Já se foi o tempo em que se bastava ter o seu comércio e um único atendimento em um ponto físico. Neste momento para se manter competitivo no varejo é preciso estar em outros canais, complementando e ampliando as oportunidades de venda.
E por falar em outros canais, o e-commerce, para se ter uma ideia movimentou R$ 53,4 Bilhões no Brasil em 2016. E ele veio para ficar! Em um momento de queda nas vendas, esse canal parece vigoroso, ampliando sua participação.
Diante disto, é importante que considere a ampliação dos seus canais de venda, e isso pode ser feito sem necessariamente ter uma Loja Virtual, você pode atuar através dos MarketPlaces.
Quer saber mais? Continue acompanhando este artigo!
Antigamente, para ter participação no comércio eletrônico era necessário montar uma loja virtual e cuidar para que o negócio prosperasse, com toda a preocupação de marketing para ter visitas e conversão de clientes. Agora as coisas evoluíram um pouco mais e existe uma outra opção, o MarketPlace.
MarketPlace é um espaço que reúne diversos vendedores e diversos compradores em um único ambiente de vendas. A plataforma é responsável por toda parte de operacionalizar a transação comercial, sendo papel do vendedor concretizar toda a operação com a emissão de nota fiscal, embalagem e transporte. Por analogia, um MarketPlace seria como se fosse um Shopping Center.
No mercado existem MarketPlaces puros, ou seja que funcionam somente como essa plataforma de intermediação. O exemplo é o Mercado Livre. Existem também com cada vez mais força os mistos, ou seja, Ambientes de Varejistas transformados em MarketPlaces, como vistos nos e-commerces mais famosos do nosso mercado, como Americanas.com, Extra e Walmart.
Os grandes varejistas concentram mais de 70% das vendas online, e veem como estratégico a operação dos MarketPlaces, já que conseguem disponibilizar um maior sortimento de produtos, sem tê-los no estoque e ainda ganham comissão pelas vendas. Já para os comerciantes, é uma forma fácil de estar no e-commerce sem grandes investimentos e poder realmente atingir consumidores, através de vendas efetivas.
Como em qualquer canal de venda, com certeza entrar em um MarketPlace exigirá um trabalho adicional e não serão somente “flores” com as vendas. Ele é mais um canal disponível, que pode fazer muito sentido para algumas empresas. Para saber mais se o MarketPlace é para você, vamos aos prós e contras.
O MarketPlace é um Canal de Vendas com alguns pró e contras que foram mencionados acima. Alguns pontos podem sinalizar ser um canal adequado para sua empresa ter sucesso.
A competição em um MarketPlace é acirrada, principalmente por preço. Sabemos que devemos fugir de guerra de preços então para você ter sucesso o ideal é que tenha um produto com poucos competidores, ou ainda que ele seja único.
Ter uma condição de estoque adequado para os produtos é importante. Se você tiver um grande sortimento sem estoque poderá não ser bom você vender em Marketplace, pois o risco de ruptura é grande. O ideal é que você tenha poucos sku’s (produtos) com possibilidade rápida de renovação do estoque.
Como há uma comissão que se inicia em 15% na maior parte das plataformas, ter um margem adequada no produto é importante.
As plataformas vão te ajudar na intermediação da venda, mas parte importante desta operação é feita pela sua empresa, como emissão fiscal e entrega. Por isso existem algumas exigências que você precisa cumprir para começar operar junto a um MarketPlace.
A maior parte das plataformas exigem que você tenha uma empresa formalizada e com CNPJ. Essa é parte essencial do cadastro e precisa ser cumprida para avançar.
Se você ainda não tem uma empresa, o ideal é abrir antes de iniciar o cadastro.
Os MarketPlaces exigem que os varejistas emitam nota fiscal para todas as vendas realizadas. O modelo de nota fiscal é o eletrônico NF-e. Você deve ter condição de atender à essa exigência para evitar o descadastro.
Para operacionalizar as suas vendas é necessário que você tenha estoques e condições de realizar a entrega ao consumidor. Você deve cuidar muito bem dos processos de entrega, pois será avaliado pelos consumidores e isso será fator de sucesso ou de insucesso nas suas vendas.
Os passos podem variar, mas em geral segue a sequência abaixo:
Os principais MarketPlaces do mercado brasileiro, são:
Como podemos observar no artigo, a opção de MarketPlace é um novo canal de vendas que o varejista deve observar. Ele é uma opção a uma Loja Virtual como forma de participar do comércio eletrônico.
Como qualquer canal de venda, existem prós e contras de se escolher operar neste canal, e que devem ser avaliados. Existem empresas que podem ter mais sucesso, como aquelas que possuem mercadorias de cauda longa e podem se beneficiar do tráfego da plataforma de vendas. Além disso é necessário observar todas as exigências.
E você já participa do comércio eletrônico? Tem uma loja virtual e considera operar com MarketPlace? Divida com a gente seus comentários.