Logo-Capital-SocialfaviconLogo-CapitalSocial-400alternativoLogo-Capital-Social
  • PREÇOS
  • SERVIÇOS
    • Como Fazemos
  • BLOG
  • EXTRAS
    • Biblioteca
Fale com a Capital
✕
7 habilidades para um gerente ter sucesso em seu trabalho
20 de abril de 2020
Planejamento tributário: como fazer o da sua empresa
27 de abril de 2020
Exibir tudo

6 dicas para liderar times remotos pela primeira vez

Publicado por Regina Fernandes em 21 de abril de 2020
O que você vai ler neste artigo
  • 1- Crie um processo de comunicação com a equipe
  • 2- Tenha um método para tratar as mensagens do dia a dia
  • 3- Deixe de micro gerenciar a equipe e confie
  • 4- Ofereça e receba muitos feedbacks
  • 5- Faça as conversas difíceis e seja transparente
  • 6- Crie novos rituais e momentos de socialização
  • Veja as Dicas de Equipes Remotas em Vídeo
  • Sobre o suporte na Contabilidade

Liderar nunca foi uma tarefa fácil. Isso já pensando em um mundo sem pandemia e com acesso a equipe de forma presencial. Imagina então o desafio para liderar times remotos.

O mais importante é não se sentir só. Apesar de antes da COVID19 já ter uma tendência de adoção de home office crescente, para muitas empresas e setores essa tem sido a primeira experiência, e sem o preparo prévio.

A boa notícia é que podemos aproveitar o conhecimento já estabelecido por líderes que já possuem equipe sem a presença física. O ponto aqui é não se cobrar tanto, adotar boas práticas e melhorar aquilo que não deu tão certo… vamos lá para as dicas.

1- Crie um processo de comunicação com a equipe

A principal grande mudança que ocorre quando você adota o home office com toda a equipe é o processo de comunicação.

Aqui não terá jeito, não se preocupe em erra e depois ajustar, mas é preciso definir os primeiros passos nessa comunicação.

Um ponto que ganhará importância é a comunicação escrita, por isso garanta o que deve ser discutido em cada ferramenta. Ex:

  • O que deve ser discutido por e-mail;
  • As conversas que devem estar no Slack/Teams/Workplace/Whastapp ou outros aplicativos de mensagens;
  • As inclusões para estar no blog corporativo ou aplicativo de documentos oficiais;
  • Quais são os canais que devem ser acompanhados pelo time.

O importante disto é garantir que as decisões mais importantes estejam acessíveis e documentadas para o time recuperar.

Nesse ponto, você deve manter uma vasta documentação, de preferência no formato escrito para que elas possam ser consultáveis a qualquer momento.

Além das ferramentas de comunicação e da documentação é importante alinha com a equipe o timing de resposta. Assim você não cria uma ansiedade de retorno em um canal que não seja urgente. Deixe claro à equipe onde estarão sendo tratadas as urgências e qual é o tempo de resposta esperada.

2- Tenha um método para tratar as mensagens do dia a dia

Se prepara! Você será muito, mais muito acionado neste momento.

Por isso você precisa, enquanto líder, criar uma rotina eficiente para tratar a quantidade de informações que irão surgir.

Do mesmo modo que alinhou com a equipe as urgências, faça o combinado inverso para que você esteja disponível se a equipe precisar e contar com um retorno seu.

É importante que a comunicação flua, e para isso é importante que você esteja aberto a ouvir e principalmente disponível.

3- Deixe de micro gerenciar a equipe e confie

Olha, se você faz o micro gerenciamento de sua equipe, esqueça. Isso acaba agora! E isso por dois motivos;

  • Você estará atolado com o excesso de comunicação vindo para você;
  • Se você não confiar em sua equipe, estará perdido.

Isso não quer dizer que você tenha que abandonar a verificação de execução, pelo contrário. Você deve manter formas de verificação e de feedback, porém de uma forma mais gerencial.

A dica neste ponto é estar muito alinhado com os entregáveis da equipe. Você pode utilizar o começo da semana, para definir as suas prioridades com cada um do time, ou ainda inverter, solicitar que eles alinhem suas prioridades para esteja dento do esperado.

