Independentemente de ser uma empresa grande, com diversos setores e funcionários, ou um negócio pequeno, onde você tenha contato direto com os colaboradores todos os dias, gerir pessoas não é uma tarefa fácil.
Se antigamente essa responsabilidade ficava mais ligada ao RH, hoje em dia os líderes têm papel fundamental na motivação dos profissionais e, por isso, precisam estar muito atentos às boas práticas no ambiente de trabalho.
Isso inclui saber também o que não deve ser dito aos seus colaboradores. Cabe dizer que diversas vezes nós erramos na intenção de acertar, porém, tudo ficará bem mais fácil se você seguir algumas dicas sobre frases que devem ser evitadas no dia a dia corporativo. Confira:
Frases compostas por verbos no imperativo como “entregue”, “faça”, “execute”, “desenvolva”, etc, não pegam muito bem. Seus colaboradores acharão você arrogante e isso não será, de maneira nenhuma, positivo para sua imagem de gestor. Nesse caso, o ideal é explicar a importância daquilo que você está solicitando e fazer esse pedido de um jeito firme e objetivo, mas sempre com educação e respeito.
Existem diversas maneiras de dizer o quanto você é bom em alguma atividade, principalmente se você está num ambiente onde precisa liderar. Tenha em mente que sua experiência inspirará as outras pessoas.
Porém, é importante tomar cuidado, pois ficar se elogiando frequentemente soa prepotente e a equipe lhe achará “metido” – o que não será nada motivador e poderá afetar a produtividade dos profissionais.
Isso não é apenas para os líderes, mas se alguém lhe contou algo em particular, a boa educação manda manter isso em segredo. Cabe ressaltar que no ambiente corporativo essa questão é ainda mais delicada, pois envolve outros profissionais e as relações entre eles.
Portanto, se algum colaborador lhe contou algo, procure ser discreto. Saiba que ganhar fama de “fofoqueiro” será duplamente ruim, afetando quem confiou em você, assim como arranhando sua imagem perante os outros profissionais.
Dias ruins são normais para todo mundo, porém, lembre-se que descontar seu mau humor em quem não tem nada a ver com a sua vida pessoal é totalmente desnecessário. Portanto, lembre-se da educação e do respeito, que continuam sendo a chave de qualquer relacionamento.
Sendo líder você precisará também desenvolver a habilidade de minimizar esses problemas particulares e prestar atenção na equipe que precisa gerenciar. Além disso, você deve ser o exemplo de postura e, mesmo diante de problemas particulares, deverá separar as coisas do trabalho e não diminuir a produtividade.
Está aí mais um erro fatal de comunicação com seus colaboradores. Jamais use esse argumento em alguma discussão com o colaborador. Vale ressaltar que ele sabe que é você que paga o salário dele, mas essa colocação é deselegante e arcaica.
Mantenha um relacionamento de respeito com sua equipe.
Você pode realmente achar que o funcionário tem muita sorte por trabalhar na sua empresa, mas ficar jogando isso na cara dele parecerá uma chantagem emocional, além de muita imaturidade.
Por isso, não fique comparando sua empresa com outros lugares, mas procure valorizá-la por meio dos seus atributos, de maneira sutil e respeitosa – também em relação ao concorrente.
Saiba que enquanto líder você deverá estar sempre disposto a ouvir o que a sua equipe tem a dizer. Além disso, saiba que o seu papel é usar esse feedback para melhorar o ambiente de trabalho e engajar os profissionais.
Por isso, procure estar bem atento e, mesmo sabendo que os funcionários podem trazer algo aparentemente sem solução, ouvi-los demonstrará que você se preocupa com a opinião deles – e essa é uma boa forma de motivá-los.
Além disso, a sua equipe conhece muito o seu negócio, portanto, é bem possível que dela venham ótimas ideias para resolver problemas na prática.
Com essa frase você manda a inovação para bem longe da sua empresa. Saiba que um gestor precisa estar disposto a fazer mudanças dentro da empresa, além de procurar maneiras melhores de fazer o que já vem fazendo – mesmo que seja há muitos anos.
Por isso, procure entender de que maneiras as sugestões de mudança podem ser positivas para os seus negócios e não tenha medo de renovar os processos da sua empresa.
Criticar sem ser ofensivo é uma das missões mais delicadas para os gestores. Por isso, procure não apenas criticar seu colaborador, mas o faça junto a um incentivo, demonstrando compreensão.
Assim, o profissional vai perceber que errou mas vai também enxergar em você alguém que vai ajudá-lo a melhorar. Por isso, as instruções devem ser muito claras para que ele não fique com dúvidas. Além disso, nunca seja grosseiro ou agressivo e, em caso de considerações negativas, faça-as em particular.
Da mesma forma, não se esqueça de elogiar o colaborador quando ele tiver um bom desempenho. Isso fará com que as críticas sejam melhor recebidas e aceitas. Além disso, sua equipe verá que você não é um gestor que só sabe criticar mas sim alguém que também reconhece quando as coisas vão bem.
Agora, pense na sua rotina e lembre se você já cometeu alguns desses deslizes. Refletir sobre o seu posicionamento como líder, com base nessas dicas, lhe ajudará a gerenciar melhor sua equipe.
Se você lembrar de alguma situação ou tiver alguma dúvida sobre isso que conversamos, compartilhar com a gente também nos comentários.