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O que o empreendedor deve fazer antes de abrir uma empresa

Publicado por Regina Fernandes em 10 de fevereiro de 2020
O que o empreendedor deve fazer antes de abrir uma empresa
O que você vai ler neste artigo
  • 1. Anotar suas ideias
  • 2. Pesquisar e estudar seu mercado, sempre
  • 3. Escolher um bom local (ou um bom domínio)
  • 4. Registrar a empresa

Os brasileiros, além de criativos, são o que podemos chamar de: bom empreendedor. É o que confirmam muitas pesquisas, como o Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e o relatório da Endeavor/Ibope. Mas nem sempre o ímpeto de empreender é o suficiente para alcançar o sucesso no mundo dos negócios. É necessário muito empenho e conhecimento sobre como fazer a boa gestão de uma empresa. Isso inclui a soma de planejamento com ideias e compreensão do mercado. Você está começando um negócio próprio ou pretende abrir um em breve? Então confira como acertar nos primeiros passos!

1. Anotar suas ideias

O empreendedor vive cheio de ideias na cabeça. São produtos e novidades que quer testar ou implementar no novo negócio ou mesmo outras ideias de empresas que pretende abrir um dia. Não deixe esses pensamentos se perderem: fazer anotações das ideias é primordial, já que é a partir delas podem surgir muitos negócios interessantes. Ao anotar, aproveite para refletir sobre elas, do ponto de vista do seu público-alvo. Afinal, o papel aceita tudo, mas os clientes são mais exigentes! É preciso ter foco na hora de escolher o que e para quem vender, para evitar surpresas com o incerto.

2. Pesquisar e estudar seu mercado, sempre

Não há como entender sobre o mercado ou setor em que você atua sem fazer pesquisas e estudos. Matricular-se em um curso de empreendedorismo é uma boa oportunidade de capacitação, mas não pare por aí. Uma vez que já tenha escolhido o segmento de mercado em que vai atuar, busque contatos em outras empresas do setor, frequentando eventos da área e nutrindo sua rede profissional – o que pode inclusive ser feito online, com a ajuda das redes sociais.

Leia jornais de economia, sites e revistas especializadas. Mas também busque leituras menos sóbrias, que tragam boas inspirações. Uma dica são as biografias de empresários bem sucedidos, como Steve Jobs, Silvio Santos e Abílio Diniz.

3. Escolher um bom local (ou um bom domínio)

Depois de delimitar seu segmento de clientes e saber certinho a proposta de valor do seu produto ou serviço, pense sobre os canais de distribuição. Ou seja: “como vou chegar até meus clientes ou como eles chegarão até a empresa?” Nesse quesito, a escolha de um bom local para se estabelecer (em caso de um negócio off-line) ou de um bom domínio para registrar (no caso de negócios na internet), podem ser fator determinante. Ser encontrado facilmente com certeza facilita o crescimento rápido dos negócios.

4. Registrar a empresa

Saindo do papel para a prática, é necessário atender algumas exigências para o empreendedor se formalizar no mercado. Essa parte burocrática, por mais complicada que seja, é importante. Hoje já existem alternativas mais simples para empreendedores que estão começando um negócio, como o registro de Microempreendedor Individual (MEI). Você também pode fazer uma simulação, por exemplo, para escolher o melhor regime de tributação para o seu negócio. Independente da decisão, há uma lista de tarefas a cumprir logo em seguida.

• Registrar a empresa no Cartório de Registro da Pessoa Jurídica ou na Junta Comercial do estado, para que ela passe a existir juridicamente. Para fazer esse registro, serão requeridos documentos e informações, como contrato social, CPF, RG, comprovante de residência dos sócios, entre outros.

• Após o registro da empresa, é hora de tirar o CNPJ. Esse cadastro é feito através do portal da Receita Federal, na internet.

• Em seguida é preciso ter a licença para o funcionamento de fins comerciais. A Prefeitura Municipal é quem concede o alvará de funcionamento, que permitirá que sua empresa opere no estabelecimento escolhido.

• Para a Inscrição Estadual, procure a Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado. Essa inscrição é obrigatória para todas as empresas e demanda apresentação de alguns documentos.

• Feito isso, falta ainda o cadastro na Previdência Social.

Por último, é importante ficar também por dentro do eSocial, um projeto que visa facilitar o processo de fiscalização da empresa. Um contador parceiro poderá orientá-lo sobre como dar os primeiros passos de gestão que farão a diferença no sucesso do novo negócio.

Você empreendedor, quer ajuda para começar uma empresa e poder tirar suas ideias do papel? Clique aqui e envie suas dúvidas que nós teremos prazer em responder!

 

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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