Sumário do Quiz
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Information
Este diagnóstico simples serve para verificar a maturidade do processo de envio de documentos de sua empresa para a contabilidade.
Quanto melhor ou mais maduro o seu processo, melhor será para uma utilização mais plena dos serviços contratados, já que o envio adequado significa melhor informação.
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Pergunta 1 de 6
1. Pergunta
A empresa envia mensalmente os extratos bancários em formato pdf e ofx para o escritório contábil?
Correto
Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!
Mas vale a pena recapitular as sugestões para este tema;
- Ter contas separadas da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica
- Identificar todas as operações realizadas nas contas bancárias
- Armazenar todos os extratos de contas bancárias da empresa, sejam contas correntes ou aplicações
- Envia-las para o contador nos formatos OFX e PDF.
Incorreto
É muito importante ter conta bancária em nome da empresa. Isso contribui para separar as finanças da PF e da PJ, facilita a Gestão Financeira, e permite rastrear operações fiscais e contábeis.
Saiba mais sobre a separa de PJ/PF no texto: Contas pessoais + contas da empresa = problemas, na certa! Saiba por que e como separar
Já os Extratos Bancários são importantes para a escrituração contábil e a verificação e conciliação financeira. A falta desta informações pode prejudicar no atendimento de todas as obrigações da empresa realizadas pelo escritório contábil.
Portanto as sugestões para este tema são;
- Ter contas separadas da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica
- Identificar todas as operações realizadas nas contas bancárias
- Armazenar todos os extratos de contas bancárias da empresa, sejam contas correntes ou aplicações
- Envia-las para o contador nos formatos OFX e PDF.
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Pergunta 2 de 6
2. Pergunta
Qual é o método que tem sido utilizado para envio de documentos pela empresa?
Correto 7 / 7Ponto(s)Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!
Se precisar de sistemas de controle financeiro para as finanças de sua empresa, temos parceiros para indicar como o Nibo Controle de Caixa que é gratuito para clientes.
Incorreto / 7 Ponto(s)É importante o envio de documentos, tais como extratos, notas fiscais, comprovantes de despesas, documentos trabalhistas e outros documentos. A falta destes prejudicam a entrega de obrigações da empresa.
Enviar de várias formas sem alguma integração pode prejudicar o recebimento. A Capital Social Contabilidade envia um e-mail mensal de lembrete e operacionalização do envio dos documentos de forma segura e organizada pelas Nuvens, indicamos que utilize essa forma.
Temos um vídeo tutorial para este vídeo. Veja Aqui.
No e-mail mensal de solicitação de documentos, há uma forma de organização em 5 etapas (tipos de documentos), na qual caso a empresa não tenha aquele tipo de documento deve clicar em “nada a enviar”. Observe isso para tornar o envio dos documentos mais organizada.
Ao enviar por esta ferramenta, nossa aqui é avisada do seu envio e começa a trabalhar assim que recebe estes documentos para entregar e realizar todas as obrigações de sua empresa.
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Pergunta 3 de 6
3. Pergunta
A Empresa encaminha para a contabilidade o seu Controle de Entradas e Saídas Financeiras (também conhecido como Boletim de Caixa) ou ainda utiliza o Nibo Controle de Caixa para a identificação das operações financeiras?
Correto 3 / 3Ponto(s)Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!
Se precisar de sistemas de controle financeiro, temos parceiros para indicar como o Nibo Controle de Caixa que é gratuito para clientes.
Saiba como fazer seu controle de caixa lendo o nosso texto: Fluxo de Caixa – Um Guia para iniciar e realizar o controle financeiro da sua empresa
Incorreto / 3 Ponto(s)Essa informação é essencial para que nossa equipe possa entender a movimentação financeira e conciliar documentos.
Para tanto sugerimos a utilização do Sistema Nibo Controle de Caixa que é inteiramente gratuito para clientes. De acordo com a necessidade da Empresa é possível fazer o upgrade da ferramenta para mais funcionalidade.
De posse de suas informações nossa equipe realiza toda a escrituração contábil, que pode ser prejudicada pela falta da informação.
Saiba como fazer seu controle de caixa lendo o nosso texto: Fluxo de Caixa – Um Guia para iniciar e realizar o controle financeiro da sua empresa
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Pergunta 4 de 6
4. Pergunta
As Notas Fiscais de serviços tomados são críticas pois podem possuir retenção de IR, Contribuição Social, INSS, ISS. Você separa este tipo de nota em um grupo para o envio ao escritório de contabilidade?
Correto 3 / 3Ponto(s)Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!
Incorreto / 3 Ponto(s)Separar os documentos fiscais, principalmente as notas fiscais de serviços tomados, ajudará o contador a apurar eventuais retenções de impostos, mesmo que não forem destacadas. Um exemplo disto é a retenção de ISS CPOM (Para saber mais sobre CPOM leia este texto: CPOM – É melhor conhecer do que ser bitributado no ISS)
Indicamos a separação de documentos em 5 categorias distintas para facilitar o processo do contador. São eles:
01 – Extratos Bancários e Aplicações (PDF e OFX)
02 – Notas Fiscais e Comprovantes de Despesas (Emitidas, Recebidas, XMLs, Recibos, Cupons, Boletos, Cartões de Créditos, etc)
03 – Serviços Tomados de outros Municípios
04 – Documentos Trabalhistas (Guias INSS, FGTS, Benefícios do empregado, e outros relacionados)
05 – Outros Documentos (Contratos, Empréstimos, Seguros, etc)Achou complicado? Na Capital Social o processo de envio de documentos é facilitado por uma ferramenta segura de envio. Veja como os documentos são enviados neste vídeo. -
Pergunta 5 de 6
5. Pergunta
Os documentos enviados para a Contabilidade são a base para a entrega de obrigações e de apuração de impostos. Sua empresa possui arquivo dos documentos enviados e uma redundância para o caso de perda dos mesmos?
Correto
Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!
Incorreto
Os Documentos Fiscais, Trabalhistas e das Operações Financeiras, são base para a entrega de obrigações e devem ser armazenados para fins legais.
Existem diversas regras e prazos de guarda que devem ser seguidos. As boas práticas indicam que é importante ter uma forma de backup para o caso de um acidente ou da perda de algum documento.
Leia mais sobre prazos em: Documentos fiscais e trabalhistas: quais são os prazos de guarda?
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Pergunta 6 de 6
6. Pergunta
A sua empresa faz uma gestão ativa dos documentos fiscais (conferência, manifestação do conhecimento, rejeição de documentos irregulares, armazenamento e monitoramento de NFs)?
Correto
Parabéns!! Você já possui o nível máximo nesse quesito!
Para saber mais sobre a Gestão de Documentos Fiscais leia o texto: Gestão Fiscal a partir dos Documentos Fiscais – O que fazer em sua PME
Incorreto
Após a introdução da nota fiscal eletrônica ocorreram uma série de inovações no controle fiscal das empresas, incluído nas obrigações como SPED ICMS IPI, SPED Contribuições entre outros.
Agora com a escrituração e apuração de impostos, há a possibilidade de amplos cruzamentos e verificação da regularidade da empresa. Isso se junta a necessidade de armazenar os documentos fiscais válidos por até 5 anos sobre risco de multa de R$ 1.000,00 por documento.
Portanto não é possível ignorar essa gestão. Se você não realiza uma Gestão do Documentos Fiscais integral (conferência, manifestação do conhecimento, rejeição de documentos irregulares, armazenamento e monitoramento de NFs) é muito importante passa a adota-la.
Saiba como fazer lendo o texto: Gestão Fiscal a partir dos Documentos Fiscais – O que fazer em sua PME