Blog

Home/Administração | Finanças/O poder dos hábitos para Empreendedores – Como fazer seu negócio crescer com as atitudes certas

O poder dos hábitos para Empreendedores – Como fazer seu negócio crescer com as atitudes certas

Você já tentou estabelecer algumas rotinas no trabalho sem sucesso?

No começo até que tudo vai muito bem, até desandar. É a Gestão do Pessoal que não vai para frente, o Planejamento que não é executado e os negócios simplesmente param.

Sabemos que o dia a dia de um empreendedor é agitado, a solução para isso pode ser adotar Hábitos que te ajudem nos seus desafios.

Os Hábitos estão no nosso dia a dia, como escovar os dentes pela manhã ou tomar aquele cafezinho depois do almoço. O fato é que tudo acontece tão automático, que escolher entre maus e bons hábitos pode fazer total diferença.

Acompanhe este post para descobrir o Poder do Hábito e o que você pode fazer sobre isso…


Sem tempo de ler? Experimente ouvir o artigo, é só clicar no player abaixo!

1. Como funciona um Hábito

Eu costumo pensar no ser humano como uma máquina completa. Se olharmos a evolução do automobilismo, poderemos encontrar nos carros vários aspectos do funcionamento do corpo humano.

Um exemplo disto é a função Start Stop, que desliga o motor do carro quando ele para no farol para economizar combustível. No nosso corpo há uma função semelhante e o responsável por comandar é o cérebro.

Desde o surgimento do Homo Sapiens o nosso cérebro tenta de todas as formas economizar energia. Isso, inclusive, está ligado a nossa sobrevivência enquanto espécie. A forma encontrada por ele foi adotar Hábitos.

Os Hábitos são atividades automáticas que realizamos, e normalmente são rotineiras e estão ligadas ao nosso modo de viver. Estes Hábitos são guias que nos mostram o caminho de determinada atividade mesmo sem ajuda da memória. Esses padrões nos permitem, por exemplo, ir ao banheiro de noite mesmo desacordados.

Ter o controle e escolher os Hábitos certos pode fazer toda a diferença em nossas vidas, pois através deles adquirimos mais controle sobre os caminhos que escolhemos e podemos adotar uma vida mais saudável e produtiva.

Agora, se escolhermos maus hábitos, o efeito é ter diversos problemas de saúde, obesidade, vícios, etc…. já viu onde isso vai parar, não é mesmo?!

Perceba, os hábitos fazem parte de 40% do seu dia… transforme eles e transforme a sua vida.

2. Como estabelecer hábitos, mudando os ruins e escolhendo os bons

Ciclo da mudança de hábito

Vou te fazer uma pergunta: o que é preciso para mudar um hábito? Como sugestão pense em como iniciar e continuar a academia fazendo exercícios físicos.

Muita gente vai responder Força de Vontade. Não é mesmo? O que mais seria capaz de você acordar no frio da manhã e ir até a academia? Só ela mesmo.

Mas achar que é por causa da força de vontade, é a causa de desistirmos antes mesmo de se tornar um hábito.

Charles Duhigg no seu livro O Poder do Hábito descobriu que os hábitos são compostos de um ciclo que é composto por uma deixa ou gatilho, uma atividade ou rotina e uma recompensa. Sem esse ciclo seria impossível nossos cérebros entenderem as minúcias da vida cotidiana e ficariam sobrecarregados.

Pois bem, entendendo e atuando sobre esses componentes é possível mudar os hábitos. Para entender, vamos falar mais sobre esse ciclo.

i. Gatilho ou Deixa

O gatilho ou deixa é o que faz com que o cérebro e você inicie uma atividade. Um exemplo já usado aqui no texto por ser o mais comum é escovar os dentes pela manhã. Você acorda e logo percebe que precisa escova-los. Outro exemplo é o cansaço no trabalho que é a deixa para tomar um café, ou ainda (falando de hábitos ruins) fumar um cigarro.

Esses gatilhos podem ser de diversos tipos, como uma localização ao se chegar ou sair de determinado lugar, um horário, um Estado Emocional, ou ainda, estar com outras pessoas.

Eles dão sinais ao cérebro que precisa ser executada determinada atividade.

ii. Rotina ou Atividade

Aqui vamos economizar algumas explicações pois não precisa. Trata-se da atividade ou rotina propriamente dita, que pode ser física, como exercícios físicos, caminhar, executar uma ação, ou podem ser intelectuais e emocionais, como estudar, escrever uma mensagem ou ainda ler um livro.

iii. Recompensa

A recompensa é o que se ganha executando tal atividade. Ficando com o exemplo de escovar os dentes temos o frescor da boca e a sensação de limpeza, indo para ler um livro ou fazer um curso, temos adquirir novos conhecimentos, a atividade física faz com que tenhamos uma vida mais saudável ou ainda ao comer um chocolate, temos uma sensação de bem estar.

iv. Tudo bem, mas como estabelecer um hábito?

