Em momentos de crise, a retração econômica vem acompanhada de mais inflação, aumento do desemprego, queda das margens de lucro e resultados péssimos nas vendas não é mesmo?
Não é preciso falar que esses efeitos todos sentem e observam, mas tem uma coisa que poucas pessoas percebem, e quem percebe consegue uma vantagem significativa, é que a queda das vendas não é resultado da falta de compra dos consumidores, e sim da mudança das necessidades deste público, que na crise compram de forma diferente.
Ignorar isso e não satisfazer as necessidades do público pode prejudicar a sua empresa, saiba como reverter essa situação, através de uma nova segmentação dos clientes.
Os economistas tentam há mais de um século entender o comportamento do consumidor, com suas teorias que cada vez mais se aproximam da psicologia. Ainda falta muito para compreender, mas o que já se sabe pode ajudar na estratégia das empresas.
Se as pessoas tivessem muito dinheiro disponível para o consumo, elas comprariam uma infinidade de bens que lhes fossem úteis, não é mesmo? Como o dinheiro é limitado, os consumidores possuem o que se chama de “restrição orçamentária” que é a situação de ter que escolher o que comprar dentro do seu limite de recursos e das suas preferências.
Em momento de crise, a preocupação do desemprego e a precaução fazem com que as pessoas gastem de forma diferente, tentando proteger o seu consumo adquirindo produtos considerados mais essenciais ou que substituem aqueles que elas compravam anteriormente de forma menos custosa.
Então quer dizer que com a crise, os consumidores que não compra mais de mim continuam consumindo?
Sim, muito provavelmente eles estão comprando um produto com menos benefícios que o seu, mas que atendem as necessidades pessoais e são mais baratos ou eles estão adquirindo um bem substituto para satisfazer suas preferências.
Quando eu era estudante de econômica, me lembro da aula de história econômica e de como a crise do Chá nos EUA, beneficiou a exportação de café no Brasil, muitas vezes trocamos o produto mais satisfazemos as mesmas necessidades.
Mas voltemos a pergunta principal, o que fazer nesta situação onde os consumidores reduziram as compras na minha empresa?
A primeira coisa a se fazer é descobrir o que o consumidor faz com os seus produtos e serviços e quais outras utilizações eles podem se aplicar. Peter Drucker já dizia, “o cliente raramente compra o que a empresa acha que está vendendo”. Nossa intenção vai ser descobrir justamente o que seu produto entrega e para quem.
Como os consumidores alteraram as suas preferências de consumo devido a restrição orçamentária é hora de encontrar qual novo segmento de consumidores se adequa ao seu produto.
Como você já analisou o que o seu produto entrega e aonde ele pode ser aplicado, é hora de decidir em qual segmento deve-se continuar a investir e quais você deve abandonar.
É claro, possivelmente para se atingir um novo segmento é necessário mudar a proposta de valor do que você entrega.
Refaça o planejamento estratégico da empresa tendo em mente quais métricas e ações para o consumidor antigo não são mais necessárias, e por outro lado o que é necessário para atingir de forma certeira os novos segmentos e para que eles se tornem rentáveis.
Na crise existe uma tendência de reduzir os gastos com recursos humanos, marketing e P&D, porém esses gastos podem ser essenciais para atingir o novo público, se atente a isso e não deixe de gastar nessas áreas caso seja importante.
Os seus novos consumidores possuem necessidades diferentes daquelas que sua empresa atingia antes revisar a segmentação da clientela, e para atingir esse novo público será necessário inovar e criar diferenciação suficiente para aumentar a rentabilidade de cada novo segmento de clientes.
Reveja o seu modelo de negócio e reinvente a proposta de valor para esses novos segmentos.
Antes da crise, as lojas de alimentos orgânicos estavam em alta, principalmente com o aumento de renda dos últimos anos. Tradicionalmente esses produtos possuem um preço mais alto do que o similar não orgânico, e com isso existe grande sensibilidade quando há alterações na renda do consumidor.
A empresa X (não pudemos divulgar seu nome neste case) que foi constituída durante o período de crescimento nas vendas de produtos orgânicos e possui duas filiais, teve sua primeira queda nas vendas.
O seu público era composto pelos moradores locais do bairro onde ela se situa e que possuíam uma boa renda.
Não é preciso dizer que a crise mexeu com a renda destes moradores, que continuam consumindo alimentos, hortaliças e verduras, mas só que agora não mais orgânicos, com a intenção de reduzir seus gastos com alimentação.
Atenta a essa mudança, a Empresa X analisou, identificou essa situação e reviu o seu segmento de clientes.
Com a revisão ela passou a preparar pratos prontos com os produtos orgânicos e mirou em dois novos segmentos: a de trabalhadores das áreas próximas a empresa que precisavam reduzir os gastos com alimentação fora de casa, mas que queriam continuar a comer bons alimentos, e a de pessoas com preocupação com o corpo, segmento que não estava disposto a reduzir os seus gastos com produtos saudáveis.
Com esse planejamento, a introdução de novos produtos e atacando as empresas e as academias da região a Empresa X não só reverteu a queda nas vendas, como espera crescer 17% esse ano com a nova linha de produtos e segmento de clientes.
É claro, teve que elevar os seus gastos com pessoal, com marketing, e com a montagem da cozinha para elaborar os produtos, é por isso que sempre lembro de tomarem cuidado com as despesas que devem ser reduzidas.
Espero que tenham gostado do artigo, existem uma série de oportunidades em uma crise e muitas vezes a preocupação com a redução das vendas e com a redução da margem não nos deixam enxergar essas oportunidades, isso é normal.
Com a revisão do plano estratégico e com a resegmentação, sua empresa pode superar os problemas.
É importante para esses momentos ter muito bem organizada a área financeira com o fluxo de caixa e controle orçamentário, isso facilita consideravelmente a tomada de decisões, ter um contador parceiros nessas horas pode ser essencial.