Nos últimos anos, muitas mudanças estão acontecendo no mercado empresarial no Brasil. Em termos de contabilidade, diversas alterações estão em curso, visando adequar as práticas brasileiras em relação ao padrão internacional do setor, que promete que as empresas de pequeno, médio e grande porte realinhem suas estratégias em alguns meses.
Com isso surge a necessidade de fazer uma espécie de “reforma” no setor contábil, o que pode contribuir para novas tendências surgirem. E uma das mais promissoras é a do outsourcing contábil, que é, em linhas gerais, uma terceirização desses serviços. Mas você sabe realmente como ele funciona? Se ainda não, leia o texto a seguir e confira:
Outsourcing é uma expressão da língua inglesa, em que “out” quer dizer fora e “sourcing”, fonte, ou seja, significa que você buscará a fonte de algo externamente. E isso é muito comum na vida empresarial, com um nome que conhecemos bastante: terceirização.
Porém, esses termos não significam exatamente a mesma coisa, pois o outsourcing pede um serviço mais especializado e focado em determinada área, com mão de obra especializada, enquanto normalmente compreende-se a terceirização comum como algo menos minucioso e sem tanto conhecimento técnico específico.
A tendência do outsourcing contábil se justifica por diversas razões. Muitas vezes, uma empresa não dispõe de espaços físicos adequados, com uma estrutura que comporte uma equipe de contabilidade. E como esse departamento é indispensável para qualquer negócio, pois sem as ações contábeis em dia as chances de ter problemas são enormes, os gestores precisam buscar uma solução.
É nesse ensejo que surge essa nova demanda, de possibilitar que a empresa contrate um serviço à parte e, desta forma, não necessitar instalar um departamento de contabilidade nem se preocupar com a administração do setor.
Contar um serviço de outsoucing contábil é invariavelmente mais vantajoso do que instalar um setor inteiro para a contabilidade. Isso faz com que a empresa economize capital, garante também uma mão de obra totalmente especializada e eficaz, evita problemas trabalhistas e entrega um trabalho mais otimizado.
Em tempos de diversas mudanças e adequações no setor contábil, com transformações tributárias, essa é uma maneira interessante de ter sempre profissionais atualizados. Isso ajuda a evitar erros e minimiza o risco de problemas futuros. Não se esqueça: uma contabilidade bem-feita é um passo primordial para colher as informações e dados que qualquer empresa, pequena, média ou grande precisa para tomar as decisões com mais embasamento e garantir um alto nível gerencial para a organização.
Como podemos ver, o outsourcing contábil pode ser uma alternativa brilhante e nenhum negócio pode deixar de considerá-lo em sua realidade. Se contratar um time de contabilidade pode ser muito caro ou inviável em termos de infraestrutura para sua empresa. A possibilidade de terceirizar os processos surge como uma verdadeira salvação nesse cenário.
Essa é a alternativa que apresenta o melhor custo-benefício e pode trazer o diferencial e a precisão que faltava para o seu empreendimento decolar!
E então, o outsourcing contábil é a melhor saída para você? Compartilhe a sua opinião através dos comentários!
[otw_is sidebar=otw-sidebar-6]