A pedido dos nossos clientes e parceiros, estamos publicando dicas de como cortar custos. Muitas vezes o faturamento estagna e para continuar sendo competitivo, a única saída é aumentar a eficiência.
Segundo Michael Porter, uma empresa pode conseguir vantagem competitiva sustentável por meio de custos ou de diferenciação. Ele ressalta que mesmo quando a opção da empresa é pela diferenciação, os custos não podem ser esquecidos.
Existem muitas forma de cortar custos nas empresas, e isso só eleva a importância de um bom diagnóstico das despesas, pois, entendendo o que ocorre com seus custos, será possível aplicar as dicas certas para um resultado satisfatório.
Faça um diagnóstico da empresa, veja quais dicas mais se enquadra no seu negócio, e mãos a obra!.
A melhor maneira de começar a diminuir as despesas é negociar certo na hora das compras, dimensionando corretamente qual o volume que será comprado e estocado. Isso permite mais rapidez de giro e é essencial para manter o caixa equilibrado. Por isso, não deixe as negociações nas mãos somente dos encarregados das compras.
Esta medida baseia-se na utilização do poder de barganha de que dispõe o contratante. Quando bem conduzida, a renegociação de contratos pode trazer significativas reduções de custo. Pelos cálculos da Fundação Dom Cabral, a renegociação com os fornecedores costuma trazer uma economia entre 13% e 30%.
Estabeleça um padrão para os pedidos conforme o estoque, para que as compras sejam feitas somente quando o estoque for o mais baixo possível. Isso vale para suprimentos de escritório, matéria-prima ou mercadorias para venda. É muito comum encomendar mais do que o necessário, por precaução. Isso enfraquece o fluxo de caixa.
Muitas investimentos das empresas, não necessitam de serem comprados, muitas vezes um aluguel sai muito mais em conta, além de não desvalorizar o seu ativo, um exemplo são computadores que se desvalorizam rapidamente, alugando é possível sempre mantê-los sem os altos gastos de infraestrutura.
Manter um só fornecedor pode significar preços mais altos e risco de faltar produto no estoque. Faça uma busca constante de outros produtores no mercado e avalie novas mercadorias, que possam substituir as que você já vende, a um custo menor.
A parceria com empresas concorrentes ou complementares para compras conjuntas permite diminuir o valor unitário do produto e dividir custos de logística. Portanto procure o representante do setor e veja se já existe associação para compras conjuntas.
Espero que estas dicas possam ajudar a vocês, abraços!