Quando nasce uma empresa, surgem também demandas relacionadas à abertura da firma, além de assuntos de ordem fiscal e contábil. Por isso, terceirizar os serviços de contabilidade para sua empresa costuma ser uma opção para trazer economia de tempo e segurança, entre outros benefícios.
Por que você deve contratar uma contabilidade para sua empresa? Veja neste artigo.
Ao contratar um escritório de contabilidade, o empreendedor recebe as orientações necessárias para deixar a situação cadastral da empresa em ordem. É preciso ter CNPJ, inscrição estadual, inscrição municipal, alvarás, além de definir a melhor forma jurídica de constituição da empresa.
Providenciar toda essa documentação tendo o respaldo de uma contabilidade, torna o processo mais simples.
Umas das funções da contabilidade é controlar o fluxo de caixa das empresas. Ao saber os valores registrados de entrada e saída, é possível calcular o faturamento da empresa.
Assim, por meio de análises do fluxo de caixa, o empresário pode observar se há necessidade de fazer alguma mudança, com o objetivo de melhorar a situação financeira.
O contador tem conhecimentos para executar um planejamento tributário de forma que a empresa cumpra toda a legislação, mas pague o mínimo de impostos possível.
Um elemento importante para determinar os gastos tributários é a escolha do regime fiscal.
Durante um momento de expansão, o empresário pode precisar de um empréstimo. Para que o banco libere o crédito, será preciso apresentar vários documentos, sendo que alguns deles são fornecidos exclusivamente por contadores.
Ter uma assessoria constante e de confiança permite ao empresário ter mais tranquilidade para se preocupar com outros aspectos do negócio.
Toda companhia tem obrigações contábeis e tributárias. Há quem opte por manter na empresa um setor específico para cuidar dessas demandas. No entanto, essa solução se mostra mais cara do que terceirizar o serviço para uma assessoria contábil.
Delegar todo o trabalho contábil para alguém especializado permitirá que o empreendedor tenha mais tempo para investir no negócio em si. E quanto mais o proprietário puder se dedicar à empresa, mais ela tende a crescer e gerar lucros.
Um escritório de gestão contábil também tem conhecimentos para cuidar do departamento de pessoal da empresa. Assim, o empresário receberá orientações sobre os documentos exigidos na contratação de um novo colaborador e não terá que se preocupar com a elaboração das folhas de pagamento, pois isso ficará a cargo do escritório.
A contabilidade auxiliará para que tudo seja feito de maneira a cumprir a legislação, além de proteger o empresário de possíveis problemas trabalhistas no futuro.
Ao confiar as questões fiscais, contábeis e de recursos humanos a um profissional da contabilidade, o empreendedor tem a garantia de que seus arquivos digitais estarão armazenados em segurança para eventuais consultas.
O contador está em constante atualização para saber quando há alterações nas leis ou quando surgem novidades tecnológicas para facilitar o trabalho das empresas. Já o proprietário de um negócio, não costuma ter tempo livre para ir em busca dessas atualizações.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os amigos nas redes sociais e comente aqui embaixo qual foi sua experiência com um serviço de gestão contábil.