Em um escritório você provavelmente fica atento as expressões da sua equipe para entender quem está sobrecarregado e que pode contribuir. No home office, pergunte sempre e esteja disposto a ouvir.

4- Ofereça e receba muitos feedbacks

A função do feedback é justamente atuar na melhoria. Nesse período precisamos muito estar atentos na melhoria de processos e atividades.

Converse com a sua equipe para facilitar os feedbacks de melhoria. Abra uma via de duas mãos e solicite feedbacks de sua atuação como líder.

Para muitos pode parecer obvio essa dica, porém muitas organizações não têm essa cultura estabelecida, ou ainda tem travas no processo.

Faça reuniões one on ones para poder entender a cabeça de cada colaborador com seus insights.

Aqui na Capital Social usamos uma ferramenta para facilitar esses múltiplos feedbacks entre os líderes e as equipes chamada SmartLeader.

5- Faça as conversas difíceis e seja transparente

Conversas difíceis são inevitáveis em momentos de crise.

Resolva problemas rapidamente, pois a equipe não pode ter a sensação de dúvida na condução de negócios e suas dificuldades.

Por outro lado, evitar essas conversas difíceis pode desestabilizar a equipe e criar uma ansiedade desnecessária na equipe.

Seja, antes de mais nada, transparente com as informações. Isso garantirá a maturidade de todos no enfrentamento de um eventual problema mais grave.

6- Crie novos rituais e momentos de socialização

A saída do escritório deixa todo mundo meio perdido e sem momentos de socialização. Aproveite o momento para estabelecer novos rituais sendo que em alguns, você deve privilegiar a interação das pessoas.

Veja um exemplo de novos rituais;

  • Reunião no começo da semana para todo mundo dizer as prioridades e introduzir novos membros;
  • Reunião de encerramento da semana para que todo mundo conte no que trabalhou;
  • Horário diário para conversas informais como se fosse o “cafezinho” do escritório;
  • Almoços coletivos toda terça-feira (ou qualquer outro dia que você quiser).

Veja as Dicas de Equipes Remotas em Vídeo

Sobre o suporte na Contabilidade

Facilitar o dia a dia do Empreendedor é o nosso propósito, por isso estamos atentos ao mundo para entender como todas as mudanças que ocorrem afetam a forma de empreender.

A crise de 2020, vai deixar marcas e principalmente modificar a forma como negócios serão conduzidos no futuro.

Vivemos isso intensamente, pois antes de mais nada somos empreendedores também.

A Capital Social se sente cada vez mais próxima, provocando novos temas e olhares para que você possa conduzir melhor seu negócio. Marque uma reunião com nossos consultores, deixe nos mostrar como podemos ajudar a sua empresa.

Compartilhar
5
Regina Fernandes
Regina Fernandes
Contadora, pós graduada em Pericia Contábil e Marketing com especialização em Gestão de Projetos, Processos e Pessoas. É a responsável técnica da Capital Social Contabilidade e Gestão. Website: www.capitalsocial.cnt.br

Artigos Relacionados

Lucro Real faz sentido
20 de março de 2023

O Lucro Real faz sentido para quem?


Leia mais
gestão financeira empresarial
13 de março de 2023

O que você precisa saber sobre gestão financeira empresarial?


Leia mais
O que devo armazenar para fazer o IR?
6 de março de 2023

O que devo armazenar para fazer o IR?


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital
Entre para nossa lista e receba conteúdos
exclusivos e com prioridade

CAPITAL SOCIAL

  • Nossos Serviços
  • Como Fazemos
  • Avaliação de Clientes
  • Trabalhe na Capital

ÁREA DO CLIENTE

  • Controle de CNDs
  • Portal de Suporte
  • Fluxo de Caixa
  • Conta Azul

CONTEÚDO

  • Blog
  • Materiais Educativos
  • Eventos
  • Política de Privacidade

VAMOS CONVERSAR

  • São Paulo +55 (11) 96615-0404
  • Capital em outros Estados
  • Fale com um Especialista
© Somos Capital Social & CO. Trabalhando com Amor pelo Empreendedorismo.