[Infográfico] Estado de Flow – Domine este método e aumente a sua produtividade

Olá, mundo!
setembro 23, 2017
Diferença entre MEI, EI, ME e EPP
Quais as diferenças entre MEI, EI, ME e EPP?
setembro 28, 2017
Exibir tudo

[Infográfico] Estado de Flow – Domine este método e aumente a sua produtividade

Fluxo da Água

Você já passou pela sensação de ter ficado tão entretido e imerso fazendo alguma atividade, que simplesmente não viu o tempo passar? E que você só criou noção do tempo, quando, em algum momento olhou para o relógio e pensou “Meu Deus! Já é essa hora! Mas como assim?? Parece que eu comecei fazer isso agora há pouco!”

Se você já passou por essa situação, é muito provável que já tenha experimentado o Estado de Flow – também conhecido como Estado de Fluxo.

Continue lendo para entender o que é, quais as vantagens e como alcançar.

1. O que é Estado de Flow

Estado de Flow, é o conceito que designa um estado natural onde corpo e mente fluem em perfeita harmonia. Com isso, utilizamos nossas habilidades ao máximo para desempenhar determinada atividade.

Foi criado na década de 70 por Mihaly Csikszentmihalyi, um psicólogo húngaro que se tornou um dos mais prestigiados no estudo da psicologia positiva, também PhD e professor da universidade de Chicago.

Segundo ele, a busca por tentar entender o que contribui para que uma vida valha à pena ser vivida, surgiu pelo fato de ter ficado impressionado com a resiliência de algumas pessoas que conhecia, após o caos da 2ª Guerra Mundial.

Essas pessoas conseguiram resgatar a sua felicidade, mesmo após a guerra ter devastado suas cidades, destruído suas casas e acabado com sua segurança.

Mihaly Csikszentmihalyi estudou durante sua infância e adolescência arte, religião e filosofia, a fim de tentar se aproximar da resposta de seus questionamentos. E foi após assistir uma palestra de Carl Jung na Suíça – que pasmem, falava sobre discos voadores! – por acaso encontrou a psicologia e consequentemente, após pesquisas diversas, criou o conceito de Estado de Flow.

Sabendo um pouquinho dessa história, agora podemos mergulhar um pouco mais a fundo, e entender quando uma pessoa consegue alcançar esse estado. Então, vamos nessa!

2. Quando e como acontece o Estado de Flow

O Estado de Flow acontece quando ficamos completamente imersos em alguma atividade que estejamos realizando. Essas atividades podem ser: andar, escrever, dançar, ler, meditar, praticar esportes e até trabalhar.

Recomendamos para você:  Os aspectos legais das férias coletivas

No Estado de Flow nós nos esquecemos do mundo exterior, focando toda a nossa atenção e concentração no aqui e agora.

Geralmente ocorre quando fazemos algo que amamos. Com isso, torna-se mais fácil conseguir alcançar prazer na atividade, sem se preocupar com as suas consequências ou o que vai ganhar fazendo aquilo.

O prazer está no realizar e somente isso. Não existem problemas, não existem preocupações, não existem medos. Tudo o que existe é você e o que está fazendo.

As coisas simplesmente vão acontecendo, sem planejamento prévio, tudo de forma muito natural. E isso só é possível porque nossa mente e o nosso corpo estão trabalhando em harmonia, com um objetivo comum. Isso nos permite aproveitar essa experiência que transcende o mundo físico e torna-se quase que uma experiência espiritual.

Para quem nunca vivenciou essa experiência, pode parecer até brincadeira. E isso não é errado, visto que no mundo moderno em que vivemos, estamos cada ver mais afundados nesse mar de preocupações, pressa e cobranças, que nos impedem de degustar o que há de melhor nas coisas simples.

Pensando nisso, mostraremos os depoimentos de pessoas de diversas áreas. Esses depoimentos são originários das pesquisas de Mihaly Csikszentmihalyi ao longo dos anos.

3. Depoimentos de pessoas que alcançaram esse estado fazendo o que amam

Em sua palestra no Ted Talks, o psicólogo mostra alguns depoimentos de pessoas importantes em seus ramos de atuação, que fizeram parte de sua pesquisa.

Um compositor cujo nome não foi revelado, descreveu o Estado de Flow da seguinte maneira:

Você está em um estado estático, de tal forma que você sente como se quase não existisse. Eu experimentei isso uma e outra vez. Minha mão parecia desprovida de mim mesmo, e eu não tinha nada a ver com o que estava acontecendo. Eu simplesmente me sentei lá, assistindo (o que ocorria) em um estado de admiração. E (a música) simplesmente fluiu por si mesma.

Já um poeta, descreve o estado como:

É como abrir uma porta que está flutuando no meio do nada, e tudo o que você tem a fazer é virar a maçaneta, abri-la e deixar-se entrar. Você não pode particularmente se forçar para dentro, você só precisa flutuar e seguir. Se houver alguma atração gravitacional, é do mundo exterior tentando trazê-lo de volta.

Mas você deve estar pensando “Ahh, compositores e poetas… e as outras profissões, como ficam?”

Calma, hehe. Para não ficar esse sentimento de que só ocorre com profissões em que a criatividade é necessária em grande escala, tem também o relato de um skatista olímpico!

