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Por que os empresários de sucesso avaliam as suas empresas periodicamente?

Publicado por Regina Fernandes em 27 de maio de 2014
O que você vai ler neste artigo
  • Gestão estratégica
  • Patrimônio empresarial
  • Estude a concorrência
  • Faturamento x Valor da empresa

E se você tivesse que vender sua empresa amanhã, qual seria o preço? Essa é uma pergunta constante entre empresários de sucesso. E não é porque eles querem se livrar do seu negócio. Ora, se não querem passar adiante, por que eles avaliam suas empresas periodicamente? Será essa a chave do sucesso? Saiba aqui a importância dessa avaliação e o que se deve considerar ao fazê-la.

Gestão estratégica

Dar um valor à empresa faz parte da gestão estratégica e ajuda a detectar se os planos e objetivos da empresa estão sendo cumpridos. Além disso, vai indicar os caminhos a seguir para corrigir o que está errado.

Imagine a situação: você encontra um investidor, ele vai querer saber quanto a sua empresa vale. Essa pode ser a informação essencial para ele decidir se vai investir e quanto está disposto a colocar no negócio. O mesmo pode estar em jogo na hora de se fechar um negócio com um parceiro comercial.

Colocar um preço na empresa é complicado e subjetivo, principalmente para pequenas e médias empresas, com poucos anos de vida. Avaliar a empresa muito pra baixo pode ser ruim para a imagem, mas avaliar muito acima pode deixar o empresário com uma imagem de “sonhador” e que não conhece direito as regras do mercado. Como fazer para alcançar esse meio termo, então?

Patrimônio empresarial

Primeiro pode-se fazer uma avaliação do patrimônio empresarial, ou seja, máquinas, móveis, equipamentos como computadores, etc. Enfim, tudo de material que você possui dentro da empresa. Some tudo e coloque um valor em cifras. Depois, parta para a propriedade intelectual. Isso inclui marcas, patentes (se for o caso) e um bem muito valioso, que não deve ser esquecido nunca: os funcionários. Analise a qualificação deles, o tempo de trabalho e, claro, o salário pago. Inclua também a relação com os clientes. Cada contrato fechado vale muito!

O segundo passo é mais subjetivo. Avaliar os ganhos potenciais da empresa com base na probabilidade de ganhos futuros. Faça uma pesquisa de mercado: qual a projeção de crescimento do seu público-alvo? Essa informação pode ser usada na avaliação da sua empresa. Quanto maior for essa perspectiva, mais argumentos você terá para aumentar seu valor.

Estude a concorrência

Depois é hora de estudar a concorrência. Quantas outras empresas fazem a mesma coisa que você? Quanto mais competidores você tiver, menor será o seu valor. Onde você se destaca? Enumere seus diferenciais. Nessa etapa, veja quanto valem seus concorrentes. Alguma empresa semelhante foi vendida recentemente? Quanto custou? Pesquise ou peça ajuda de uma consultoria.

Faturamento x Valor da empresa

A terceira etapa refere-se às técnicas usadas por analistas financeiros. São diversos métodos possíveis, mas um deles relaciona o valor da empresa com o faturamento. Se você fatura ou sua previsão de faturamento é X, pode ser que o valor da sua empresa seja 2X, ou melhor, 3X. Empresas muito jovens podem ter dificuldade com esse método porque o faturamento é pequeno ou inexistente.

Parece complicado? Sim, não é fácil avaliar a empresa. Sobretudo porque é preciso fazer isso de forma sistemática. O mercado está em constante movimento e a realidade muda rapidamente. Pense bem, os empresários de sucesso fazem isso. Não seria então esse o segredo para entrar nesse time vencedor?

Ficou com dúvidas em como avaliar sua empresa? Quer deixar uma dica que pode facilitar esse processo? Utilize os cometários abaixo para compartilhar seu conhecimento!

 

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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