Um bom gestor está sempre preocupado em ter em mãos bons resultados da sua empresa. Por isso, ele se mantém atento aos possíveis problemas, em qualquer setor da sua equipe, que possam colocar em risco o funcionamento do seu negócio.
Vale dizer que isso exige um planejamento contínuo, afinal de contas, num mercado tão acirrado quanto o corporativo, ninguém quer ser pego de surpresa por adversidades, não é mesmo? Cabe ressaltar que um dos setores mais vitais dentro de uma empresa é o financeiro.
Consequentemente, é o que precisa de mais proteção do gestor. Como administrador do seu negócio você bem sabe que o dinheiro e os recursos da sua empresa devem ser geridos o mais dentro da maneira planejada possível. Uma das maneiras de evitar que sua empresa fique no vermelho é a projeção de fluxo de caixa.
Para você entender do que se trata e qual sua importância, continue lendo o nosso post.
Estamos falando de uma ferramenta fundamental de planejamento financeiro em qualquer empresa. Em palavras mais simples, o fluxo de caixa é uma forma de prever, com uma determinada frequência, como ficará o saldo final da empresa nos próximos meses. Não pense que é apenas uma mera visualização de números. Lembre-se que a projeção do fluxo de caixa deve ser muito mais que um esquema de soma e subtração.
Na hora de lidar com as planilhas do fluxo de caixa é importante analisar cada atividade prevista. Uma análise individual deve ser traçada sobre a receita e as despesas dos próximos meses. Portanto, é mais do que um trabalho exclusivamente matemático, já que o tipo de gasto ou recebimento e a data de cada acontecimento financeiro é levado em conta – e comparado.
A projeção de caixa é um instrumento para planejar o futuro financeiro da sua empresa. Contudo, muitas companhias não aplicam esse tipo de perspectiva no gerenciamento de recursos e só se importam com o momento, o agora, que, no caso, é o fechamento de cada mês.
Isso com certeza trará problemas cedo ou tarde, afinal, se não há previsões, qualquer erro se torna fatal pois o tempo hábil que poderia ter existido para evita-lo, não existe.
Mesmo que, como gestor da sua empresa você não tenha tanto contato com a administração financeira, não deixe de tomar as rédeas do futuro da sua empresa. Por isso, exija uma previsão das receitas e das dívidas, dos pagamentos e dos recebimentos. Dessa forma você não será surpreendido por saldos cada vez mais negativos.
Faça com que a projeção de fluxo de caixa seja o seu braço direito na hora de tomar decisões. Ela vai te ajudar a descobrir aonde o seu negócio está indo: se é em direção a um terreno fértil ou se existe alguma uma possibilidade de seca.
Você já sabe que a projeção de fluxo de caixa te ajuda como parte de uma estratégia campeã para os seus negócios. Com ela, o gestor da empresa tem mais certeza na hora de escolher qual o próximo investimento a ser feito ou que custo que deve ser reduzido ou cortado.
Para aprender detalhadamente como se faz, leia o artigo: Fluxo de Caixa – Um Guia para iniciar e realizar o controle financeiro da sua empresa
Agora, se você tiver com dificuldade em elaborar o seu fluxo de caixa ou perceber que a sua equipe está precisando de um melhor suporte, não pense duas vezes: procure o seu contador.
As informações geradas por ele é ferramenta e subsídio para tomada de decisão e construção do fluxo de caixa de sua empresa. Essa será uma boa maneira de evitar preocupações e reduzir ao máximo qualquer risco de perda ou desperdício dos recursos da sua empresa.
Tenha em mente também que, a longo prazo, essa é uma forma de acompanhar os gastos, para que você possa investir no crescimento da sua empresa. Então não perca tempo, comece agora fazer a projeção de fluxo de caixa da sua empresa!
Você ainda tem alguma dúvida sobre os métodos de planejar a gestão financeira do seu negócio? Deixe um comentário que a gente te ajuda! 🙂