Logo-Capital-SocialfaviconLogo-CapitalSocial-400alternativoLogo-Capital-Social
  • PREÇOS
  • SERVIÇOS
    • Como Fazemos
  • BLOG
  • EXTRAS
    • Biblioteca
Fale com a Capital
✕
Desafios das PME’s para Crescer – Especial dia Nacional da Micro e Pequena Empresa
5 de outubro de 2018
Lucro Primeiro: Torne seu negócio rentável com uma simples mudança
15 de outubro de 2018
Exibir tudo

[Diagnóstico] Como está o envio de documentos da minha empresa para o Contador?

Publicado por Capital Social em 13 de outubro de 2018
Envio de documento ao contador

O envio de documentos de sua empresa para a contabilidade, é um dos processo mais importantes na relação com o escritório contábil.

Enviar os documentos da forma adequada, além de contribuir com o processo, ajudará a não haver erros na apuração de impostos e cumprimento de obrigações. Por isso é importante adequar o procedimento e adotar boas práticas.

Este diagnóstico foi desenvolvido para que você:

  • possa auto avaliar a situação do envio dos documentos da sua empresa,
  • descobrir onde estão os problemas, e/ou pontos de melhoria,
  • possa observar as boas práticas e possa atuar para corrigi-los.

O questionário possui 6 perguntas. A cada questão respondida você terá o feedback de boas práticas.

Importante: A Capital Social não armazena informações individuais do Quiz, que por sua vez é somente demonstrativo e tem a intenção de contribuir com o auto conhecimento dos empresários sobre a sua empresa.

Limite de tempo: 0

Sumário do Quiz

0 de 6 questões completadas

Perguntas:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6

Information

Este diagnóstico simples serve para verificar a maturidade do processo de envio de documentos de sua empresa para a contabilidade.

Quanto melhor ou mais maduro o seu processo, melhor será para uma utilização mais plena dos serviços contratados, já que o envio adequado significa melhor informação.

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

Quiz is loading...

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

Resultados

0 de 6 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)

Categorias

  1. Sem categoria 0%
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  1. Respondido
  2. Revisão
  1. Pergunta 1 de 6
    1. Pergunta

    A empresa envia mensalmente os extratos bancários em formato pdf e ofx para o escritório contábil?

    Correto

    Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!

    Mas vale a pena recapitular as sugestões para este tema;

    • Ter contas separadas da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica
    • Identificar todas as operações realizadas nas contas bancárias
    • Armazenar todos os extratos de contas bancárias da empresa, sejam contas correntes ou aplicações
    • Envia-las para o contador nos formatos OFX e PDF.
    Incorreto

    É muito importante ter conta bancária em nome da empresa. Isso contribui para separar as finanças da PF e da PJ, facilita a Gestão Financeira, e permite rastrear operações fiscais e contábeis.

    Saiba mais sobre a separa de PJ/PF no texto: Contas pessoais + contas da empresa = problemas, na certa! Saiba por que e como separar

    Já os Extratos Bancários são importantes para a escrituração contábil e a verificação e conciliação financeira. A falta desta informações pode prejudicar no atendimento de todas as obrigações da empresa realizadas pelo escritório contábil.

    Portanto as sugestões para este tema são;

    • Ter contas separadas da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica
    • Identificar todas as operações realizadas nas contas bancárias
    • Armazenar todos os extratos de contas bancárias da empresa, sejam contas correntes ou aplicações
    • Envia-las para o contador nos formatos OFX e PDF.
  2. Pergunta 2 de 6
    2. Pergunta

    Qual é o método que tem sido utilizado para envio de documentos pela empresa?

    Correto 7 / 7Ponto(s)

    Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!

    Se precisar de sistemas de controle financeiro para as finanças de sua empresa, temos parceiros para indicar como o Nibo Controle de Caixa que é gratuito para clientes.

    Incorreto / 7 Ponto(s)

    É importante o envio de documentos, tais como extratos, notas fiscais, comprovantes de despesas, documentos trabalhistas e outros documentos. A falta destes prejudicam a entrega de obrigações da empresa.

    Enviar de várias formas sem alguma integração pode prejudicar o recebimento. A Capital Social Contabilidade envia um e-mail mensal de lembrete e operacionalização do envio dos documentos de forma segura e organizada pelas Nuvens, indicamos que utilize essa forma.

    Temos um vídeo tutorial para este vídeo. Veja Aqui.

    No e-mail mensal de solicitação de documentos, há uma forma de organização em 5 etapas (tipos de documentos), na qual caso a empresa não tenha aquele tipo de documento deve clicar em “nada a enviar”. Observe isso para tornar o envio dos documentos mais organizada.

    Ao enviar por esta ferramenta, nossa aqui é avisada do seu envio e começa a trabalhar assim que recebe estes documentos para entregar e realizar todas as obrigações de sua empresa.

  3. Pergunta 3 de 6
    3. Pergunta

    A Empresa encaminha para a contabilidade o seu Controle de Entradas e Saídas Financeiras (também conhecido como Boletim de Caixa) ou ainda utiliza o Nibo Controle de Caixa para a identificação das operações financeiras?

    Correto 3 / 3Ponto(s)

    Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!

    Se precisar de sistemas de controle financeiro, temos parceiros para indicar como o Nibo Controle de Caixa que é gratuito para clientes.

