Esse é um texto diferente do habitual aqui no nosso blog, o motivo é bem simples: ele tem um propósito especial!
No dia 23/04 é comemorado o Dia do Livro e nada melhor do que esse dia para falar um pouco sobre leituras interessantes e que agreguem conhecimento, não é mesmo?!
Aqui na Capital Social nós costumamos sempre nos reciclar, a leitura está no nosso DNA e sempre que há alguma novidade, buscamos nos atualizar.
Com isso, temos uma série de livros bacanas aqui na nossa prateleira e pretendemos aproveitar o momento para compartilhar alguns que certamente agregarão e muito, a você empreendedor. Temos certeza que a leitura te dará vários insights sobre estratégia, planejamento, gestão do tempo, relacionamento com clientes e muito mais!
Então vamos lá?!
O livro “Organizações Exponenciais – Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)” é um verdadeiro guia de sobrevivência para o empresário do século XXI.
O livro é escrito por: Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest.
“Por que essas empresas crescem numa velocidade tão alta?”, essa é a pergunta que move o livro e você mesmo já deve ter se perguntado sobre isso. A leitura certamente te dará essa resposta.
Salim entrevistou uma série de CEOs de diversas empresas de sucesso que estão crescendo a uma velocidade muito maior que uma empresa típica e analisou como as organizações atuais precisam se adaptar para crescerem tanto quanto.
O que ocorre é que nos últimos anos observamos o surgimento de novas empresas que vêm se mostrando mais eficientes, atraentes e rentáveis do que muitas organizações que conhecemos.
As chamadas organizações exponenciais vêm transformando o mercado atual e lançando uma luz sobre temas antes não debatidos. Esses temas são, por exemplo: a modernização de processos, o gerenciamento de equipes heterogêneas e a utilização inteligente da tecnologia.
É por isso que essas organizações, só tendem a se expandir cada vez mais e você deve transformar a sua empresa em uma delas! Leia e descubra como.
Ficou interessado? Antes de adquirir o seu exemplar, você pode dar uma olhada num artigo que escrevemos sobre organizações exponenciais clicando aqui.
O livro “A estratégia das 3 caixas – Um modelo para fazer a inovação acontecer” foi escrito por Vijay Govindarajan.
Toda organização que deseja inovar, acaba se deparando no meio do caminho com certos dilemas. Um bom exemplo é: como balancear recursos (tempo, pessoas, energia e dinheiro) enquanto gerencia o presente e planeja o futuro.
Grande parte das empresas que estão passando por transformações, acabam batendo de frente com essas questões.
Porém, há um terceiro fator que tem grande força sobre esses 2 citados anteriormente: o passado.
O passado e o apego a ele, geram grandes empecilhos para a mudança e evolução!
E na grande maioria das vezes, esse medo de mudar impede as empresas de crescerem, pois, com o medo da mudança, é impossível melhorar os seus processos.
O modelo das 3 caixas trabalha justamente como balancear esses aspectos temporais com base no nosso desejo de evoluir.
No modelo, as 3 caixas têm como pilares principais:
O segredo da inovação está em conseguir operar essas 3 caixas da maneira correta.
O livro “Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais” do Gustavo Cerbasi tem como objetivo dar condições do leitor, saber mapear a situação financeira da sua empresa utilizando o conjunto de ferramentas contábeis e de análise descrito ao longo dos capítulos.
Com isso, a tomada de decisão se tornará muito mais assertiva.
Entre os tópicos abordados no decorrer do livro, temos:
Mesmo sem ser um especialista na área financeira, você precisa conhecer as finanças do seu próprio negócio e a leitura desse livro dará à luz necessária para isso.
O livro “Experiência inesquecível para o cliente – Estratégias para Revolucionar o Atendimento” tem como autores Ken Blanchard, Kathy Cuff e Vicki Halsey.
Sabemos que é imprescindível dar uma boa experiência aos nossos clientes, afinal, será através de um bom atendimento que conseguiremos manter com eles uma relação saudável e duradoura. Também sabemos que um cliente satisfeito pode trazer os seus amigos para a empresa e isso, além de muito benéfico, também diminui em muito, o custo de aquisição de cliente.
Kenneth Blanchard é líder de uma das maiores empresas de consultoria empresarial do mundo. É através deste livro que compartilha com o leitor as suas experiências, além de passar excelentes ensinamentos sobre não só como tratar seus clientes, mas também sua equipe.
Aqui na Capital Social nós já praticamos esses preceitos e, através de mensuração com o método NPS, estamos notando que nossos clientes estão cada vez mais satisfeitos com nossos serviços. Vale a pena a letura!
Estamos vivendo uma era de transformação! A cada dia que passa, novas formas de ver o mundo surgem, as tecnologias se desenvolvem, metodologias de trabalho são criadas… e o empreendedor que deseja sobreviver e ver a sua empresa crescer, precisa estar atualizado.
E para se atualizar, nada melhor que acompanhar as tendências do mercado, não é mesmo?! Para isso, é essencial uma boa leitura. Os livros indicados nesse artigo foram cuidadosamente escolhidos, por serem referências em: como melhorar a eficiência da sua empresa, como inovar através do gerenciamento do tempo, como conhecer as finanças da sua empresa mesmo sem ser contador e como dar uma experiência inesquecível ao seu cliente.
Uma boa leitura gera grandes aprendizados, então, sempre que puder, leia e coloque em prática os novos conhecimentos adquiridos.
E aí, você já leu algum desses livros, já escolheu qual vai ler, ou tem algum para indicar? Compartilhe conosco nos comentários! 😉