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6 Formas para Viabilizar um Crescimento Lucrativo em sua empresa

Publicado por Regina Fernandes em 25 de fevereiro de 2020
Crescimento

Crescimento

O que você vai ler neste artigo
  • 1- Faça do crescimento parte da rotina de todos
  • 2- Não tente somente fazer Cestas de 3 pontos
  • 3- Busque o bom crescimento e evite o mau crescimento
  • 4- Deixe de lado os mitos que evitam o crescimento
  • 5- Aumente a produtividade da Receita
  • 6- Implemente um Orçamento para o Crescimento
  • Clientes que queremos em nossa Contabilidade

Olá! Não conheço nenhum empresário que não queira ou que não precise de um crescimento de receita em seu negócio, não é mesmo?

A diferença vai ficar justamente pelo tipo de crescimento alcançado. Um crescimento de receita que eleve também os lucros tratam se de um enorme desafio. Vamos nos lembrar que os economistas possuem um Lei dos rendimentos decrescentes, onde novos acréscimos de receita trazem um lucro menor.

Mas eu sou uma mulher decidida, e eu disse para mim que este ano seria de abundância. E é disto que falaremos neste artigo, do crescimento que fale a pena, ou seja, do crescimento lucrativo.

Vou dividir com você os resultados das minhas anotações de como viabilizar isso em qualquer negócio, inclusive no meu, rs… vamos lá.

1- Faça do crescimento parte da rotina de todos

Um forma de crescer de forma lucrativa é fazer disso parte da rotina de todos. É preciso que todos os colaboradores da empresa estejam envolvidos nesta agenda.

Isso é algo um pouco mais complicado do que parece. Quando envolvemos os colaboradores nos cortes de custos, é muito mais fácil falar sobre o tema, e discutir com as equipes de trabalho. Sobre o crescimento e as vendas não funciona da mesma forma.

Isso vai depender de uma Liderança engajada neste proposito. Isso pode significar uma verdadeira mudança da forma de pensar.

A liderança precisa fornecer informações e ferramentas, transformando qualquer conversa, reunião ou apresentação em uma discussão de crescimento e vendas.

É desta forma que o grupo de trabalho se energiza e transforme qualquer interação ou ponto de contato com um cliente ou prospect em uma oportunidade de crescimento.

2- Não tente somente fazer Cestas de 3 pontos

Ao assistir um jogo de basquete, vejo que as Cestas de 3 pontos são as mais comemoradas pelas equipes e torcida. Mas eu te pergunto: Você já tentou fazer uma cesta de 3 pontos de uma longa distância?

É algo difícil de se fazer, existe um alto risco de erro e gera uma enorme ansiedade… imagine só com um jogo rolando.

Assim é também nos negócios. O mais fácil é fazer cestas de 2 pontos, de preferência dentro do tal Garrafão. Priorize ganhar um pouco a cada dia e não somente nas grandes jogadas.

Isso vai ajudar a que você e sua equipe se acostume com as vitórias e a criar um histórico de crescimento gradual, e não somente através de risco.

3- Busque o bom crescimento e evite o mau crescimento

Existem alguns itens que nos ajudam a classificar um bom crescimento… vamos ver:

  • Ele eleva as receitas da empresa (lógico!);
  • Ele melhora os lucros;
  • É algo sustentável ao longo do tempo;
  • Não usa níveis altos de capital ou de recursos para acontecer;
  • A principio ele normalmente é orgânico;
  • E se baseiam em novos produtos e serviços de valor para os clientes.

Caracterizado o bom crescimento, devemos evitar o mau crescimento a todo custo. Além de levar mais recursos da empresa, ele pode não se firmar como algo bom para a empresa no longo prazo, e isso cobrará o seu preço no futuro.

4- Deixe de lado os mitos que evitam o crescimento

Novamente aqui, a liderança é essencial. Devemos a todo modo desfazer os tipos de desculpas que se tornam mitos intransponíveis nas empresas.

Eles são conhecidos, vamos a alguns exemplos:

  • Estamos em um setor com crescimento reduzido;
  • Ninguém está crescendo no nosso setor;
  • O país não está crescendo e por isso os negócios estão andando de lado;
  • Os clientes somente compram por causa de preços reduzidos;
  • Não há nada que eu possa fazer.

Empresas que buscam crescimento, não precisam de desculpas e sim precisam de uma agenda pró-ativa e de capacidade de execução. São somente os planos, o planejamentos e as pessoas que poderão construir um negócio próspero, e o que o líder precisa é limpar as desculpas e provocar as discussões que interessam.

É preciso saber o que é preciso fazer, agora, depois e depois!

5- Aumente a produtividade da Receita

Normalmente quando pensamos em produtividade, vem sempre a cabeça aquela velha máxima de que “Precisamos fazer mais com menos”.

O problema é que quando pensamos nesta frase somente cuidamos de fazer “com menos”. Sempre nos esquecemos de “fazer mais”.

Então conseguimos até reduzir custos, mas não elevamos a receita. Assim é preciso dar uma reviravolta neste pensamos, e precisamos pensar mais naquele algo a mais de receita sem o incremento de custos. Isso é que dará cara ao aumento na produtividade da Receita.

Pense mais nisso, crie mais planos para alcançar e em falar em Planos… vamos a mais uma indicação.

6- Implemente um Orçamento para o Crescimento

Somos, na Capital Social, grandes fãs do Orçamento Empresarial. Tanto que escrevemos neste Blog um texto bem completo sobre o assunto e que recomendamos. Orçamento Empresarial – Adote em sua PME para não se arrepender depois

O grande problema é que na maioria das implementações dessa grande ferramenta de gestão, o foco dele fica quase totalmente no controle de gastos e economia de custos. Somos mestres normalmente nisto, sempre temos uma forma criativa com plano para a redução de gastos.

E isso é bom, bom mesmo. Tenha certeza.

Porém precisamos também cuidar que orçamento tenha mais premissas e fontes para o crescimento da receita. Isso realmente é pensar diferente.

Identificando as fontes de crescimento fica muito mais fácil alcança-lo. E também isso dá as condições de acompanhar a execução do plano e a comparação de resultados. Não esqueça disso.

Clientes que queremos em nossa Contabilidade

É verdade, também queremos crescer!

Um boa parte do que escrevemos tem como base as nossas indagações, que são comuns a todos os empresários. Essas são dores, e precisamos procurar por soluções para elas. E compartilhando um pouco disto que estudamos e aplicamos, conseguimos também atingir nosso proposito de “Facilitar o dia a dia do Empreendedor”.

Empreendedores e Empresários que querem crescer e veem a Contabilidade como grande parceira para isso são o nosso cliente ideal. Estes dão mais feedbacks de melhoria, aproveitam melhor nossos recursos e pessoas, e crescem e nos ajudam a crescer.

E é isso que buscamos para esse ano, um crescimento lucrativo com clientes que realmente enxerguem valor nas nossas entregas.

Está afim de vir com a gente… peça o contato de um contador e seja um cliente ativo em nossa contabilidade.

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Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

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