Mesmo durante as crises econômicas, existem alguns tipos de negócios que continuam a ter aceitação do público consumidor.
Certos negócios, inclusive, podemos dizer que até prosperam exatamente graças à crise. É o caso, por exemplo, das indústrias da área da beleza ou do setor alimentício.
Se você deseja abrir um negócio, mas não sabe por onde começar em tempos de crise, saiba quais são os negócios que dão certo, a despeito dessas dificuldades!
A indústria da beleza, mesmo em tempos de crise, possui crescimento vertiginoso: em 2014, segundo o G1, o setor de higiene, cosméticos e produtos de beleza em geral movimentou mais de R$ 100 bilhões, correspondente a quase 2% do PIB.
Com isso, investir em um salão de beleza ou uma loja de produtos cosméticos, por exemplo, é uma boa opção já que mesmo com o dinheiro curto as pessoas não abrem mão de se cuidar. Além disso, o baixo investimento inicial é um atrativo para esse tipo de negócio.
Um consumidor durante a crise pode não trocar o carro ou a casa e pode cortar gastos extras, mas ele não vai deixar de se alimentar. Por isso, o setor alimentício também continua crescendo e se expandindo.
Os dados mostram que no primeiro bimestre de 2015, em relação ao mesmo período de 2014, o faturamento dos supermercados aumentou 1,93%. A previsão de crescimento do setor para o ano, por sua vez, é de 2% — contra os quase 2% negativos de previsão para o PIB.
Além disso, a popularização de locais como os food trucks também aumentam as chances de um negócio no setor alimentício.
Em um momento de crise econômica o poder de compra do consumidor diminui e, com isso, ele tende a investir mais no reparo dos itens defeituosos do que na compra de novos.
Por isso, uma empresa de reparos, pequenos ou grandes, tende a ter boas chances. É o caso, por exemplo, de uma empresa que promove pequenos consertos em roupas e calçados, tornando-os como novos.
Em maior escala estão os consertos e reparos domésticos, como conserto de encanamentos e sistema elétrico, por exemplo.
As drogarias configuram-se como outro tipo de negócio que dá certo em tempos de crise econômica, já que as pessoas não podem abrir mão de tomar remédios necessários para a saúde.
Além disso, a maioria das drogarias também oferece produtos de higiene, beleza e cuidado pessoal, os quais nunca deixam de ser procurados pelo consumidor.
Outra tendência em períodos de crise econômica é de que as pessoas se cuidem mais e prestem mais atenção à saúde. Com isso, os negócios ligados à vida saudável têm chances de prosperar em meio a um momento desfavorável.
É o caso de academias, lojas de suplementos e produtos saudáveis ou restaurantes voltados para uma alimentação saudável, por exemplo.
Pode parecer inusitado, mas com a crise econômica casais ou mesmo solteiros procuram formas de aliviar o estresse e viver bons momentos. Aliado a isso está o fato da necessidade de uma redução de custos.
Como as pessoas ficam mais em casa, surge a necessidade de inovar. Por isso, o setor de mercado erótico afirma que a procura em 2015 tem crescido entre 15 e 25%.
Por mais que os tempos estejam difíceis, existem alguns negócios que dão certo mesmo em tempo de crise, tanto pelas circunstâncias, quanto por seu crescimento naturalmente acelerado.
Se você pretende empreender, pode ser uma boa opção escolher um desses negócios promissores, aumentando suas chances de sucesso. Qualquer que seja o segmento escolhido, entretanto, economizar em sua empresa é fundamental para a saúde e sucesso econômico.
Quer ficar por dentro de algumas dicas? Baixe totalmente grátis o nosso e-book com 69 dicas rápidas sobre como economizar na sua empresa!