Comunicação Interna: Como destacar a sua empresa em um ambiente competitivo

TFE: O que significa essa sigla e por que a sua empresa deve pagar essa taxa
julho 4, 2017
Ganhos de Escala – Descubra como aumentar a produtividade e lucros em sua empresa
julho 18, 2017
Exibir tudo

Comunicação Interna: Como destacar a sua empresa em um ambiente competitivo

Uma das questões mais importantes para um empreendedor atual é posicionar a sua empresa e ter um diferencial competitivo para se obter o sucesso empresarial.

Isso tem muito a ver com o processo de comunicação que sempre teve ligação com a evolução dos mercados. Mas atualmente, com as facilidades que a internet e o mobile trouxeram ao cotidiano, esse mercado está cada vez mais competitivo, com clientes mais exigentes, produtos com ciclo de vida curto e muita concorrência.

Então, para se diferenciar: Capital Humano é a resposta!

Muitas empresas gastam enormemente com comunicação para o público externo e se esquecendo do alinhamento interno. Isso cria um descompasso entre o que é vendido para fora e praticado por dentro.

Quer saber um pouco mais sobre o tema? Continue acompanhando o texto!

O que é Comunicação Interna nas Organizações

A palavra comunicação vem da palavra comunicare que tem como significado “pôr em comum”.  Em via de regra a comunicação é um processo de troca de informações entre um organismo e outro.

Quando essa comunicação é feita de forma satisfatória, os organismos podem tomar boas decisões de acordos com suas necessidades.

Assim, a Comunicação Interna nas Organizações pode ser entendida como um conjunto de ações de visam facilitar a transmissão de mensagens estratégicas, e de fatos importantes que acontecem dentro de uma organização, com o objetivo de “pôr em comum” para os colaboradores o direcionamento estratégico da empresa.

Quais mudanças organizacionais a Comunicação Interna provoca

Um processo de Comunicação Interna que não provoca nenhuma reação nos colaboradores muito provavelmente não foi bem realizada ou teve problemas ou ruídos que impediu a mensagem mais importante.

A Comunicação Interna de uma organização tem o incrível poder de aumentar o sentimento de pertencimento dos colaboradores, fazendo com que eles entendam a importância do trabalho individual para a entrega como time.

Esse sentimento é sempre acompanhado de menor ou mais grau de:

  • Mais união e foco nas entregas: A comunicação provoca um processo de empatia entre os colaboradores fazendo com que realmente se transformem em um time.
  • Mais inovação e atitude dos colaboradores: Mesmo atuando como time, os colabores ficaram mais a vontade para ajudar a organização com ideais focadas no direcionamento da organização.
  • Promoção da Cultura: Interagindo e comunicando a Organização e os Colaboradores tem mais claro qual é a Cultura da Empresa.
  • Redução de rumores e fofocas: É impressionante como fofocas podem destruir o ambiente de trabalho, e ter uma Comunicação Interna clara prevenirá este problema.
  • Mais produtividade e foco na entrega: Bem, o conjunto das mudanças anteriores com certeza cria uma empresa mais produtiva, focada e com certeza lucrativa.

Quais são os canais de Comunicação Interna

 

Recomendamos para você:  Diagnóstico e Auditoria de Riscos Trabalhistas - Quiz

É fato que a Comunicação Interna é feita no dia a dia da empresa. Existem alguns canais que podem ajudar nesta comunicação.

Vamos conhecer alguns deles:

Mural de Avisos

Se sua empresa não tem um, é bom pensar seriamente em ter. É um ótimo canal se sua equipe trabalha em um local fixo.

Além disso é facilmente implementado. Só tenha cuidado para não manter o Mural com a mesma informação, ela deve ser trocada periodicamente, sempre com novidades.

E-mail

Na comunicação moderna ainda não há ferramenta ou rede social que substitua o bom e velho e-mail nas comunicações.

Ele deve ser utilizado, e pode incluir uma chamada para ação com a inclusão de links e vídeos.

Jornal Interno

Em algumas empresas, são associados o mural e o e-mail a um Jornal Interno, facilitando a comunicação de mais eventos e fatos sobre a empresa.

Aqui se tem um custo de manutenção mais alto, mas pode fazer sentido de acordo com o volume e necessidade de informações a serem veiculadas.

Intranet e Canal de Vídeos Internos

Com um volume alto de comunicação, pode também ser associado na estratégia a Intranet e Canal de Vídeos.

Reuniões com Equipes

Essa eu gosto muito pois aproxima muito os colaboradores além de não ter custo algum. Trata-se das reuniões de equipes onde o gestor pode fazer o papel de intermediário na comunicação entre a empresa e o colaborador.

Resumo

Tão importante quanto ter uma comunicação para o público externo é ter uma Comunicação Interna com os colaboradores para pôr em comum e compartilhar os direcionamentos estratégicos da empresa. Isso engaja os colaboradores, que se tornam mais efetivos e produtivos nos objetivos da empresa. Esse investimento traz grandes resultados e está associado ao diferencial competitivo Capital Humano.

Existem várias formas de implementar e isso não pode ser desculpa para não faze-lo. Se ficou interessado no tema, te convido para o nosso próximo Saberes que terá como tema: Enfrentando os desafios da comunicação nas relações profissionais,  e que será mediado pela Luciana Lourenço que é fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina e pós graduada em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.

Te encontro lá. 😉

Leandro Oliveira
Leandro Oliveira
Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.