Todo final de ano é momento para refletir e propor resoluções e metas para melhorar a empresa no ano seguinte.
Independente de como foi o seu 2018, se o desejo é que em 2019 a empresa tenha uma guinada, você deve dar uma atenção especial para os setores financeiro, contábil e fiscal.
Por isso, listamos aqui algumas resoluções que você pode adotar para cuidar melhor dessas áreas. Elas estão baseadas na nossa experiência e nos métodos que temos adotado com os nossos clientes (e convenhamos, estão dando certo!).
Então sem mais delongas, agora é hora de agir! Vamos lá!?
Se você ainda não sabe a melhor estrutura de impostos para a sua empresa, é preciso correr.
Em Janeiro ainda dá para fazer a escolha de enquadramento tributário entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
Para quem é ou pretende ser do Simples Nacional, em 2018 houve uma série de mudanças, como a mudança nas tabelas de alíquotas e formas de cálculo. Vale a pena saber mais, veja em: Sua Empresa está preparada para as Mudanças do Simples Nacional?.
Apesar de tudo, vale ressaltar que um bom planejamento tributário vai além de só escolher o enquadramento. Existem outras ações e atitudes que podem significar uma boa economia. Escrevemos um artigo bem completo sobre o tema que vale a pena ler: Planejamento tributário: como fazer o da sua empresa .
Se você tem alguma dúvida sobre a importância de cuidar dos impostos, saiba que os tributos podem representar cerca de 1/3 de todas as suas receitas. Minimizar a sua incidência ou mudar a forma de apuração e o pagamento podem melhorar a competitividade de sua empresa.
Listamos este item no texto que falamos sobre competitividade nas empresas, 5 fatores internos que podem elevar a competitividade de sua empresa!.
A maior parte das obrigações são eletrônicas, isso dá subsídio para o Governo apontar e indicar pendências de uma forma muito rápida.
Em 2019 não deve ser diferente, e com a mudança constante nas obrigações é importante ficar atento para não ser pego de surpresa.
Uma forma de fazer isso é controlar as Certidões Negativas de Débitos. Aqui na Capital Social Contabilidade fazemos de todos os clientes, e tão logo analisamos, já resolvemos.
Muitas vezes, os apontamentos surgem, por exemplo, por ter pago a guia com informação divergente. Imagine você ter problemas só por não ter sido identificado o pagamento de uma Guia. Por isso é importante esse controle, mesmo que você tenha certeza que está tudo ok.
Cuidar das CNDs tem outros benefícios além de manter sua empresa em dia com o fisco, como a possibilidade de participar de licitações, obter financiamento em Bancos Públicos e melhorar sua classificação de risco com Bancos e Fornecedores.
No nosso post CND: Como não deixar sua (ir)regularidade fiscal prejudicar os negócios explicamos mais detalhadamente sobre esse assunto.
E falando nisso, nós também temos um projeto gratuito chamado CND Regular, nele nós levantamos as principais CNDs da sua empresa para você. Quer saber mais? Acesse www.cndregular.com.br e veja como funciona!
A cada dia que passa, emitir um documento fiscal correto tem se tornado mais difícil e complexo, seja ele uma NFe, CTe ou NFSe. Isso é ainda mais difícil nas empresas que fazem negócios com outros Estados e possuem mais de um produto ou serviço.
A complexidade é tamanha que ou você tem alguém na equipe dedicado para acompanhar todas as alterações na legislação ou aguarda pela validação de todos os dados pelo escritório de contabilidade.
Isso acaba aumentando o custo de transação, ou seja, aquele custo inerente ao realizar qualquer venda e reduz a velocidade no atendimento do cliente.
Aqui na Capital Social Contabilidade além de ter toda a equipe de suporte, oferecemos aos nossos clientes um facilitador na internet. Isso permite rapidamente encontrar os impostos de determinado produto, simular a Substituição Tributária por produto e ainda encontrar as retenções devidas por Nota Fiscal de Serviço.
