Podemos definir um investidor anjo como uma pessoa de um elevado capital que decide aplicar parte desta quantia nos estágios iniciais de construção de uma nova empresa ou startup. Geralmente, em retorno esses investidores solicitam uma porcentagem da companhia ou um débito conversível.
Estes são apontados como fornecedores do dinheiro inteligente, sendo um termo referente às formas de apoio que o investidor fornece.
Uma vez que, não contribuem apenas com dinheiro, mas partilham outros benefícios, podendo ser contatos ou dividindo seus conhecimentos de planejamento de negócios ou experiências e mais informações relevantes para o crescimento do negócio.
Ou seja, o investidor anjo tem como objetivo ajustar-se como uma conexão entre o fornecimento de incentivos iniciais e as exigências que vão além de capitais.
Confira também: Como atrair investidores para seus Negócios: Um autodiagnóstico para Startups.
A seguir iremos listar alguns motivos pelos quais o investidor anjo pode ser uma boa alternativa para sua empresa:
Os investidores anjo possuem uma autonomia maior para realizar investimentos, visto que, não estão conectados a instituições financeiras.
Dessa maneira, podem investir grandes quantidades em projetos iniciais e assumir um alto risco, dado que não é uma garantia de que tal proposta dará resultados.
Em vários casos, o investidor não vai exigir o retorno do valor aplicado em caso de falência do empreendimento. Assim, esta opção é muito mais vantajosa para quem está iniciando um negócio, pois o seu orçamento pessoal não será afetado.
Na maioria das situações, os investidores já passaram por muitos desafios no mercado e sabem as direções que precisam ser tomadas para alcançar o sucesso.
Ao se adquirir o financiamento de um investidor anjo, além dos recursos também se alcança suas experiências, essas orientações podem fazer a diferença para o progresso da empresa.
Desse modo, em diferentes circunstâncias se terá alguém com um conhecimento maior que poderá orientar e propor as melhores soluções.
No entanto, é preciso estar atento às condições que este propõe e analisar se estas se conectam a sua ideia. Assim como, ao aceitar os recursos, uma parte da sua empresa está sendo cedida e isso pode interferir em planos futuros da companhia.
Dado que, ao ceder uma parte do controle dos negócios pode resultar em um menor controle futuro, de maneira que, não dependerá apenas de você para tomar as decisões finais.
Para encontrar um investidor anjo, uma das principais questões é ser claro sobre suas ideias e objetivos, já que os dois precisam estar em acordo durante o desenvolvimento do projeto.
Diante disso, ao se deparar com investidores possíveis, tenha uma explicação breve, mas completa sobre a adversidade que a sua proposta irá solucionar, as formas de se resolver e as possibilidades para esse mercado.
Além de que, junto da explicação é preciso elaborar um projeto compacto que se destaca e não precisa de muitas informações para se perceber a importância dessa ideia.
Por fim, procure pelo investidor para sua indústria, conheça seus investimentos anteriores e saiba suas preferências, tal como, esteja atento a todas as relações, funções e acontecimentos da indústria da sua área, mostre que você sabe como se destacar neste setor.
Você já teve ou conhece investidores anjo? Deixe seu comentário sobre sua experiência com o tema!
O tema sobre investidor anjo foi interessante para você? Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!