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Marketing 3.0! Você já ouviu falar nele?
O 3.0 nos faz pensar em algo “futurístico”, que vai demorar a acontecer, porém, o Marketing 3.0 é atual e já está sendo aplicado por diversas empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Ou seja, é algo que está mais presente do que nós podemos imaginar.
Uma coisa é certa: a competitividade está cada dia maior e o empreendedor necessita posicionar sua empresa e ter um diferencial competitivo.
As pessoas mudam, o mercado muda, e para a empresa continuar sendo um organismo vivo, o empresário precisa estar atento e não ser pego de surpresa.
Uma questão importante é entender esse novo marketing e fazer um plano executável para conseguir novos clientes.
E então, ficou curioso para entender como funciona? Continue lendo!
Se tem algo que é inegável e que todo empreendedor sabe, ou pelo menos já ouviu falar, é a máxima:
“O Marketing é a alma do negócio”.
A frase pode até ser amplamente conhecida, mas será que os empresários refletem profundamente sobre o que é o Marketing e o motivo dele ser “a alma do negócio”?
De acordo com Philip Kotler, um dos gurus do Marketing:
Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
1. A evolução do Marketing
O tempo passa, a tecnologia evolui, os hábitos das pessoas mudam, e as empresas precisam se adaptar à essas mudanças.
Poucos sabem, mas o Marketing é um processo evolutivo, e para entender o Marketing 3.0, precisaremos voltar aos seus primórdios e compreender os anteriores, também conhecidos como Marketing 1.0 e Marketing 2.0.
i. Marketing 1.0 – Onde o produto era o foco
Imagina a dificuldade que você teria em encontrar o seu carro no shopping, se ainda estivéssemos na era do Marketing 1.0! ?
O que chamamos de Marketing 1.0 nasceu com o final da Revolução Industrial, na passagem do século XVIII para XIX.
O período foi caracterizado pela venda focada unicamente no produto e não no cliente.
Uma vez que era identificada uma necessidade geral, o produto que poderia saná-la era produzido massivamente. Assim a empresa aumentava a sua economia de escala e poderia inclusive, vender seus produtos por um preço mais em conta.
Porém, nessa época elas não se importavam com diferenciais ou customização. Os produtos tinham sempre as mesmas características e as pessoas eram obrigadas a aceita-los daquela forma.
ii. Marketing 2.0 – Ouça o consumidor, pois ele sempre tem razão
Com os aprendizados oriundos do Marketing 1.0, notou-se a necessidade de dar voz ao consumidor. Afinal, é graças ao consumidor que as corporações nascem, crescem e se desenvolvem.
Nessa era, destacam-se a satisfação do cliente, a customização dos produtos e o relacionamento de um para um.
Aqui as empresas passam a considerar os anseios e características dos seus consumidores, com a finalidade de retê-los e criar uma relação de satisfação e lealdade. Também entendem, que com a ajuda de seus clientes, elas podem aprimorar seus serviços e melhorar a qualidade de seus produtos.
As concorrências se tornam mais acirradas e o estudo de mercado e a busca por diferenciais se torna crucial para a sobrevivência das empresas.
As Havaianas são um exemplo clássico de excelente atendimento e valorização da opinião de seus clientes. A variedade de produtos só aumenta e eles são número 1 no mercado.
2. Marketing 3.0 – O Marketing evoluiu e está ligado aos seus sentimentos
O Marketing 3.0 é algo mais profundo, apesar de ser uma mistura dos dois primeiros conceitos – atrair o consumidor por sua necessidade e levar seus anseios em consideração – o propósito do Marketing 3.0 é criar uma relação de “amizade” com seus clientes.
Tanto ele evoluiu para essa relação, que muitos classificam o Marketing 1.0 e 2.0 como Marketing da Interrupção, onde o consumidor ela abruptamente interrompido e a relação não era assim tão boa, para o Marketing da Atração (3.0) onde os clientes são atraídos para as ações da marca.
Aqui, a relação é de humano para humano, onde as marcas se preocupam em entender os princípios e valores de seu público-alvo, e agir de forma condizente com isso.
Um bom exemplo são empresas que deixam de fazer testes em animais, ou as que diminuíram de alguma forma o seu impacto na natureza. Elas souberam ouvir a opinião da sociedade, que já não aceita mais esse tipo de atitude, e como forma de respeito, passaram a implantar soluções. Com isso mais do que falar, as empresas tem que ouvir e se relacionar.
