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7 medidas práticas para a entrada de investidor ou a venda da empresa (siga e não irá se arrepender!)

A decisão da entrada de um investidor ou da venda total da empresa pode ser complicada.

Mas depois de tomada a decisão é preciso cuidar do processo e, principalmente, estar preparado para fazer uma ótima negociação.

Se engana o empreendedor que acha ser um bom negócio vender a empresa em momentos de dificuldade.

Pelo contrário, é preciso adotar uma série de medidas para que ela seja atrativa, tenha bons resultados e esteja regular com as obrigações para que possa ser rapidamente negociada a um preço justo.

Conheça algumas dicas para estar preparado para a negociação.

Defina um time de profissionais para a transição

Durante a venda e negociação com investidores, você precisará do suporte de profissionais de confiança.

Defina quais serão estes profissionais e já os tenha eles dentro do projeto.

Uma equipe mínima é composta de um consultor ou uma empresa de consultoria, um advogado e um contador.

Além de apoiar o processo da venda, esses profissionais devem ter a disponibilidade para acompanhar toda a transição do negócio.

Essa transição pode ser rápida ou durar anos conforme a complexidade do negócio e de acordo com o negócio estabelecido com o investidor.

Recomendamos para você:  [Quiz] Avalie a Gestão Financeira de sua empresa

Produza bons resultados na empresa

Não é bom vender a empresa que esteja em uma situação ruim.

Se é o seu caso, repense e cuide do negócio para uma venda futura. Isso pois você pode perder dinheiro na operação.

Você deve demonstrar todo o potencial da empresa para o investidor, se empenhe para que a empresa produza bons resultados.

É necessário se aplicar neste período à gestão da empresa e profissionalizar algumas áreas.

Desta forma será possível elevar o valor da empresa. Afinal uma empresa que não vai tão bem, pode não ser um bom negócio.

Revise o diferencial de sua empresa

Seguindo a linha da dica anterior, é preciso ser visto como um bom negócio.

Para isso revise o seu produto para que ele tenha um diferencial valioso.

Se o serviço ou produto é uma commoditie revise o seu modelo de negócio para ter algo realmente exclusivo.

Isso é possível em qualquer mercado!

Eu fico impressionado, por exemplo, com a Nespresso que conseguir fazer o quilo do café ser vendido a R$ 500,00 para o consumidor final.

Para isso foi necessário somente revisar o modelo de negócio.

Identifique e resolva riscos do negócio

Os riscos do negócio também vão te atrapalhar.

Alguns deles são matadores de negociações. O principal é a dependência de algum fator para o sucesso da empresa.

Pode ser a dependência a único fornecedor, ou o pior, dos sócios, ou seja, se a empresa precisa dele para funcionar.

Recomendamos para você:  Como se manter regularizado como profissional autônomo ou profissional liberal

Um outro fator é a dependência de um cliente no faturamento. Se sua receita não for pulverizada o risco de um cliente sair afetar o negócio é grandes.

Identifique e resolva essas questões antes de iniciar qualquer contato com o investidor.

Negócios com clientes pulverizados, receitas recorrentes e barreira de saída, como a dificuldade de troca de sua empresa por outro fornecedor, ganham pontos importantes.

Verifique o seu NPS com os clientes

Um bom indicador de fidelidade dos seus clientes aos produtos é o Net Promoter Score (NPS).

O consumo atual é feito em um ambiente de informação quase perfeita. Olhar para uma base satisfeita não é indicativo que o cliente volte a comprar.

A melhor forma então de entender a qualidade dos produtos e serviços e, principalmente, o potencial de sua base de clientes é perguntando se eles recomendariam a sua empresa.

Aplique o indicador e entenda quais medidas você pode adotar para melhora-lo.

Conheça mais sobre o que é o net promoter score e como calcular neste link.

Simule cenários de valor da empresa

É importante que você avalie o valor da sua empresa.

O cálculo de Valuation depende da capacidade futura de geração de caixa do negócio. Faça simulações de cenários e entenda qual é a sua relação com o cenário base.

Isso te ajudará a entender sensibilidade da empresa aos fatores simulados e reforçar o seu conhecimento durante a negociação.

Deixe confiável seus demonstrativos contábeis

Cuidando de todos os pontos acima, é hora de apresentar a qualidade na regularidade contábil e fiscal de sua empresa para a entrada de um investidor.

Recomendamos para você:  Entenda a importância de conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa

Tenha pelo menos 2 anos com ótimas informações contábeis e obrigações fiscais impecáveis.

Isso demonstrará a credibilidade da empresa e transmitirá a confiança de que não há nenhum passivo não reconhecido.

Cuidar da área trabalhista também é importante, dependendo do negócio há risco de processos pelos trabalhadores.

Garantir a regularidade nas questões trabalhistas será um componente da negociação durante a avaliação da compra.

E você pretende vender a empresa e está cuidando das situações acima? Tem alguma dica adicional? Divida com a gente nos comentários. 

Written by

Leandro Oliveira é contabilista e economista formado pela PUCSP. Especialista em Finanças e Projetos Six Sigma, possui mais de 17 anos de experiência nas áreas de Finanças e Contabilidade.

  • Pedro

    Ola, se minha empresa esta no simples nacional, e outra empresa que tem lucro real, compra a minha empresa, nos (agora socios, digamos que a compra foi em 15% do capital total) vamos ter que começar a pagar lucro real tambem?

  • Olá Pedro, boa tarde

    As empresas, mesmo dentro de um grupo econômico, podem escolher enquadramentos tributários diferentes.

    O único fato que você deve se atentar é nos fatores de exclusão do Simples Nacional, nesse caso em particular a vedação de ter um sócio Pessoa Jurídica.

    No caso de descreveu sua empresa deixaria de ser do Simples Nacional tendo como opções o Lucro Real ou o Lucro Presumido.