Estabelecer novos hábitos é uma tarefa muito complicada, o ideal é mudar hábitos já existentes, trocando uma rotina ruim por uma rotina boa. Nossa vida está cheia de rotinas ruins, quer um exemplo?

Você está meio cabisbaixo e quer uma dose de serotonina. O que você faz? Come um chocolate ou faz uma hora de exercícios físicos que terá o mesmo efeito? Muito provável é que irá comer o chocolate.

Para mudar, é preciso entender o ciclo de suas rotinas atuais, ou seja, a deixa, a atividade e a recompensa. Depois de entender o que te motiva, e como funciona esse hábito, é necessário que você mantenha a deixa, ou o gatilho e mude a atividade. Se possível amplie a recompensa para que o esforço seja recompensado.

Adotando essa nova prática por algum tempo, isso se tornará rotineiro e um hábito em sua vida. Escolhendo e adotando bons hábitos, a recompensa será ainda maior.

3. Quais são os 7 Hábitos que vão te ajudar a Empreender com sucesso

Hábitos para empreendedores

Vamos lá, depois de toda essa leitura, é hora de ir para a prática e adotar hábitos que com certeza levarão a sua vida e a sua empresa para outro patamar.

i. Aproveite as manhãs para rotinas saudáveis

Antes de mais nada, temos que cuidar de nossa saúde e especialistas dizem que utilizar o período da manhã é o melhor para ter um excelente dia.

Além disso, podemos usar o gatilho de acordar para tomar um café da manhã equilibrado, fazer exercícios físicos, planejar o dia e ainda meditar.

ii. Crie metas para o seu dia

Criar as metas para o seu dia dará o controle sobre o que acontece em sua vida. Fazer as metas para o dia te ajudará a ter foco no que é mais importante.

É muito comum não ter foco e acabar o dia esgotado e com a sensação de que não conseguiu entregar nada… é isso que prejudica a força de vontade, cuide disso!

iii. Descanse a mente

Trabalhar durante um dia inteiro provocará seu esgotamento físico e mental ,e o segredo para que isso não aconteça é descansar a mente através de pausas.

Aqui na Capital Social utilizamos o método Pomodoro que regula pausas após um período de concentração, vale a pena adotar.

iv. Determine prazos de entrega

Ao se ter prazo de entrega para tarefas e atividade, se cria o senso de urgência e você consegue resolver mais rápidos problemas complexos.

Tem muita gente que trabalha com o seu notebook longe da fonte e tomadas para terminar uma atividades antes de esgotar a bateria.

Outra ação é a técnica dos dois minutos, se uma atividade vai levar somente 2 minutos resolva ela na hora.

v. Tenha Pressa

Adote a pressa no seu negócio. Utilize por exemplo processos testados e de sucesso, chamado de boas práticas, assim ganha-se tempo.

Valide também seu negócio com um MVP e seja rápido em provar o que dá certo e o que dá errado.

vi. Saiba dizer não

Dizer não, assim como ter pressa te fará ganhar tempo. Steve Jobs já falava sobre isso, pois priorizar e ter foco é saber dizer não para todas as outras coisas e atividades que não merecem a sua atenção.

Além disso, por vezes dizemos sim somente para agradar ao outro sem olhar para as nossas prioridades, saiba identificar isso e a cair fora de roubadas.

vii. Reserve tempo para os estudos

É impossível ir a frente somente com o que sabemos, pois se isso fosse verdade já teríamos alcançado os nossos sonhos.

Estude, leia, fale com parceiros de negócio para evoluir, qualquer iniciativa aqui para se ganhar conhecimento é válida.

4. Conclusão

Exploramos nesse artigo os hábitos, o que eles são e como funcionam e principalmente como fazer para muda-los. Isso é de total importância para empreendedores, pois hábitos consomem cerca de 40% de nosso dia e são a razão do sucesso e do insucesso de muitas empresas.

Os hábitos ruins são comuns e mais fácil de adota-los, por isso é necessário identificar os gatilhos, atividades e recompensas para que possamos fazer uma mudança efetiva.

Ao longo do texto também podemos levar até você hábitos dos empreendedores de sucesso que com certeza se adotados da forma correta poderão levar você e sua empresa para outro nível.

E você, tem hábitos saudáveis no seu dia a dia? Reconhece a importância deles para sua performance? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude a outros colegas a adotarem essas boas práticas.

Recomendamos para você:  MVP e MEI: Como essas siglas podem ajudar a criar um negócio de sucesso

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.