Isso tudo agiliza a operação de sua empresa e permite você atender o seu cliente muito mais rápido.
Em 2019 a nossa expectativa é que o Leão esteja mais ativo. Com as obrigações do SPED, enviamos muitas vezes informações da empresa para cumprir as obrigações acessórias e a partir delas que o Governo verifica sua regularidade.
Com existem muitas obrigações, uma mesma informação é enviada em diferentes arquivos. Um exemplo disso, no SPED Fiscal ICMS e IPI tem informações das Notas Fiscais, que estão no SPED Contribuições e que tem as obrigações verificadas na DCTF. E assim por diante!
Quando as informações são validadas através do programa da obrigação, ele somente analisa se o arquivo está apto ou não para envio. Ele não aponta inconsistências de negócio.
Por isso, nós temos adotado a auditoria e cruzamento de obrigações para reduzir os riscos fiscais dos nossos clientes.
Vale a pena investir nesta atividade em 2019, para reduzir em muito a ocorrência de divergências fiscais.
Com a toda a velocidade que o mundo tem exigido do empresário, algo que pode facilitar os nossos objetivos, de empresário e contador, é a troca de informações mais ágil.
Isso tudo pode ser resolvido integrando os documentos com o Contador. No passado o empresário tinha que reunir todos os documentos, chamar um portador e pedir para entregar.
Hoje, você já pode acessar sistemas de compartilhamento de informações. Assim, quando você salva um documento, o seu contador já tem acesso e vice-versa.
Aqui na Capital Social para facilitar a adoção da integração optamos por utilizar os armazenamentos mais comuns do mercado (Google Drive, One Drive e Drop Box).
Esses sistemas de armazenamento permitem instalação no computador e funcionam como uma pasta da sua rede. Assim quando você ao salvar um documento, automaticamente o contador terá acesso aquele arquivo. Do lado inverso, tudo que ele gera de guias de impostos e relatórios da sua empresa estarão nestas pastas.
Sem contar que, uma vez armazenados nas nuvens, esses documentos podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, inclusive seu smartphone.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse nosso webinar: A importância dos documentos para a contabilidade e como as nuvens pode ajudar o empreendedor .
É fato que muitos empresários passam por uma das seguintes situações: ou não possuem um controle financeiro ou ele não está adequado para suportar as análises necessárias para ajudar o empreendedor tomar as melhores decisões.
Dizemos aqui na Capital Social que a gestão financeira tem três etapas:
E elas são gradativas de acordo com a maturidade da empresa com relação a gestão financeira.
Portanto, o controle financeiro é o primeiro passo para que realmente você possa adotar uma Gestão do seu Fluxo de Caixa e depois possa fazer um Planejamento de Longo Prazo.
Aqui na Capital Social nós recomendamos fortemente o Conta Azul, que é a plataforma que utilizamos para controle gerencial, fiscal e financeiro: clique aqui para mais detalhes.
2019 deve servir para que você organize sua gestão financeira, após ter alguma organização é possível analisar e tomar ações que melhorem a performance dos seus negócios.
Se você tem dúvidas de como anda sua gestão financeira avalie no nosso Quiz de Avaliação da Gestão Financeira . Agora se você já possui um controle acesse o nosso artigo: Fluxo de Caixa: 9 dicas para torna-lo mais eficaz (aposto que você não conhecia a 8ª dica!)
2018 foi um ano difícil, não é mesmo? Esperamos ter ajudado você com as informações que publicamos.
Para 2019, ter um planejamento das resoluções, processos e métodos é essencial para terminar o ano com todas as metas cumpridas.
Nesse ano esperamos estar ainda mais próximos de vocês e dos nossos clientes, para ajudar ainda mais, oferecendo o apoio que acreditamos ser o papel moderno do contador.
E você vai adotar alguma das metas acima? Me conte e vamos caminhar juntos em 2019! 😉