O que é mais barato: manter clientes antigos ou correr atrás de novos? Seguindo a intuição, podemos cair no erro de acreditar que prospectar pode trazer muito mais vantagens do que fidelizar. Afinal de contas, quanto mais vendas forem realizadas, melhor para os negócios, certo?
Acontece que, em média, procurar clientes novos costuma sair cinco vezes mais caro do que criar alternativas para encantar e fidelizar a boa e velha freguesia.
O grande motivo? Além dos consumidores antigos fortalecerem a sua marca através do buzz marketing, o famoso boca a boca, eles costumam comprar mais frequentemente, estando também mais dispostos a experimentar quaisquer novidades que sejam oferecidas pela empresa.
Fidelizar clientes é como criar bases sólidas para o crescimento de qualquer organização, e deve ser uma das prioridades do marketing.
O que observamos, por outro lado, é que existe pouca mobilização no sentido de criar condições para a manutenção de uma clientela fixa. Muito comumente, entre as principais causas para a perda clientes, estão a indiferença no atendimento e as reclamações não atendidas.
Todos esses fatores podem ser controlados internamente, certo? É por isso que resolvemos abordar, nesse post, algumas das principais alternativas para que você fidelize seus clientes!
Uma das principais causas para a perda de clientes é a falta de trato por parte da empresa, principalmente ligada aos profissionais de atendimento, seja durante as vendas ou no pós-venda.
Por isso, é fundamental investir em recrutamento e treinamento, para garantir que todos esses profissionais se adequem perfeitamente ao perfil deste tipo de vaga. Lembre-se de que, atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente, então é preciso prestar um serviço à sua altura.
Outra estratégia bastante eficaz para fidelizar os consumidores é através de programas de fidelização, que pode funcionar através de pontos conquistados a cada compra feita. Esses programas normalmente ofertam descontos, produtos ou serviços gratuitos.
Vale lembrar que, para conseguir eficácia com esse tipo de empreitada, é preciso definir normas claras para a participação, bem como estabelecer prazos de vigência dos pontos e o número máximo de benefícios que podem ser alcançados.
Ao adentrar no universo das mídias sociais, sua empresa tem a oportunidade de ouvir os consumidores, o que pode facilitar o seu relacionamento com eles. Não se engane.
Estar fora de uma rede social não significa que a sua empresa estará isenta de quaisquer críticas feitas por lá. Portanto, aproprie-se dessas ferramentas e faça bom uso delas, principalmente através da utilização de estratégias como o marketing de conteúdo e o monitoramento dessas redes.
É claro que, se pensarmos em uma microempresa, a tarefa de identificar as peculiaridades de cada cliente é fácil.
No entanto, as médias e grandes organizações já podem contar com uma série de softwares que ajudam a automatizar os processos de personalização de campanhas de marketing, permitindo um alto grau de segmentação, principalmente nas estratégias de e-mail marketing. Pode ter certeza de que um cliente lembrado é um cliente mais satisfeito.
Você já adota todas essas medidas para fidelizar seus clientes? Não perca mais tempo e conquiste agora mesmo a base para o seu crescimento!
Caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!
2 Comments
Sou desenvolvedor Web desde 2001. Criei o GesCli para facilitar a gestão de rotinas de pós venda da equipe de vendas de 20 vendedores, 6 lojas e foi melhorado para ser sua próxima ferramenta de Gestão e Fidelização de Clientes.
Muito bem José, é bom saber que sua ferramenta esteja melhorando as rotinas de pós vendas. Esse tem é muito importante em qualquer empresa que deseja alcançar o sucesso.