Quem atua no mercado como microempreendedor individual (MEI) ou é dono de pequena ou média empresa deve prestar bastante atenção à sua gestão financeira. Afinal, traçar um bom plano de contas e manter os pagamentos em dia, além de monitorar adequadamente gastos e recebimentos da empresa, são grandes desafios para o gestor. Então, o que pode ser cumprido na gestão financeira para manter sua PME sob controle? Veja algumas dicas a seguir:
Os lançamentos de seu fluxo de caixa devem ser bem precisos, a ponto de você saber bastante sobre quanto (e quando) os recursos vão entrar e sair do negócio. Deve-se atentar para o bom planejamento das contas a receber e a pagar no futuro, porque é isso que vai fundamentar as decisões de estoque, necessidade de novas contratações, os eventuais empréstimos bancários, entre outras ações que tenham a ver com a saúde financeira e envergadura do negócio. Saiba o valor e a origem de suas receitas, e saiba o valor e o destino de suas despesas.
É essencial saber não só a quantidade de cada produto que você tem estocado, mas os valores que estão imobilizados no inventário. É preciso contabilizar os itens do acervo e analisar se há depreciação na hora de estabelecer os preços de venda e chegar aos resultados financeiros do período.
Muitas vezes o gestor aprende apenas como mexer em certos aplicativos ou softwares para se fazer os lançamentos financeiros, mas permanece sem saber termos e conceitos básicos sobre o mundo das finanças. Só que isso pode ser determinante no futuro, na hora de compreender registros mais complexos, como a avaliação patrimonial ou a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), por exemplo. Faça cursos, leia mais a respeito, estude ao menos os conceitos básicos da ciência financeira.
Muitas vezes o pequeno ou médio empreendedor se envolve tanto com a parte operacional ou com as estratégias de mercado do negócio que se esquece de verificar se o negócio está dando lucro. É importante saber o quanto antes sobre essa questão, a fim de tomar medidas para consertar o que não tem dado certo e reforçar o que tem obtido êxito.
É preciso conhecer quanto seu negócio gasta ao mínimo para se manter em funcionamento. Só assim você vai poder se planejar melhor diante das despesas de rotina e até conseguir reduzir os custos menos necessários.
Os equipamentos, automóveis comprados, imóveis próprios, materiais e estoques: tudo isso é registrado no ativo da empresa, fazendo parte de seu patrimônio. Ter noção precisa acerca do valor patrimonial da empresa é útil em diversos aspectos, não só para calcular quanto valeria a empresa, mas ainda para determinar se vale a pena desfazer-se de parte do ativo imobilizado e transformá-lo em ativo circulante.
Com o objetivo de não conseguir ser capaz de cumprir com despesas inesperadas, convém ter uma reserva financeira. Isso será útil quando houver demissões de funcionários, para saldar as verbas rescisórias, além de cobrir o 13º salário e as férias remuneradas dos empregados. Faça uma reserva mensal de parte dos recursos que entram em seu negócio, e esteja preparado no futuro, sem sobrecarregar seu fluxo de caixa.
Essas são algumas dicas para uma gestão financeira eficiente e cuidadosa assim o seu negócio terá muito mais oportunidades de sucesso no mercado. Ter um contador que apoio o Empreendedor também poderá ajudar em muito.
E você, que tem feito para cuidar da gestão financeira de sua PME? Compartilhe através dos comentários!