A folha de pagamento é uma obrigação de todas as empresas que contratam pelo menos um colaborador sob a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. É uma maneira de visualizar o investimento realizado em um colaborador, enquanto o trabalhador toma ciência de todos os seus proventos e descontos.
Nesse sentido, é preciso elaborar esse documento todos os meses, no máximo até o 5º dia útil, para realizar o pagamento do salário. Pode parecer simples, mas existem inúmeros pontos de cuidado que os profissionais de Recursos Humanos precisam estar atentos.
Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com 5 coisas que você precisa saber sobre a folha de pagamento. Confira!
Confira também: Planejamento Tributário: como fazer o da sua empresa.
A folha de pagamento é um documento que serve para descrever as obrigações fiscais, contábeis e jurídicas de uma relação trabalhista. Apesar do que muitos pensam, não é um documento padronizado, porém, é muito parecido em todo o país.
Ele pode ser executado de acordo com as necessidades do seu negócio, desde que possua, pelo menos, as seguintes informações:
É importante notar que todos esses pontos citados surgem quando há um fato gerador. Por exemplo, há desconto de INSS pois o empregador paga essa contribuição e ganha um recibo.
Esses comprovantes de fatos geradores, assim como a própria folha de pagamento, devem ser armazenados pela empresa ou pela contabilidade responsável a fim de solucionar futuros problemas jurídicos que possam surgir.
A folha de pagamento é composta por proventos e vencimentos. Esses são termos usados para descrever um valor financeiro que a empresa deve ao colaborador.
Existem as obrigações legais, como salário e horas extras. Porém, cada empresa pode ter a sua política própria, como a inclusão de um adicional por tempo de serviço ou bonificação por assiduidade. Os principais são:
Quando um colaborador é contratado, pouco se fala sobre os descontos que haverá no seu salário. Porém, é preciso conhecê-los na ponta da língua para não deixar nenhuma obrigação fiscal ou jurídica passar em branco. Os mais importantes são:
Fazer o cálculo da folha de pagamento não é uma tarefa simples. Afinal, existem códigos que estão atrelados a outros órgãos, e isso exige atenção redobrada para que não caia em erro.
Um erro de digitação pode fazer parte do salário de um colaborador desaparecer, e se não for corrigido, o mesmo pode mover processo contra a sua empresa.
Assim, é fundamental contar com uma contabilidade de confiança para essa função específica, ou usar sistemas apropriados e automatizados.
Você adota alguma dessas soluções? Como o cálculo da folha é feito na sua empresa? Conte aqui nos comentários!
O tema sobre folha de pagamento para RH foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!