Recomendamos para você:  Minha PME precisa ter registro de ponto dos colaboradores?

(…) tudo está indo bem, todo foi bem… é uma corrida, como se você sentisse que poderia continuar e continuar. É como se você não quisesse parar porque está indo tão bem. É quase como se você não tivesse que pensar, como se todo fosse automaticamente sem pensar… como se você estivesse no piloto automático, então você não tem nenhum tipo de resistência. Você ouve a música, mas você não está ciente dela, você a está ouvindo, porque é parte de tudo isso.

Com isso, constatamos que…

Ou seja, alcançar esse estado faz com que, por alguns momentos, a nossa vida flua somente para aquilo. É algo maravilhoso!

Mas a realidade é que nem todos nós somos compositores, poetas ou skatistas, só que alcançar esse estado nos proporcionaria algo muito positivo tanto nas nossas vidas pessoais quanto profissionais.

Pensando nisso, o próximo capítulo aborda quais os requisitos necessários que podem facilitar o alcance do Estado Flow num ambiente de trabalho ou estudos. Vamos lá!

4. Dicas para atingir o Estado de Flow no seu negócio e melhorar a sua produtividade e da sua equipe

Se você é empreendedor ou colaborador, deve estar se imaginando se para alcançar o Estado de Fluxo a pessoa precisa necessariamente trabalhar sozinha e isolada do mundo exterior.

Caso esteja mesmo imaginando isso, você está enganado e tenho boas notícias: é sim possível alcançar esse estado trabalhando em equipe!

Porém, para que isso ocorra, imprescindível que a pessoa esteja internamente preparada para alcança-lo. E embora o interior tenha sua parcela, o ambiente em que o grupo de pessoas reside, também tem sua importância.

Sabendo disso, há como transformar o ambiente de trabalho em um lugar propício para que tanto você empreendedor, quanto a sua equipe desenvolvam condições de conseguirem alcançar tal estado.

Em seu livro The Rise of Superman, Steven Kotler aborda quais são os aspectos necessários de um ambiente para propiciarem um Estado Flow.

Elaboramos um infográfico mostrando quais são. Então, confira abaixo quais são os:

Aspectos necessários para um Estado Flow

Infográfico: Estado de Flow - The Rise of Superman

>> Baixe o nosso infográfico em melhor resolução clicando aqui <<

E então, já parou para pensar em como investir no seu ambiente de trabalho pode gerar uma série de benefícios? Invista em um ambiente bacana para a sua equipe, tanto físico quando psicológico e social.

Recomendamos para você:  Ambiente de Trabalho: o que não deve ser dito a seus colaboradores

A clareza de objetivo, ajustada a uma boa comunicação interna, certamente deixará todos satisfeitos e ajudará na produtividade de todo mundo! 😉

Sabendo disso, podemos agora ver quais são as características desse estado de fluxo, para poder identificar quando conseguimos alcança-lo ou não.

5. 7 características do Estado de Flow que você deve conhecer para saber se o alcançou

De acordo com o próprio Mihaly, existem 7 características que as pessoas sentem ao alcançar o Flow. São elas:

  1. Sensação de estar completamente envolvido no que está fazendo – você se sente focado, concentrado;
  2. Um sentimento de êxtase – de estar fora da realidade do dia-a-dia;
  3. Grande claridade interior – você simplesmente sabe o que precisa ser feito e como fazê-lo bem feito;
  4. Saber que a atividade é realizável – que suas habilidades são adequadas para a tarefa;
  5. Senso de serenidade – sem preocupações sobre nada, e um sentimento que vai além das fronteiras do ego;
  6. Distorção do tempo – enquanto focado no presente, as horas parecem passar em minutos;
  7. Motivação intrínseca – o que produz o Fluxo, torna-se a própria recompensa.

Saber isso é importante, agora já conseguimos identificar quando alcançarmos tal estado.

Conclusão

Estado de Flow, ou Estado de Fluxo é um estado natural, onde corpo e mente fluem em harmonia e com isso, utilizamos nossas habilidades ao máximo para realizar alguma atividade.

Em tempos de pressa, onde temos constantes conflitos entre razão e emoção, entre o que queremos fazer e o que devemos fazer, ter de lidar dificuldade de concentração é algo que por enquanto, infelizmente é para poucos.

Então, entrar em Estado de Flow é como alcançar o Nirvana, você experimenta um pouquinho do paraíso sem sair do lugar.

É importante para o empreendedor que trabalha com suas equipes, saber que é sim possível ajudar seu pessoal a conseguir melhorar sua produtividade e quem sabe, entrarem em Estado de Flow, já que o ambiente de trabalho e relações são fatores cruciais para isso.

Mas para tanto, é preciso conhecer o que é preciso mudar, para que isso se torne possível. Então estudar nunca é demais!

Mas e você? Já teve essa experiência de ter entrado em Estado de Fluxo fazendo alguma atividade? Compartilhe com a gente!

Até a próxima! 😉

Beatriz Torres
Beatriz Torres
Beatriz Torres é Estudante de Sistemas para Internet e aficionada por Tecnologia e Marketing Digital. Na Capital Social Contabilidade se apaixonou pela possibilidade de contribuir com empreendedores.