A sua empresa vem crescendo, ampliando a gama de produtos, aumentando o faturamento e contratando mais pessoas. Mas chega o momento em que, por causa de uma crise, uma queda nas vendas ou outro fator pontual é necessário fazer um ajuste e optar por algumas demissões.
O fato é que a produtividade após um corte, tende a cair, mesmo que você tenha mantido os mais eficientes. É isso que demonstram algumas pesquisas, como as realizadas pela Teresa Amabile de Harvard ou por Wayne Cascio da University of Colorado.
Saiba como ajudar os colaboradores a se manterem eficientes e ultrapassar esse período de cortes sem maiores prejuízos para sua empresa.
A primeira medida em momento de corte de pessoal é ter uma comunicação efetiva com a equipe.
É sabido que nesse momento os níveis de estresse tendem a aumentar, principalmente por causa da nova situação de insegurança no emprego, isso eleva o esgotamento físico e mental e reduz os níveis de produtividade.
Reúna a equipe de trabalho, explique as razões para o corte e a expectativa da gestão sobre o ajuste, procure também explicar os critérios utilizados na dispensa. É preciso que exista o entendimento de que o processo foi justo.
Se necessário, e possível é claro, determine um período de congelamento para novos cortes.
Diminuindo a expectativa de demissão sobre o funcionário você terá mais chances de não ter oscilações no nível de entrega.
Logo após um o processo de downsizing, como é chamado esse momento de ajuste, as pessoas tendem a ficar mais fechadas, colaborar menos e reduzir a troca de informações.
Para evitar essa situação, o empreendedor e os líderes da empresa precisam se aproximar dos colaboradores, incentivando o contato.
É necessário fazer o que chamamos de “escuta ativa”, aonde há a preocupação genuína de ouvir o que o colaborador tem a dizer e resolver efetivamente os problemas.
Outra questão para atenção é a criatividade da equipe, que vai embora rapidamente durante o processo.
Aqui vale fortalecer as equipes de trabalho, para isso é preciso realizar duas ações em conjunto, dar mais autonomia para as equipes e tornar o trabalho mais instigante.
Realizar somente uma das ações acima poderá aprofundar ainda mais a criatividade. Como esse é um tema bastante sensível, acompanhe bem de perto.
Um estudo realizado por Charlie Trevor (University of Wisconsin) revelou que os colaboradores mais treinados, de maior instrução e qualificados para a função tendem a sair mais insatisfeitos de um processo de corte na empresa.
Isso tem efeito sobre a saída voluntária e pedidos de demissão na empresa que podem crescer após o corte.
É necessário estimular quem ficou a ver o processo como algo que abre uma série de novas oportunidades inclusive de futura promoção. Assim você poderá energizar essa equipe.
Procure também aprender com o processo e aproveitar a oportunidade para melhorar as práticas de RH da empresa.
Adote novas práticas que deixem transparentes os processos de seleção, demissão e promoção, elevando o senso de justiça nestas práticas. Desta forma é possível reduzir o abalo quando há uma demissão na equipe.
Criar canais efetivos de solução confidencial de conflitos e de reclamação também ajudarão a reduzir a insatisfação no ambiente de trabalho.
Entendemos que essas são ações essenciais para não ter impactos no ambiente de trabalho e cuidar de cada detalhe deste processo é essencial, qualquer falha pode prejudicar ainda mais as sensações negativas da equipe sobre a empresa.
Se o processamento das demissões for externo, tenha um parceiro confiável para o processamento das demissões, escolha uma empresa que possa te atender nas necessidades operacionais e que possa apoia-lo na gestão.
E você, já passou por situação semelhante? Inclua seu case nos comentários do artigo.