Você já tem a sua empresa há alguns anos e quer vendê-la? Ou quer apenas ter uma ideia do que tem em suas mãos para chamar novos sócios investidores, por exemplo? Seja para responder a uma ou outra pergunta, o questionamento “quanto vale a minha empresa?” é frequentemente feito por empreendedores das mais diversas áreas.
Embora muitas soluções e respostas para essa pergunta sejam muitas vezes apresentadas como uma “receita de bolo”, ou como uma ciência exata, nem sempre o cálculo é feito da mesma maneira.
O método do Fluxo de Caixa Descontado é um dos mais usados. É traçada uma relação do que a empresa teve de resultados, com o que ela pretende ter e com os investimentos feitos para que ela chegasse até ali. Neste método, o “Fluxo de Caixa Livre” é a variável usada para se estimar os fluxos de caixa esperados no futuro da empresa.
De uma maneira muito simplificada, podemos falar que as receitas são projetadas para o tempo futuro e trazidas para um valor atual, presente. Isso não traz um número concreto porque não tem, por exemplo, como prever as oscilações futuras de mercado, o câmbio, dentre outros. Porém, é possível fazer uma projeção através do cálculo do
EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) – depreciação e amortização =EBIT (lucro antes dos juros e do imposto de renda)
EBIT (lucro antes dos juros e do imposto de renda) – Imposto de Renda = NOPAT (lucro operacional)
NOPAT + Depreciação e amortização – investimentos em ativos permanentes (gastos de capital) – variações na necessidade em capital de giro = fluxo de caixa livre
Muita gente acha que um único método pode servir para calcular o valor de todas as empresas, mas isso não é verdade. Um tipo de empresa que não se enquadra totalmente nesse método é as Startups. No geral, elas não têm um modelo de negócio estabelecido e, nesse caso, não há possibilidade de projetar um potencial futurístico, pois a inovação nem forma têm. A discussão com investidores ou com sócios capitalistas é mais complicada.
Portanto, essa relação será baseada em risco x retorno e caberá ao empreendedor defender a sua ideia e mostrar que o capital investido terá retorno, já que a pergunta ” quanto=”” vale=”” a=”” minha=”” empresa?”=”” não=”” tem=”” como=”” ser=”” respondida.=”” Você tem dúvidas em relação ao valor de sua empresa? Entre em contato conosco! Nós ficaremos felizes em ajudá-lo!