Qual o papel do líder para realizar uma boa gestão na empresa? O líder é o guardião da cultura da empresa. É o elo mais forte entre os objetivos e a missão do negócio e os colaboradores.
Sob sua responsabilidade, estão funções semelhantes às de um educador, treinador, conselheiro e, acima de tudo, solucionador de problemas.
Aqui, queremos deixar claro qual é o papel do líder para realizar uma boa gestão empresarial. Confira!
Essa dicotomia já está batida, afinal, o conceito de chefia é arcaico e não funciona mais para empresas inseridas em uma nova economia. O chefe é aquele que cobra resultados através de métodos comprovados. O líder cria condições para desenvolver métodos inovadores que ampliam os resultados, atingindo a meta e superando.
Chefe está muito ligado a uma hierarquia rígida, em que a sua posição é imposta aos colaboradores. Dessa maneira, os processos são realizados através da coerção.
Por outro lado, o líder se torna parte dos colaboradores em um processo horizontal. Ele continua sendo autoridade no setor e na empresa, mas tem caminhos de diálogo com todos, de modo que a liderança se dá pelo respeito.
No passado, a maioria dos gestores cometia um erro básico: acreditar que ele próprio era a empresa. Porém, a empresa é algo muito maior e até mesmo mais abstrato. Não deve ser refém de uma só pessoa, mas funciona mesmo quando ela não está presente.
Liderar é saber dividir a bola para todo o time marcar o gol. O papel máximo de um líder é reconhecer as forças e fraquezas de cada um na equipe, e delegar tarefas de acordo com isso. Do contrário, cada um executaria processos da maneira que acha melhor, seguindo os próprios padrões.
Liderar não é abrir mão de controlar as atividades. Isso é essencial. Liderar é saber dividir as funções, de modo que a ausência do líder não seja sentida quando ele sair de férias, por exemplo.
Equipes sem liderança tendem a buscar acomodação, e não é por mal. Sem um foco claro, o ser humano tende a realizar processos de acordo com os próprios critérios. O líder existe para perseguir um objetivo e traçar caminhos claros.
Quando se tem um caminho fica muito mais fácil para os colaboradores se manterem produtivos. Eles sabem o que deve ser feito, e não perdem tempo tentando descobrir sozinhos do zero.
Empresas que não crescem, não estão estagnadas, elas estão encolhendo. O líder é fundamental para o aprimoramento constante.
É o indivíduo capaz de observar o mercado, os concorrentes e os clientes e compreender os pontos fracos da equipe para otimizar. Ainda, é quem compreende os colaboradores e sabe como agir para tirar maior proveito de cada um.
Líderes devem saber ouvir sem julgamento. O que muitas vezes parece pulso firme, acaba filtrando as informações, recebendo apenas dados positivos, empurrando os negativos para baixo do tapete por medo da repressão.
A boa liderança é um conjunto de fatores. Depende de cada empresa. Para se tornar um líder de excelência para realizar uma boa gestão na empresa, a busca é sempre por aprendizado do negócio.
É preciso observar a rotina, compreender os colaboradores e entender os processos do começo ao fim. Dessa maneira cria métodos e formas de lidar com o dia a dia.
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