Toda crise apresenta uma oportunidade de inovar. Na verdade, aqueles que apostarem na inovação e na criatividade em tempo de crise, não somente irão superá-la, mas podem prosperar.
Afinal, durante uma crise é o momento em que as pessoas mais precisam de soluções diferenciadas. Com isso, existe muito espaço para alcançar este objetivo, e é sobre isso que vamos conversar neste post. Como manter a inovação e criatividade em tempo de crise.
Antes de tudo, entender o que é inovação e criatividade em tempo de crise é essencial. Estes dois termos se tornaram buzzwords em tempos modernos, mas pouca gente sabe como colocá-los em prática.
Portanto, é preciso entender que inovar não é um projeto, mas sim uma mentalidade na empresa.
Em primeiro lugar, é muito difícil inovar sozinho. Portanto, os líderes das empresas precisam abrir um canal de comunicação com todos os colaboradores.
Também é preciso esquecer um pouco o ego, e aceitar que a inovação e criatividade pode vir de qualquer lugar. Isso é um ponto em que muitos líderes falham. Eles querem inovar, mas apenas do jeito deles.
A receita ideal para inovar em tempos de crise é colocar parte do problema nas mãos dos colaboradores. Eles também têm habilidades e conhecimento para gerar soluções potencialmente incríveis para as empresas. O melhor gestor reconhece e explora estas oportunidades.
O medo de errar é um dos maiores impedidores da inovação e criatividade em momentos difíceis. Ele pode surgir em praticamente todos os níveis da empresa.
O pior que pode acontecer em uma organização é quando um colaborador tem medo de errar, seja por levar uma “bronca” ou perder o emprego se sua ideia não der certo. Caso isso ocorra em uma empresa, a chance de inovar é praticamente zero.
O medo também pode afetar a gestão, pelo risco de dar errado e custar muito dinheiro. Por isso, na verdade, a melhor resposta é errar cedo.
Praticamente todos os modelos de gestão moderna, como o design thinking, o lean startup e diversos outros, defendem esta ideia. Errar é parte do processo de inovação, e quanto antes errar, melhor.
Então, se você tem uma ideia inovadora e criativa, coloque-a para testar. Pode ser com poucas pessoas, apenas como forma de colher feedback ou viabilizá-la. A partir disso, você pode descartá-la completamente sem perder muita coisa, caso ela não funcione.
Caso contrário, pode ir ajustando e crescendo a solução. De qualquer forma, errar cedo é essencial para qualquer processo inovador.
Por fim, para que a inovação e criatividade em tempo de crise aconteça, a melhor forma de fazer isso é abraçar um problema. Entenda o que a sua empresa pode resolver, e como.
Existem muitos caminhos para ajudar as pessoas em um momento como este, mas o importante é que você entenda o problema, estando o mais próximo dele quanto possível. Viver um problema é a melhor forma de trazer uma resposta criativa para ele.
Inovação e criatividade em tempos de crise são uma das melhores respostas para quem quer prosperar em um cenário complicado. Como sua empresa está inovando agora? E, se gostou do artigo, não esqueça de compartilhar!