Conheça os segredos das organizações exponenciais
3 de julho de 2015
Capital de Giro: O que é e como calcular?
8 de julho de 2015
Exibir tudo

Como manter bons colaboradores na sua empresa?

Uma equipe de qualidade e confiança não é fácil de ser montada para a empresa

É necessário muita preparação e estudo mas, sobretudo, empregados talentosos, dispostos e eficazes. Após passar por esse processo trabalhoso de seleção e treinamento, é fácil perceber que sua equipe adquiriu um valor inestimável.

Conservá-la coesa e trabalhando bem pode ser a melhor maneira de manter a continuidade e o bom desempenho dos negócios.

Mas o problema é: não é só você que pensa assim. Propostas aparecem o tempo inteiro e podem interessar a seus melhores colaboradores, já que além das características naturais que chamaram sua atenção, agora eles têm experiência também.

Então, como mantê-los interessados em trabalhar na sua empresa? Confira as dicas que trouxemos e aprenda a manter seus melhores empregados:

Potencialize a comunicação

Uma estrutura muito verticalizada na hierarquia da empresa não só atrapalha a comunicação com os colaboradores como também faz com que eles se sintam muito distantes das tomadas de decisão.

Recomendamos para você:  Gestão e Práticas Trabalhistas: Formas de Contratação

O contato direto é capaz de potencializar — e muito — a confiança, uma vez que em uma conversa olho no olho transparece muito da personalidade e do caráter da pessoa com quem se mantém contato.

Conhecer seu colaborador é de extrema importância para mantê-lo na empresa, já que só assim você saberá se ele apresenta alguma insatisfação ou desmotivação.

Encoraje seus colaboradores

Muitas pessoas acreditam que a infelicidade em um emprego está ligada apenas à insatisfação com o salário, o que é completamente ingênuo. Seres humanos têm aptidão natural para o crescimento e a criatividade, o que nos faz sempre buscar caminhos e atividades diferentes.

Procure motivar seus empregados, mostrando-os as oportunidades dentro da empresa e a possibilidade de criação que eles têm dentro da equipe. Desta forma, as chances de que um colaborador apresente sinais de tédio, insegurança e desmotivação cairão muito.

Além disso, é um estímulo a mais saber que sua atividade não é estática e que suas ideias novas podem influenciar no andamento da empresa.

Incentive com oportunidades e objetivos

A motivação pode ir embora quando não há perspectiva de ascensão e crescimento. Ter um objetivo a alcançar — seja ele o alcance de um cargo mais alto ou mesmo alguma espécie de bônus —, pode aumentar o interesse dos empregados em continuar na empresa.

Recomendamos para você:  Contribuição Sindical Patronal – Minha empresa é obrigada a pagar em 2018?

A política de promoções pode ajudar nesse item e é aqui que entram também os abonos salariais. Embora não seja a principal causa de insatisfação com o emprego, a estabilidade financeira é um incentivo a mais para a permanência do colaborador na empresa.

Faça com que todos se sintam parte da empresa

Uma empresa é orgânica: é constituída por pessoas que pensam e realizam ações em suas individualidades, mas essas ações impactam no todo empresarial. Faça com que seus colaboradores tomem consciência de que eles são, antes de tudo, colaboradores.

Para isso, procure manter um contato agradável entre toda equipe, não só nos momentos de trabalho, mas também fora da empresa. Além disso, você pode, por exemplo, considerar a possibilidade de fechar mais cedo antes dos feriados ou parabenizar os empregados que fazem aniversário de serviço na empresa.

Atos como estes podem até parecer pequenos, mas fazem toda a diferença no reconhecimento de que os trabalhadores de sua empresa são seres humanos e não máquinas e que fazem toda a diferença. Agora é só implementar as dicas e manter os bons empregados na empresa!

Recomendamos para você:  Férias Coletivas - Conheça os benefícios e principais regras legais para adotar em sua empresa

E se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários, nós podemos ajudar!

0 Compart.
Compartilhar
Compartilhar
Twittar