O Brasil já enfrenta mais de 60 dias de negócios parados e afetados pela pandemia de COVID19, e a grande pergunta é quando iremos retomar. Afinal não é possível permanecer por mais tempo sem receita.
No início dos processos de quarentena, a preocupação era proteger as pessoas, preservar o caixa, analisar alternativas e proteger o negócio. Mas quais são os próximos passos agora já que nada sugere a normalidade anterior.
Isso é importante pois as perguntas é justamente como retomar os negócios.
Para isso precisamos entender as etapas de uma crise, e quais as oportunidades que ela revela. Isso vai ajudar a entender a etapa que estamos atualmente e principalmente como não ficar para trás. Vamos lá.
Por sorte o Brasil está um pouco atrasado no processo de infecção e isso nos permite a observar a retomada em outros países como China e a Europa e entender como essa crise é diferente.
A Bain & Co, empresa de consultoria, publicou uma grande contribuição para entender esse movimento pois analisou duas questões:
Bem, realmente eu acho que essas são questões centrais para a maioria dos negócios. A resposta para isso era agir agora para proteger o negócio, executar o hoje e reformular o negócio para o futuro.
Com isso, a Consultoria traz à tona a necessidade de reformular todo o planejamento das empresas, baseados em um esquema de 4 etapas de evolução.
A quarentena perde força em todo o país, mesmo com a curva acentuada de infecção, isso demonstra um processo de desgaste dessas medidas. Os negócios que fecharam estão começando a reabrir e os que não fecharam estão já reformulando seu processo de vendas.
Então, a preocupação das empresas devem estar em acelerar a recuperação da empresa, com a retomada de sua estratégia de vendas e ampliação de receitas. Estamos na terceira etapa e caminhando fortemente para quarta.
Então vamos ao processo de recuperação de negócios. Nessa etapa é preciso observar as incertezas e transforma-las em oportunidades.
Devemos para isso refletir sobre o negócio, realizar novos aprendizados e rever os processos de venda, pensando em formas de incrementar novas receitas.
Se neste exato momento você não está pensando em novas formas em trazer receitas para a sua empresa, você provavelmente terá um enorme problema no futuro. Este é o momento de abandonar aos poucos a postura defensiva que marcou a primeira parte da crise e passar para uma postura ofensiva.
Então para ajudar a refletir, seguem algumas perguntas que ajudarão:
Essas perguntas ajudarão a entender melhor o momento e começar a agir.
Desde a publicação do Livro Estratégia do Oceano Azul, a literatura de negócios criou uma série de evoluções em métodos de gestão de empresa e criação de negócios únicos. Tanto que falar disto aqui, parece algo antigo, mas de fato não é.
Nunca foi tão propicio falar sobre isso em uma crise como esta criada pela Pandemia. Afinal, estamos observando um ambiente totalmente hostil aos negócios, semelhante a um mar vermelho tratado no livro. Isso principalmente se o seu negócio ainda não é digital, e se depende de um fluxo de consumidores fisicamente.
No momento seguinte a pandemia iremos observar uma série de oceanos azuis que não existiam e ainda inexplorados. Teremos várias oportunidades de criar um valor único, e que poderão existir com custos reduzidos.
Estamos vivendo uma mudança grande no perfil de consumo, isso nos levará a entender que os líderes atuais não estão preparados para esse novo momento, criando uma série de “pescadores” despreparados e onde novos “marujos” poderão explorar esses “mares”.
E vamos nos lembrar que o pensamento digitalizado é algo ainda novo e que criação diferentes oportunidades ainda neste futuro que está chegando mais rápido.
Vamos pensar em possíveis mudanças que provavelmente teremos e que irá gerar oportunidades:
Diversos sistemas falharam ou não estavam preparados para os problemas que enfrentamos, eles vão morrer e renascerão com novas propostas, e é justamente isso que criará essas oportunidades e que você não pode perder.
A Curva de Valor é uma das ferramentas mais importantes ao buscar novos Oceanos Azuis e que podem ser utilizadas de forma simples e rápida para aproveitar as mudanças que destacamos e outras que porventura apareçam
Temos um template em Excel para você baixar e realizar esse exercício.
Essa ferramenta permitirá você entender o desempenho do seu mercado, plotando o valor gerado pelos concorrentes e por serviços/produtos substituídos e construindo algo totalmente novo e com custos menores. Temos um artigo aqui no Blog que fala sobre isso, mas abaixo uma explicação rápida e suficiente para iniciar.
Primeira ação é separar os concorrentes e os substitutos do seu mercado. A partir da análise deles classifique os atributos de valor de acordo com a percepção dos consumidores.
Após isso você de executar o modelo de quatro ações para desenhar uma nova curva com o seu negócio (não se esqueça de já ter respondido as perguntas provocadoras que colocamos acima). As quatro ações são;
Em nosso artigo original temos um exemplo disso acontecendo com o Cirque du Soleil, vale a pena acessar para entender melhor o funcionamento.
Em toda crise é preciso ter momentos de defesa e de ataque. Durante os primeiros 60 dias estivemos todos voltados a defender e proteger a continuidade dos negócios.
Agora é momento de rever e começar as estratégias ofensivas, onde toda a receita deve ser priorizada. Se sua empresa não está pensando em vender e incrementar receitas você deve rever imediatamente.
Novas oportunidades apareceram, por isso é importante entender as incertezas. Essa crise foi rápida demais, e teve o poder de antecipar muita digitalização em nossas vidas. Isso provocará mudanças no comportamento de consumidores e negócios.
Uma das formas de aproveitar isso é procurar novos oceanos azuis, eles aparecerão, e o importante que não tem um jeito certo para ter sucesso nele.
Por isso é importante ter parceiros que ajudem a sua empresa nessas novas etapas, e um exemplo disso é o Escritório Contábil do seu negócio. Aqui na Capital Social Contabilidade e Gestão estamos preocupados em oferecer o melhor serviço e informação para que você possa crescer.
Seja nosso cliente, fale com um consultor e venha com a gente.