Isso gera valor para o consumidor, que sente que realmente é ouvido e levado em consideração.
Aqui na Capital Social nós também incorporamos o Marketing 3.0 na nossa cultura. Para nós, além de cada cliente ser único e tratado de forma individualizada, nós buscamos gerar valor tanto para eles quanto para a sociedade.
Como fazemos isso? Além de entregar os serviços que todos esperam, através do nosso site criamos um canal de comunicação, compartilhando gratuitamente nossos conhecimentos sobre gestão e sempre respondendo solicitamente às suas perguntas. Além disso realizamos projetos sociais através do Instituto Capital Social, no qual somos mantenedores e contribuímos com a mudança na vida de muitas pessoas ❤.
Então, como já colocamos em prática essas atividades, explicarei agora:
3. Os pilares que sustentam o Marketing
Baseado em pesquisas, conversas com outros experts e experiência de anos, Steven Van Belleghen acredita que até 2020 o Marketing será baseado em 3 pilares:
- Foco no consumidor
- Tecnologia como facilitador
- Vender sem vender
A seguir, vamos explicar um pouco mais como funcionam esses três pilares.
i. Foco no consumidor
O foco no consumidor continua sendo o carro-chefe. Porém, o comportamento do consumidor muda, e junto com ele precisamos mudar para nos adaptar aos três fatores que já influenciam e continuarão a influenciar o seu comportamento no futuro. São eles:
- Adoção de novas tecnologias
- Transparência
- Seletividade
Até 2020 a internet e novas tecnologias estarão mais presentes na vida da população, tornando mais próxima a relação empresa-cliente. Em consequência disso, o consumidor terá ciência de quais empresas estão dando certo ou não e quais os motivos, dando então preferência àquelas que fornecerem um melhor serviço e não o fornecedor mais próximo.
ii. Tecnologia como facilitador
Acompanhar as novas tecnologias é imprescindível para quem quer seguir no mercado. Por mais que muitos empreendedores sejam conservadores, é preciso entender que se não se adaptarem, acabarão sucumbindo.
A tecnologia integrada ao marketing e serviço permitirá, por exemplo:
- Melhorar a experiência com fornecedores e contato com clientes, e
- Aumentar a eficiência na produção, que consequentemente aumenta a satisfação do consumidor, diminui custos e aumenta lucros
Na Capital Social, implantamos medidas simples que foram suficientes para agilizar e melhorar a comunicação com os nossos clientes. Essas medidas foram: passar a utilizar o WhatsApp para solicitações e utilizar o Skype para reuniões.
E além disso, já têm empresas hoje em dia que compilam os dados dos consumidores (Big Data e Analytics), cruzando informações pessoais às vontades e desejos. Isso além de melhorar o relacionamento, ainda permite as empresas fazerem algumas previsões e as ajuda a alcançarem os objetivos acima citados.
iii. Vender sem vender
Exatamente isso! Vender sem vender.
Essa afirmativa causa bastante estranheza num primeiro momento, porém, atrair os consumidores será mais difícil. Isso porque eles poderão escolher quais conteúdos lhe serão mais relevantes. Para atrair o consumidor, a companhia precisará dar a ele algo que ele considere de valor. Não o produto em si mas algo que poderá ser feito com ele.
Princípios essenciais para “Vender sem vender”:
- Invista na sua própria mídia
- Use conteúdo para obter dados de leads
- Design
Faça com que linkem para o seu site e o usem como referência. Invista em criar um conteúdo útil e bacana, que atraia as pessoas e as faça sentir gostinho de “quero mais”. Lembre-se que este é o marketing da atração, então o consumidor precisa desejar ser seu cliente.
Aproveite seu conteúdo para captar dados dos clientes e cruzá-los para obter informações úteis e até fazer uma ligação.
E por último o conteúdo para chamar a atenção, precisa estar casado com um bom design, que ajude a atrair a atenção do cliente para o seu site e o faça se interessar por ele.
4. Como implementar uma estratégia de Marketing na sua PME
Agora que já entendemos a importância do Marketing 3.0 para uma empresa, é preciso entender como coloca-lo em prática. Será a partir dessa estratégia que será possível ver mais claramente os pontos positivos fortes e fracos do seu negócio, identificar as oportunidades e estabelecer metas e objetivos que sejam coerentes com a realidade da empresa.