    Saiba como fazer seu controle de caixa lendo o nosso texto: Fluxo de Caixa – Um Guia para iniciar e realizar o controle financeiro da sua empresa

    Incorreto / 3 Ponto(s)

    Essa informação é essencial para que nossa equipe possa entender a movimentação financeira e conciliar documentos.

    Para tanto sugerimos a utilização do Sistema Nibo Controle de Caixa que é inteiramente gratuito para clientes. De acordo com a necessidade da Empresa é possível fazer o upgrade da ferramenta para mais funcionalidade.

    De posse de suas informações nossa equipe realiza toda a escrituração contábil, que pode ser prejudicada pela falta da informação.

    Saiba como fazer seu controle de caixa lendo o nosso texto: Fluxo de Caixa – Um Guia para iniciar e realizar o controle financeiro da sua empresa

  4. Pergunta 4 de 6
    4. Pergunta

    As Notas Fiscais de serviços tomados são críticas pois podem possuir retenção de IR, Contribuição Social, INSS, ISS. Você separa este tipo de nota em um grupo para o envio ao escritório de contabilidade?

    Correto 3 / 3Ponto(s)

    Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!

    Incorreto / 3 Ponto(s)

    Separar os documentos fiscais, principalmente as notas fiscais de serviços tomados, ajudará o contador a apurar eventuais retenções de impostos, mesmo que não forem destacadas. Um exemplo disto é a retenção de ISS CPOM (Para saber mais sobre CPOM leia este texto: CPOM – É melhor conhecer do que ser bitributado no ISS)

    Indicamos a separação de documentos em 5 categorias distintas para facilitar o processo do contador. São eles:

    01 – Extratos Bancários e Aplicações (PDF e OFX)
    02 – Notas Fiscais e Comprovantes de Despesas (Emitidas, Recebidas, XMLs, Recibos, Cupons, Boletos, Cartões de Créditos, etc)
    03 – Serviços Tomados de outros Municípios
    04 – Documentos Trabalhistas (Guias INSS, FGTS, Benefícios do empregado, e outros relacionados)
    05 – Outros Documentos (Contratos, Empréstimos, Seguros, etc)

    Achou complicado? Na Capital Social o processo de envio de documentos é facilitado por uma ferramenta segura de envio. Veja como os documentos são enviados neste vídeo.
  5. Pergunta 5 de 6
    5. Pergunta

    Os documentos enviados para a Contabilidade são a base para a entrega de obrigações e de apuração de impostos. Sua empresa possui arquivo dos documentos enviados e uma redundância para o caso de perda dos mesmos?

    Correto

    Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!

    Incorreto

    Os Documentos Fiscais, Trabalhistas e das Operações Financeiras, são base para a entrega de obrigações e devem ser armazenados para fins legais.

    Existem diversas regras e prazos de guarda que devem ser seguidos. As boas práticas indicam que é importante ter uma forma de backup para o caso de um acidente ou da perda de algum documento.

    Leia mais sobre prazos em: Documentos fiscais e trabalhistas: quais são os prazos de guarda?

  6. Pergunta 6 de 6
    6. Pergunta

    A sua empresa faz uma gestão ativa dos documentos fiscais (conferência, manifestação do conhecimento, rejeição de documentos irregulares, armazenamento e monitoramento de NFs)?

    Correto

    Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!

    Para saber mais sobre a Gestão de Documentos Fiscais leia o texto: Gestão Fiscal a partir dos Documentos Fiscais – O que fazer em sua PME

    Incorreto

    Após a introdução da nota fiscal eletrônica ocorreram uma série de inovações no controle fiscal das empresas, incluído nas obrigações como SPED ICMS IPI, SPED Contribuições entre outros.

    Agora com a escrituração e apuração de impostos, há a possibilidade de amplos cruzamentos e verificação da regularidade da empresa. Isso se junta a necessidade de armazenar os documentos fiscais válidos por até 5 anos sobre risco de multa de R$ 1.000,00 por documento.

    Portanto não é possível ignorar essa gestão. Se você não realiza uma Gestão do Documentos Fiscais integral (conferência, manifestação do conhecimento, rejeição de documentos irregulares, armazenamento e monitoramento de NFs) é muito importante passa a adota-la.

    Saiba como fazer lendo o texto: Gestão Fiscal a partir dos Documentos Fiscais – O que fazer em sua PME

Compartilhar
3
Capital Social
Capital Social
A Capital Social é um escritório de contabilidade e de apoio a gestão (outsorcing). Tem como objetivo facilitar o dia a dia do empreendedor. Nos ligue e saiba mais! (11) 4557-1169

Artigos Relacionados

Quiz - Controle Financeiro
14 de fevereiro de 2018

[Diagnóstico] Como está a Gestão Financeira da minha empresa?


Leia mais
Quiz Conselho Organizacional
13 de fevereiro de 2018

[Diagnóstico] Minha Organização implementa Boas Práticas no dia-a-dia?


Leia mais
capa-quiz-planejamento-estrategico

capa-quiz-planejamento-estrategico

12 de fevereiro de 2018

[Diagnóstico] Minha Empresa possui Diretrizes Estratégicas para poder Crescer?


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital
Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital

ÁREA DO CLIENTE

  • Controle de CNDs
  • Portal de Suporte
  • Fluxo de Caixa
  • Conta Azul

CONTEÚDO

  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Eventos
  • Política de Privacidade

VAMOS CONVERSAR

  • São Paulo +55 (11) 96615-0404
  • Capital em outros Estados
  • Fale com um Especialista
© Somos Capital Social & CO. Trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.