Um dos principais desafios de empreendedores que estão iniciando uma atividade empresarial é controlar as finanças e evitar o fechamento no vermelho. Esse desafio fica mais aparente nos meses em que o setor comercial fecha abaixo da meta ou há desistência de clientes e queda no faturamento.
Por isso, é importante melhorar as estratégias para aumentar os rendimentos nos meses em que há maior potencial, diminuir os riscos nos meses mais “fracos” e, acima de tudo, equilibrar as contas em todas as épocas do ano. Tudo isso aliado a uma ótima administração e a um bom fluxo de caixa e prevenção, fará com que a empresa cresça gradativamente.
As dicas a seguir poderão servir de base para melhorar as finanças de sua empresa. Confira:
Sem uma boa gestão de empresa, não existe fórmula mágica para evitar o resultado no vermelho e nem como melhorar os resultados. Por isso é importante ter ciência de todos as entradas e saídas, sejam elas de mercadorias ou de dinheiro em espécie.
Por isso, contratar um bom escritório de contabilidade deve ser considerado um investimento e não um gasto. Porém, mesmo confiando plenamente na contabilidade apresentada, é preciso montar uma planilha de gestão para melhorar o controle do fluxo de caixa no dia a dia, além de poder vislumbrar cenários futuros para o negócio. Bons empreendedores veem as finanças como um aliado, não como um problema.
Quem nunca ouviu a famosa frase de que a propaganda é a alma do negócio? No entanto, não é qualquer tipo de publicidade que fará aumentar as vendas ou a procura pelos serviços da sua empresa.
Direcionar a publicidade ao público-alvo fará diminuir o investimento e aumentar a taxa de retorno. Com bom conhecimento da região, é possível saber quais os meios trarão melhores resultados. Teste diferentes canais primeiro (online e offline) e mensure. Só aumente o investimento naqueles que você perceber que realmente trazer mais clientes e mais percepção sobre sua marca.
Uma primeira ação para sair do vermelho, é necessário adequar o pró-labore à realidade da empresa naqueles meses de menor arrecadação. Para não ficar mudando suas finanças pessoais sempre que mudar o fluxo de caixa, calcule uma média mensal e defina um período certo para a retirada desse valor. Apertar o cinto no momento em que as contas ficarem complicadas é uma forma também de passar uma mensagem geral para sócios, colaboradores e você mesmo: os tempos são de esforços e todos precisam se adequar, começando por quem está à frente dos negócios.
Outros gastos fixos devem ser readequados para melhorar a saúde da empresa. Por exemplo:
Energia;
Plano de internet;
Telefonia celular;
Salários;
Aluguel.
Cuidado para não confundir gastos com despesas. Aquelas saídas que funcionam como investimentos e no longo prazo trarão mais clientes devem ser mantidas. Já no caso do aluguel, tente negociar formas de pagamento com o proprietário do imóvel e adote medidas para evitar os outros gastos. Caso seja necessário, tente mover sua empresa para outro local onde os gastos sejam menores.
Sim, antes de pensar em cortar funcionários, atrasar pagamentos, enxugar e se frustrar, pense em saídas que ativem sua criatividade empreendedora. Que tal uma ação ou promoção que traga clientes o suficiente para equilibrar as contas?
Uma saída ainda melhor: quem sabe você possa procurar seus clientes atuais e vender mais para eles, oferecer outros serviços ou produtos – o chamado upsell? No mínimo, será uma forma de conhecer melhor as demandas de seus clientes para poder oferecer propostas melhores e mais lucrativas no futuro.
Todo empresário deve conhecer muito bem a demanda pelo produto que está oferecendo e o ritmo do mercado em que atua. Dessa forma, é possível ter exata noção dos meses do ano em que o fluxo é menor. A empresa precisa de capital de giro e de uma reserva que possa ser usada nos meses que tiveram retorno mais baixo.
Para não ter uma distância muito grande entre os meses bons e ruins, busque alternativas para trazer os clientes nessas épocas, seja com promoções e facilidades no pagamento ou mesmo ampliando o cardápio de produtos e serviços.
Quando a situação voltar ao azul, não é hora de relaxar. Pelo contrário: arregace as mangas e procure ajuda também, para prevenir novos momentos de dificuldades. Uma consultoria bem aplicada auxilia a empresa a alavancar seu rendimento, afastando-a cada vez mais da zona do vermelho.
Além dessas dicas é preciso estudar sempre, conhecer a fundo sobre gestão e estudar as finanças da empresa. Fazendo isso, você aumentará consideravelmente as chances de sucesso do seu negócio.
Aproveitamos para disponibilizar uma planilha que te ajudará a fugir do vermelho: Precificação de Serviços! Clique aqui para baixar
[otw_is sidebar=otw-sidebar-5]