Mostraremos agora, como implementar uma estratégia de marketing.
i. Analise o cenário atual
Para poder projetar o futuro, é necessário entender o presente, a realidade da sua empresa. Para isso, é preciso se questionar sobre como as coisas estão seguindo.
Hoje, qual o seu faturamento? Quanto custa para conseguir um cliente? Os investimentos em marketing estão dando retorno? Existem outros investimentos? Se sim, eles estão surtindo efeito?
Para ter uma noção de como a situação está, é importante – com base nas perguntas acima – analisar o ROI (Retorno do Investimento), que é a principal métrica do Marketing. Com base nisso, as coisas ficarão mais claras e você poderá seguir em frente.
ii. Entenda o seu ramo de atividade
Pode parecer estranho essa dica, entretanto muitos empreendedores não entendem, de fato, como seu ramo de atividade funciona em sua plenitude. Nesse aspecto, é preciso pensar de forma estratégica como está o ramo de atividade nesse momento e isso só será possível fazendo um estudo de mercado.
Entenda primeiramente quais são as necessidades primárias da sua empresa, como por exemplo: contato com fornecedores e compra de materiais.
Liste todos os possíveis fornecedores que você pode vir a ter e veja qual te traz o melhor custo-benefício.
Sobre materiais, faça uma pesquisa sobre os mais fáceis e difíceis de achar e trace planos de logística que permitam lucro e não sobrecarreguem a sua produção.
iii. Estude os seus concorrentes
Estudar os concorrentes, significa de maneira crítica, analisar seus pontos fortes e fracos. Entenda a fundo esses empreendimentos e encontre oportunidades de se destacar deles, seja inovando no seu produto ou serviço, seja criando uma promoção específica.
Importante aqui é saber utilizar a situação atual a seu favor.
iv. Entenda o seu público-alvo
Escreva o perfil do seu público-alvo e construa a sua persona. Identifique:
Qual a faixa-etária que você quer atingir com o seu produto ou serviço? Qual a região que esse público está presente? Qual a classe social? O que esse público gosta de fazer nas horas vagas?
É importante fazer essas perguntas para conseguir segmentar a sua estratégia de marketing de forma mais certeira a atingir o seu público.
v. Trace o seu objetivo
Com base nessas informações, trace um objetivo que seja claro e conciso com a realidade da sua empresa no momento. Não tente dar o passo maior que a perna e nem crie objetivos vagos.
Uma dica, é usar a metodologia das metas SMART, que induz os seus objetivos a serem:
- Específicos
- Mensuráveis
- Atingíveis
- Relevantes
- Temporais
Ou seja, seus objetivos precisam ser possíveis de medir, possíveis de atingir, relevantes e possíveis de realizar em um determinado período de tempo.
vi. Coloque seus esforços no Marketing Digital (e ouça seus clientes)
Aproveite as infinitas possibilidades que a internet traz e aumente a visibilidade da sua empresa.
Utilize-se das redes sociais para criar uma relação mais aproximada com o seu público, monitore o que estão falando da sua marca, entre em contato com eles, entenda seus anseios e coloque ações em prática.
Construa um site e mantenha um blog, engaje a sua audiência. Não tenha medo de utilizar o 3º pilar do Marketing do Futuro, porque ele com certeza é um grande aliado para o seu negócio.
Conclusão
O Marketing é uma ciência e uma arte, cujo objetivo é explorar o mercado, analisar as necessidades, focar em tendências e gerar valor para o seu público-alvo.
Nem sempre foi assim, o Marketing passou por períodos evolutivos e agora, atinge seu nível 3.0, também conhecido como Marketing do Futuro. Nessa nova era de comunicação e interação, é importante que as empresas se atentem à essas mudanças sutis e se adequem à elas.
O Marketing 3.0 foca nas emoções e desejos, no cerne do ser humano, criando proximidade, ouvindo seus apelos e atendendo aos seus anseios.
Investir nessa mudança vale muito à pena, pois prova que a empresa se preocupa com a mudança comportamental de seus consumidores.
E então, você já implantou ou pretende implantar o Marketing 3.0 na sua empresa? Conte para a gente nos comentários!
Até a próxima! 😉