxo de caixa constante.
O que achou dessas informações? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o tema? Deixe aqui seus comentários e participe! Aproveite também para baixar nosso e-book Da Abertura Ao Sucesso, que vai te ajudar nesses momentos iniciais!