A rotatividade de funcionários dentro de uma organização, também chamado de turnover, significa a relação que há entre a quantidade de demissões e o número de admissões ao longo de um período determinado.
Normalmente, este índice aumenta quando a empresa gera muitos desligamentos dos empregados ou os colaboradores tomam a iniciativa de pedir demissão com frequência.
O problema é que, se a sua empresa tem um grande turnover, ela não está sabendo como segurar seus talentos, que partem em busca de novas oportunidades no mercado por não confiarem na organização ou não se sentirem motivados para trabalhar nela.
Então, o que você poderia fazer para evitar a rotatividade de funcionários na empresa? Continue acompanhando e confira algumas dicas!
As empresas demitem funcionários por diferentes motivos, como a inadequação profissional de certo colaborador ou cortes necessários da folha de pagamentos.
Porém, se o funcionário pedir demissão, é conveniente descobrir os motivos que levaram a pessoa a deixar a organização e procurar um novo emprego em outra empresa. Faça uma entrevista com o ex-funcionário, para entender o que fez com ele tomasse essa decisão.
As pessoas não só trabalham melhor e aumentam a produtividade em um ambiente no qual há bom entendimento e os colegas se ajudam mutuamente: porém, elas se sentem bem e mais confortáveis para realizar seus serviços no local.
Pense na parte visual dos espaços laborais, aposte nas cores mais calmas, ótima iluminação e facilite a organização de documentos e equipamentos de trabalho. Além disso, solucione as pendências pessoais que ocasionalmente possam surgir entre os funcionários.
É essencial comparar o quanto sua empresa paga para cada função ou cargo, com o que é pago pelas empresas concorrentes na sua região.
Se as remunerações forem mais ou menos semelhantes, você terá mais chance de segurar os talentos por mais tempo na sua empresa, mantendo a satisfação com esta parte em nível razoável.
Estude iniciativas para estimular os funcionários a continuarem na empresa por muito mais tempo, a ponto de se sentirem mais valorizados e se empenharem a trabalhar mais.
Uma ideia é ter um plano de carreira interessante. Outro aspecto é oferecer benefícios além das questões salariais, como seguros de saúde e de vida, participação nos resultados e prêmios para desempenho, por exemplo.
Outra ação apropriada para que os funcionários se sintam mais valorizados e até mais autoconfiantes é se a empresa oferecer treinamentos periódicos.
Cursos, palestras e aperfeiçoamentos diversos são excelentes para que os colaboradores adquiram novos conhecimentos e passem a cultivá-los dentro da cultura corporativa da organização em que trabalham.
Isso permitirá, inclusive, que funcionários se tornem capazes de desempenhar outras funções e cumprir novas tarefas.
Algum índice de rotatividade acontece normalmente em toda empresa. Mas se esta taxa for elevada, a sustentabilidade da organização fica comprometida.
Há custos altos envolvidos tanto na demissão dos funcionários quanto na contratação dos novos. Isso sem falar nos investimentos de recursos e de tempo para o treinamento e adaptação das pessoas que estão chegando à empresa.
Você tem tido problemas com a alta rotatividade de funcionários na sua empresa? Como tem lidado com a situação? Compartilhe através dos comentários!