O currículo é a apresentação do perfil profissional de uma pessoa, logo, a elaboração de um documento que destaque as qualidades de um candidato é o primeiro passo para uma possível contratação.
Na hora de avaliar esse perfil profissional é necessário que o recrutador observe alguns critérios, pois, são eles que definirão se tem em mão um bom currículo ou não.
Ao realizar um processo de contratação é necessário definir um perfil para a vaga que está em aberto. Ao estipular esse foco inicial, torna-se mais fácil a triagem do currículo, pois, selecionará apenas aqueles profissionais que se enquadram nos requisitos desejados.
Definir esses critérios torna mais ágil a seleção de candidatos e assegura nas próximas etapas aquelas pessoas que mais se aproximam do perfil desejado.
Além de estabelecer critérios específicos para a vaga disponibilizada, é preciso analisar bem os currículos que são encaminhados para a empresa.
Por se tratar da apresentação de um funcionário, esses documentos devem chamar a atenção do recrutador, mas são alguns detalhes simples que definem um bom currículo.
Abaixo listamos algumas regras que podem auxiliar na contratação de um novo funcionário. Confira!
O prazo para contratar um novo funcionário geralmente é curto, o que leva o recrutador a ter pouco tempo para analisar os currículos que recebe e selecioná-los para as próximas etapas de um processo de contratação — como entrevistas e dinâmicas de grupo.
É necessário agilidade, e um currículo que apresente informações diretas e de maneira reduzida tende a ser mais atraente para quem seleciona os candidatos.
Um bom currículo tende a ser bem organizado. Isso implica na clareza das informações, coerência nas informações disponibilizadas e, claro, bem escrito e sem erros de português.
Ao contratar um profissional espera-se que ele crie vínculos com a empresa e esteja disposto a seguir carreira no novo emprego. Porém, caso o currículo demonstre que o candidato ficou pouco tempo nos empregos anteriores cria a impressão de que ele poderá deixar o cargo a qualquer momento.
Que tal observar se os últimos empregos de um candidato estão de acordo com a sua formação acadêmica? Essa informação mostra se a pessoa pretende seguir carreira e, em caso positivo, está disposta a executar as suas funções da melhor maneira.
Na hora da contratação observe se o currículo apresenta ordem cronológica das experiências profissionais do candidato. Com isso é possível determinar o histórico profissional e a evolução da pessoa no mercado de trabalho.
Um bom currículo apresenta uma síntese dos trabalhos feitos pelo candidato. Esse resumo não só mostra as competências profissionais, como também o perfil de quem concorre à vaga.
Executar tarefas que extrapolam as obrigações básicas de um cargo é sinal de pró-atividade. Além disso, é uma boa oportunidade para ver se a pessoa consegue comunicar e expor as suas qualidades de maneira clara e objetiva.
Quais os critérios que você utiliza na hora de selecionar um bom currículo? Como acontece o sistema de contratação na sua empresa? Compartilhe nos comentários a sua experiência!