Nestes tempos em que a competição entre empresas é acirrada e que o mercado não vai tão bem, tem algo que faz algumas empresas se sobressaírem: A satisfação de clientes.
Nunca este tema ficou tão em evidência como sendo essencial para o desenvolvimento do negócios.
Mas você, como tem tratado este tema? Tem dado atenção aos seus clientes?
Se você ainda não iniciou essa jornada de melhorar produtos e serviços para garantir a satisfação de clientes, nos acompanhe neste texto.
Os tempos mudaram e não há como negar!
O processo de compra e a forma com as pessoas adquirem produtos e serviços mudou.
Antes de ir à compra e adquirir um produto, o consumidor pesquisa para saber ele vai atender a sua necessidade. Nesta facilidade de busca através do Google, ele encontra produtos de concorrentes, encontra produtos que atendem a necessidade de forma diferente, e somente compra com essa certeza de solução do seu problema.
A disponibilidade e variedade de soluções no mercado também mudou.
Antigamente você tinha poucos produtos que atendiam uma necessidade, e normalmente fábricados ou disponibilizados por uma ou poucas empresas. Agora temos uma variedade de soluções, de grandes e pequenas empresas, vendidos no mercado local ou em locais mais distantes.
Nesse contexto, o consumidor não fica limitado a um produto ou região geográfica. Desta forma ou a sua empresa satisfaz o consumidor, ou o resultado é o fracasso ou dificuldades econômicas.
É claro, estou falando de produtos e serviços, mas a satisfação de um cliente não se limita a isso. O cliente quer uma boa experiência de compra e de pós venda. Problemas podem existir, e se houver ele quer uma solução adequada. Ele também entende que há limitações, mas quer um tratamento digno da empresa.
Tenha certeza que clientes satisfeitos vão retornar a sua empresa, agora já os insatisfeitos….
Uma das principais dificuldades de se avaliar a satisfação de um cliente era como medir ela. Afinal, é necessário entender em qual ponto de insatisfação, então, ou a pesquisa era longa e desestimulava o seu preenchimento ou não era possível avaliar corretamente.
Com este problema, foi então que Fred Reichheld e a Bain & Company fizeram um projeto para entender qual seria a melhor abordagem. O objetivo era descobrir uma abordagem única que servisse para medir o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores para qualquer tipo de empresa.
Em 2003 eles escreveram um artigo na Harvard Business Review demonstrando a utilização do Net Promoter Score.
Nesta metodologia, a única pergunta que deve ser feita é “Em uma escala de 0 a 10, o quão você indicaria a Empresa X para seus amigos ou familiares?”. Em seguida é solicitado em uma pergunta aberta e qualitativa perguntando sobre o motivo de ter recebido aquela nota. Com os resultados é calculado um indicador que pode ser analisado e acompanhado ao longo do tempo.
Os grandes benefícios desta metodologia são a simplicidade, a flexibilidade adequada para o seu negócio e a comparabilidade, com outras empresas e com o mercado de atuação.
Após coletar a nota de recomendação a sua empresa, produto ou serviço é hora de calcular o indicador de NPS. As notas são dividas em três categorias:
Separados estes grupos chegou a hora de calcular o NPS. A fórmula é: (Clientes Promotes – Clientes Detratores) / Número total de respostas.
Como exemplo, imaginemos que 200 pessoas tenham respondido a sua pesquisa. Separando os grupos tivemos 80 Promotores, 100 Neutros e 20 Clientes Detratores, então pelo calculo NPS = (80-20)/200 = 30%.
Vamos agora a um passo a passo para implementar o NPS em sua empresa, seguem os passos.
Uma dúvida frequente é como capturar as informações para pesquisa e como estruturar a análise.
Bem, primeiro você precisa entender a melhor forma de disparar a pesquisa. Pode ser de forma física com um formulário ou botão ao final de uma compra. Já vi um desses, por exemplo, nas Lojas Renner.
Se não for possível pode se fazer a pesquisa por via de e-mail, link no seu site ou o que tem se tornado frequente nos aplicativos.
Não indico o telefone, pois ele costuma não ser uma ferramenta onde o cliente se sinta a vontade para responder. Mas se sua empresa depende do telefone, pode ser uma boa ideia.
Existem algumas ferramentas que posso indicar para fazer essa pesquisa.
Como vocês viram com existem diversas opções. O importante é fazer a pesquisa, então com o Google Forms e um bom e-mail já da para fazer.
Um indicador não pode ter um fim nele mesmo, senão não serve para nada. Mas surge a grande questão: o que fazer.
Você deve equilibrar as ações e não somente focar em um grupo como por exemplo os detratores. Vamos ver algumas estratégias.
O seu objetivo com os detratores e com os neutros é que eles evoluam para uma situação de satisfação.
Para isso deve ser feito o que chamam de fechamento de loop. Deve-se entender o que ocasionou aquele retorno ou a reclamação e resolver. Se simplesmente o caso foi grave e a solução por si só não surpreender o cliente, ofereça um mimo.
Feito isso acompanhe as próximas pesquisas.
Os promotores devem ser vistos como estratégicos para a sua empresa. Afinal eles já indicaram que recomendaria a sua empresa, produto ou serviço.
Você deve pensar em como engajá-los para que você possa ter um retorno desta satisfação em torno de lealdade de marca.
A satisfação dos clientes é uma rotina sem fim e com certeza você precisará da ajuda da equipe e da mudança da cultura para o tema.
Divida com a equipe os resultados do NPS e discuta formas de melhorar a satisfação. Os funcionários possuem grande responsabilidade neste tema.
Mantenha sua equipe sempre capacitada para o atendimento e recompense o esforço adicional. Isso poderá fazer toda a diferença.
Como vimos, é urgente cuidar dos clientes e para isso há metodologias muito simples a serem adotadas para conhecer e melhorar seu atendimento. Fazendo isso, você conseguirá reter e melhorar o desempenho do seu negócio.
Uma dessas metodologias é o Net Promoter Score, que é simples, fácil e rápido de implementar. Além do mais é possível fazer comparações com outras empresas e com o mercado. Nós da Capital Social por exemplo utilizamos a ferramenta. Desta forma conseguimos evoluir com o atendimento aos nossos clientes em suas obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas.
E você já começou a melhorar o atendimento aos clientes? Divida a sua experiência nos comentários.