A rotina operacional de um negócio, qualquer que seja o seu tamanho, exige de seus administradores tempo e conhecimento suficientes para saber lidar com os desafios apresentados no dia a dia. Controle de fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, registro dos livros e documentos obrigatórios, relacionamento com o cliente, planejamento fiscal, dentre outras atividades complexas, estão sempre na pauta do dia e merecem um cuidado especial para que tudo corra bem.
Em meio a tantas responsabilidades, muitas vezes os administradores se veem em uma situação delicada enquanto gerenciam as atividades pertinentes ao seu negócio, chegando ao ponto de se questionarem: eu realmente preciso de um contador para a minha empresa?
Ainda que a resposta a essa pergunta pareça bem simples, destacamos nesse post algumas atividades que podem — e devem — ser desenvolvidas por um contador, além de pontos importantes que devem ser levados em conta no momento de contratar esse serviço para a sua empresa.
No post de hoje você vai entender um pouco mais sobre as atribuições, as atividades indispensáveis ao cargo e como um profissional de contabilidade pode auxiliar no gerenciamento de seu negócio:
O contador é um profissional que obteve um diploma de ensino superior no curso de Ciências Contábeis, foi aprovado no exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade — CRC e encontra-se legalmente autorizado a exercer a profissão no Brasil.
Um ponto importante a ser observado no momento da contratação do serviço de contabilidade é o histórico da empresa prestadora e de seus profissionais, sua experiência e know how no mercado. Vale lembrar que, principalmente para as pequenas e médias empresas, optar pela prestação de serviços de contabilidade pode ser mais viável do que manter um contador particular e com carteira assinada.
O contador é indispensável para a realização de algumas tarefas próprias da administração da empresa, como controle de livros fiscais, realização de auditorias internas, controle dos impostos a serem recolhidos, fluxo de caixa, dentre outros.
Uma alternativa muito utilizada pelas empresas é a contratação de escritórios de contabilidade para desenvolver esse tipo de trabalho. Por possuírem uma vasta carteira de clientes, esses escritórios possuem uma experiência significativa na prestação de serviços de contabilidade e costumam buscar no mercado os melhores profissionais para fazerem parte de seu time. Além disso, cuidam de promover treinamentos e eventos de capacitação para seus funcionários, o que reforça ainda mais a busca pela excelência do serviço prestado.
A grande vantagem de contratar escritórios de contabilidade é a tranquilidade de poder contar com bons profissionais, além de ser possível programar com o escritório a melhor forma para o desenvolvimento dos trabalhos, inclusive trazendo os profissionais para dentro da empresa, a fim de familiarizá-los com a estrutura do negócio, seus processos internos, e possibilitar um contato mais próximo com as questões do dia a dia da empresa e que demandam a presença de um contador.
Em linhas gerais, o contador é o profissional responsável por toda a vida financeira e patrimonial de uma empresa. A partir da análise de seus ativos, controle do seu fluxo de caixa e identificação de seus ativos, o contador registra as operações comerciais e financeiras realizadas pela empresa em um determinado período, a fim de gerar relatórios que auxiliam na gestão do negócio e mantêm a empresa em conformidade com as exigências da administração pública.
Em outras palavras, é impossível dar início a um processo de tomada de decisões sem que haja o apoio dos documentos e relatórios elaborados pelo contador, que reflitam o status financeiro e patrimonial da empresa.
A contratação de um serviço de contabilidade pode transformar a rotina de uma empresa em algo muito mais simples e descomplicado. Dividir o fardo administrativo com um contador deixa o administrador livre para cuidar de questões que exigem sua dedicação e atenção. Veja algumas tarefas que pode ser descomplicadas quando se pode contar com um contador:
A parte mais burocrática da contabilidade é algo que todo contador sabe fazer de olhos fechados. Se a empresa não possui um controle efetivo dos seus livros e documentos fiscais, a chance de se indispor com a administração pública em eventuais fiscalizações é muito grande. A contratação de escritório de contabilidade elimina o problema e organiza a vida fiscal e contábil da empresa.
A partir do controle das finanças, dívidas e ativos da empresa, é possível gerar relatórios gerenciais que servem como uma fotografia do atual cenário do negócio, além de possibilitar a análise de seu desempenho em curto, médio e longo prazo. Delegar essa atividade ao contador torna essa análise muito mais precisa.
Um bom contador, além de estar alinhado com as melhores práticas contábeis, domina a legislação tributária e conhece as melhores estratégias para realizar um planejamento tributário eficiente, visando a economia e desoneração de impostos para o negócio. Se o negócio está arcando com uma carga tributária maior do que deveria, então está na hora de repensar suas estratégias e colocar o planejamento nas mãos de uma empresa prestadora de serviços de contabilidade.
A adequação às normas e regulamentos exigidos pelo Fisco é um ponto crítico para as empresas que buscam estar com suas obrigações em dia e evitar dispêndios desnecessários com multas e autuações. A atividade de Compliance diz respeito a tudo aquilo que a empresa precisa fazer para estar de acordo com o que lhe é exigido, como o porte de alvarás e licenças de funcionamento, adoção de regimes especiais de tributação, cumprimento das obrigações trabalhistas, bem como recolhimento devido dos tributos. Um bom contador exerce o controle rígido dessas obrigações e evita que a empresa seja onerada desnecessariamente pela falta de cumprimento desses requisitos.
Como todo negócio é composto por uma teia complexa de atividades e procedimentos, contar com uma empresa que presta seus serviços contábeis com excelência e conta com profissionais capacitados e qualificados para comandar a contabilidade é indispensável para o sucesso da empresa.
Você é dono do seu próprio negócio, administra uma empresa ou pensa em estruturar melhor suas atividades gerenciais? Tem alguma dúvida sobre a contratação de um escritório de contabilidade para o seu negócio? Entre em contato conosco que iremos ajudar!
2 Comments
boa noite eu abri uma loja de roupas, não tenho funcionário, qual tipo de tarefa eu precisaria de um administrador ?
Olá Alan, tudo bem?
Publicamos recentemente um texto que poderá te ajudar: “Rotinas e obrigações de uma empresa: O que você precisa saber para não se perder e fazer seu negócio dar certo”. Veja o link abaixo.
https://capitalsocial.cnt.br/rotinas-obrigacoes-de-uma-empresa/